Mobilização de potencialidades de desenvolvimento cognitivo e promoção do sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Manuel Viegas
Data de Publicação: 1988
Outros Autores: Leitão, Lígia Mexia, Santos, Eduardo Ribeiro, Paixão, Maria Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/13000
Resumo: o artigo começa por referir as clrcunstâncias práticas e o contexto teórico que inspiraram as linhas mestras de uma investigação-acção realizada em três escolas secundárias de Coimbra com o objectivo de induzir a mobilização das potencialidades de desenvolvimento cognitivo e a diminuição do insucesso escolar. No contexto da teoria relacional da motivação humana, o insucesso escolar não é concebido como provocado por «deficiências» dos alunos mas como a resultante da interacção de diversos factores de ordem pessoal, interpessoal e institucional. Nesta perspectiva, as actividades de investigação-acção não se centraram apenas no «diagnóstico» e «tratamento» dos alunos, mas procuraram também o empenhamento dos professores e dos pais. Os efeitos das actividades realizadas foram avaliados quer por intermédio do rendimento escolar dos alunos quer por intermédio de algumas provas psicológicas, designadamente o teste de Longeot utilizado nos grupos «experimentais» e nos grupos de «controlo». Os resultados obtidos revelam os· efeitos favoráveis das actividades integradas na investigação-acção
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