Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79650 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira |
id |
RCAP_57a15c20127d1af9039875eab99ac183 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79650 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémicoEnsinar ELE e COVID-19: métodos e ferramentas para um contexto pandémicoPandemiaImpacto covid-19Enseñanzae-learningFormación a distanciaFormación onlineELEAprendizaje españolHerramientas digitalesTecnologías para la educaciónRecursos onlineConciliación familiarEnsinoEnsino à distânciaFormação onlineAprendizagem de espanholFerramentas digitaisTecnologias para a educaçãoRecursos onlineReconciliação familiarHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua EstrangeiraLa actual situación de pandemia por COVID-19 ha impuesto un escenario global de incertidumbre. El confinamiento social generalizado y la urgente migración de una enseñanza presencial a una virtual han obligado a la readaptación de emergencia de todas las etapas educativas mostrando innumerables carencias. Este trabajo centra la mirada de un grupo de alumnos/as que cursan asignaturas para el aprendizaje del español, y el profesorado implicado, de la Universidad de Bialystok (Polonia), frente al estado de emergencia y las medidas sanitarias adoptadas en el sector educativo de este país. Este análisis se llevará a cabo desde una perspectiva metodológica cuantitativa de carácter descriptiva, a partir del diseño y aplicación de un instrumento de recogida de datos conformado por ocho bloques temáticos y con el que se pretende conocer y dar respuesta a los retos asumidos por ambos colectivos (alumnado y profesorado), su percepción de los cambios producidos y la validez y eficiencia de los enfoques y herramientas tecnológicas empleadas. Con los resultados obtenidos se intentará dar respuesta a una serie de hipótesis, las cuales están creadas a partir de la revisión bibliográfica existente durante este periodo marcado por la crisis sanitaria actual y de los estudios acerca de la transformación de la actividad docente presencial hacia nuevas modalidades de formación a distancia u online. Esto nos permitirá entender mejor este punto de inflexión en la actividad docente, caracterizado en cierta medida por la improvisación, donde se han tenido que desarrollar nuevas habilidades y competencias que seguro permitirán alcanzar un nuevo marco metodológico más completo y flexibleA actual situação pandémica da COVID-19 impôs um cenário global de incerteza. O confinamento social generalizado e a migração urgente do ensino presencial para o ensino virtual forçaram a readaptação de emergência de todas as fases educativas, mostrando inúmeras deficiências. Este documento centra-se num grupo de estudantes que estudam disciplinas de língua espanhola e nos professores envolvidos na Universidade de Bialystok (Polónia) face ao estado de emergência e às medidas de saúde adoptadas no sector educacional neste país. Esta análise será realizada numa perspectiva metodológica quantitativa descritiva, baseada na concepção e aplicação de um instrumento de recolha de dados constituído por oito blocos temáticos, com o objectivo de descobrir e responder aos desafios assumidos por ambos os grupos (estudantes e pessoal docente), a sua percepção das mudanças produzidas e a validade e eficiência das abordagens e ferramentas tecnológicas utilizadas. Os resultados obtidos serão utilizados para tentar responder a uma série de hipóteses, que se baseiam na revisão bibliográfica realizada durante este período marcado pela actual crise sanitária e pelos estudos sobre a transformação da actividade de ensino presencial em novas formas de formação à distância ou em linha. Isto permitir-nos-á compreender melhor este ponto de viragem na actividade docente, caracterizada até certo ponto pela improvisação, onde tiveram de ser desenvolvidas novas aptidões e competências que certamente nos permitirão alcançar um novo quadro metodológico, mais completo e flexível.Dono López, PedroUniversidade do MinhoAznar Bernal, Leticia2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79650spa203039262info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-04T01:16:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:55:08.641394Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico Ensinar ELE e COVID-19: métodos e ferramentas para um contexto pandémico |
title |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico |
spellingShingle |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico Aznar Bernal, Leticia Pandemia Impacto covid-19 Enseñanza e-learning Formación a distancia Formación online ELE Aprendizaje español Herramientas digitales Tecnologías para la educación Recursos online Conciliación familiar Ensino Ensino à distância Formação online Aprendizagem de espanhol Ferramentas digitais Tecnologias para a educação Recursos online Reconciliação familiar Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico |
title_full |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico |
title_fullStr |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico |
title_full_unstemmed |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico |
title_sort |
Enseñanza de ELE y COVID- 19: métodos y herramientas para un contexto pandémico |
author |
Aznar Bernal, Leticia |
author_facet |
Aznar Bernal, Leticia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dono López, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aznar Bernal, Leticia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandemia Impacto covid-19 Enseñanza e-learning Formación a distancia Formación online ELE Aprendizaje español Herramientas digitales Tecnologías para la educación Recursos online Conciliación familiar Ensino Ensino à distância Formação online Aprendizagem de espanhol Ferramentas digitais Tecnologias para a educação Recursos online Reconciliação familiar Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Pandemia Impacto covid-19 Enseñanza e-learning Formación a distancia Formación online ELE Aprendizaje español Herramientas digitales Tecnologías para la educación Recursos online Conciliación familiar Ensino Ensino à distância Formação online Aprendizagem de espanhol Ferramentas digitais Tecnologias para a educação Recursos online Reconciliação familiar Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18 2022-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/79650 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/79650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203039262 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132335467134976 |