Fractura digital e literacia: reequacionar as questões do acesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, José Afonso
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/10381
Resumo: Os modos de pensar e agir sobre a produção e transmissão da informação e do saber, historicamente ligados ao mundo do impresso, alteram-se com a informação a ser gerada e a circular cada vez mais em canais electrónicos, complexificando as relações entre processos de desenvolvimento tecnológico e práticas e instituições sociais e culturais. Das mesmas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que potenciam o desenvolvimento emergem novas desigualdades, por dificuldades várias na interacção com as tecnologias e, assim, no acesso a conteúdos e serviços de informação. Designadas como «fractura digital», tais desigualdades são em geral vistas de forma redutora, mais focada nas infra-estruturas, nos equipamentos ou na largura de banda, do que nas motivações, nas novas competências ou nos diferentes padrões sociais de uso do acesso. Estes são aspectos cruciais que confrontam a literacia tradicional com novas e mais complexas questões.
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