Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria João de Almeida e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18945
Resumo: O estágio pedagógico constitui um momento crucial da formação de um professor pois é nesse momento que o professor é confrontado com a realidade do ensino, podendo colocar em prática toda a aprendizagem e conhecimento teórico adquirido anteriormente. O presente relatório tem como principal objetivo refletir e analisar criticamente todo o processo de formação no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Amadora, no ano letivo 2017/2018. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais em várias áreas, incluindo na Direção de Turma e no Desporto Escolar, tornando-me mais preparada para desempenhar papel de professor com qualidade e competência em todas as suas funções. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor, tendo encontrado estratégias de superação. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras ainda estão por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feefback, o controlo da turma, em especial à distância e a gestão do tempo de aula são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver num futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.
id RCAP_5c9805fa4087c1d2185d5e46284ac9f3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da AmadoraEducação físicaEstágio pedagógicoFormaçãoProcesso de ensino e aprendizagemProfessorLearning processPhysical educationPracticumTeacherTeacher learningDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO estágio pedagógico constitui um momento crucial da formação de um professor pois é nesse momento que o professor é confrontado com a realidade do ensino, podendo colocar em prática toda a aprendizagem e conhecimento teórico adquirido anteriormente. O presente relatório tem como principal objetivo refletir e analisar criticamente todo o processo de formação no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Amadora, no ano letivo 2017/2018. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais em várias áreas, incluindo na Direção de Turma e no Desporto Escolar, tornando-me mais preparada para desempenhar papel de professor com qualidade e competência em todas as suas funções. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor, tendo encontrado estratégias de superação. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras ainda estão por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feefback, o controlo da turma, em especial à distância e a gestão do tempo de aula são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver num futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.The practicum is a crucial moment in a formation of a teacher, because it is at that moment that the teacher is confront with the reality of teaching, being able to put into practice all the learning and theoretical knowledge acquired previously. The main objective of this report is to reflect and analyze critically the entire training process developed in the context of the pedagogic stage at the Secondary School of Amadora, in the 2017/2018 school year. This moment of training enabled me to acquire and developed fundamental skills in various areas, including in the Class Management and in School Sport, making me more prepared to play the role of teacher with quality and competence in all its functions. During this school year, I have present several difficulties in the different aspects of teacher intervention, and found strategies for overcoming. Despite the skills developed throughout the pedagogical stage in the Physical Education, others are still to be developed or perfect. The issue and quality of feedback, the control of the class, especially at a distance and the management of class time are skills that need to be work on and that I intend to develop in the near future, due to their importance for student is learning.Quitério, Ana Luísa DiasRepositório da Universidade de LisboaSousa, Maria João de Almeida e2019-12-04T11:27:46Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttp://hdl.handle.net/10400.5/18945TID:202313450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:28ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
spellingShingle Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
Sousa, Maria João de Almeida e
Educação física
Estágio pedagógico
Formação
Processo de ensino e aprendizagem
Professor
Learning process
Physical education
Practicum
Teacher
Teacher learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_full Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_fullStr Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_full_unstemmed Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
title_sort Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
author Sousa, Maria João de Almeida e
author_facet Sousa, Maria João de Almeida e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quitério, Ana Luísa Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria João de Almeida e
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Estágio pedagógico
Formação
Processo de ensino e aprendizagem
Professor
Learning process
Physical education
Practicum
Teacher
Teacher learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Educação física
Estágio pedagógico
Formação
Processo de ensino e aprendizagem
Professor
Learning process
Physical education
Practicum
Teacher
Teacher learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O estágio pedagógico constitui um momento crucial da formação de um professor pois é nesse momento que o professor é confrontado com a realidade do ensino, podendo colocar em prática toda a aprendizagem e conhecimento teórico adquirido anteriormente. O presente relatório tem como principal objetivo refletir e analisar criticamente todo o processo de formação no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Amadora, no ano letivo 2017/2018. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais em várias áreas, incluindo na Direção de Turma e no Desporto Escolar, tornando-me mais preparada para desempenhar papel de professor com qualidade e competência em todas as suas funções. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor, tendo encontrado estratégias de superação. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras ainda estão por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feefback, o controlo da turma, em especial à distância e a gestão do tempo de aula são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver num futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04T11:27:46Z
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18945
TID:202313450
url http://hdl.handle.net/10400.5/18945
identifier_str_mv TID:202313450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302161773821952