Trilho matemático digital com o MathCityMap: um estudo no 6.º ano de escolaridade no domínio da Geometria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2541 |
Resumo: | Este relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira focada nos contextos educativos, onde seriam realizadas as intervenções didáticas, relatando acontecimentos importantes no decorrer deste percurso; a segunda parte, apresenta-se um estudo que seria realizado numa turma do 2º CEB na área disciplinar de Matemática; e na terceira parte, é retratada uma reflexão global sobre as experiências vividas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O estudo referido anteriormente, seria realizado numa turma do 6º ano de escolaridade, com 18 alunos, no âmbito da disciplina de Matemática. Pretendia-se compreender o modo como alunos do 6º ano de escolaridade mobilizam conhecimentos de Geometria na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap. Neste sentido, foram formuladas duas questões orientadoras: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de tarefas da Geometria num trilho matemático com a aplicação MathCityMap?; e (2) Que atitudes evidenciam os alunos na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap? Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, designado estudo de caso. Tendo em conta a situação pandémica imposta pela COVID- 19, não foi possível realizar a recolha de dados, apesar de todos os procedimentos terem sido planeados. A recolha de dados envolveria toda a turma, mas seria focada em dois grupos de alunos. Os dados seriam recolhidos através de questionários, entrevistas, documentos, observações e registos audiovisuais. Estes métodos de recolha de dados, iriam permitir que o investigador analisasse de forma mais detalhada os aspetos relacionados com o desempenho e as atitudes dos alunos. De um modo geral, tendo em conta que não foi possível implementar este estudo, procurou-se discutir expectativas com base no trabalho que foi planeado, tendo como referência a literatura destacada neste relatório. |
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Trilho matemático digital com o MathCityMap: um estudo no 6.º ano de escolaridade no domínio da GeometriaGeometriaTrilho matemáticoRecursos digitaisDesempenhoAtitudesGeometryMath trailDigital resourcesPerformanceAttitudesEste relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, no curso de Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. O relatório encontra-se dividido em três partes: a primeira focada nos contextos educativos, onde seriam realizadas as intervenções didáticas, relatando acontecimentos importantes no decorrer deste percurso; a segunda parte, apresenta-se um estudo que seria realizado numa turma do 2º CEB na área disciplinar de Matemática; e na terceira parte, é retratada uma reflexão global sobre as experiências vividas na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. O estudo referido anteriormente, seria realizado numa turma do 6º ano de escolaridade, com 18 alunos, no âmbito da disciplina de Matemática. Pretendia-se compreender o modo como alunos do 6º ano de escolaridade mobilizam conhecimentos de Geometria na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap. Neste sentido, foram formuladas duas questões orientadoras: (1) Como se caracteriza o desempenho dos alunos na resolução de tarefas da Geometria num trilho matemático com a aplicação MathCityMap?; e (2) Que atitudes evidenciam os alunos na realização de um trilho matemático com a aplicação MathCityMap? Optou-se por uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, designado estudo de caso. Tendo em conta a situação pandémica imposta pela COVID- 19, não foi possível realizar a recolha de dados, apesar de todos os procedimentos terem sido planeados. A recolha de dados envolveria toda a turma, mas seria focada em dois grupos de alunos. Os dados seriam recolhidos através de questionários, entrevistas, documentos, observações e registos audiovisuais. Estes métodos de recolha de dados, iriam permitir que o investigador analisasse de forma mais detalhada os aspetos relacionados com o desempenho e as atitudes dos alunos. De um modo geral, tendo em conta que não foi possível implementar este estudo, procurou-se discutir expectativas com base no trabalho que foi planeado, tendo como referência a literatura destacada neste relatório.This report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular unit, in the Masters course in Teaching at the 1st cycle and in Mathematics and Natural Sciences at the 2nd cycle. The report is divided into three parts: the first focused on the educational contexts, where the didactical interventions would be carried out, reporting important events along this path; the second part presents a study that would be carried out in a class from the 2nd cycle in the subject area of Mathematics; and the third part, portrays a global reflection on the experiences in the curricular unit of Supervised Teaching Practice. The above mentioned study, would be carried out in a 6th grade class ling, with 18 students, within the scope of the subject of Mathematics. It was intended to understand the way 6th grade students apply Geometry knowledge in a math trial vising the application MathCityMap. In this sense, two guiding questions were formulated:(1) How is the performance of students characterized when solving Geometry on a math trail using MathCityMap?; and (2) What attitudes do the students show when carrying out a math trail using MathCityMap? We chose a qualitative research methodology, focusing on a case study. Taking into account the pandemic situation imposed by COVID-19, it was not possible to carry out the data collection. This data collection would involve all the students, but it would two groups of students. Data would be collected through questionnaires, interviews, documents, observations and audiovisual records. The data collection methods would allow the researcher to analyze in more detail all the aspects related to the student’s performance and attitudes. In general, taking into account that this study was not possible to implement, we tried to discuss expectations based on the work that was planned, compared with the literature highlighted in this report.2021-06-09T14:13:37Z2021-03-29T00:00:00Z2021-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2541TID:202732045porLopes, Antony Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:36:27Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:31.839417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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