Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18945 |
Resumo: | O estágio pedagógico constitui um momento crucial da formação de um professor pois é nesse momento que o professor é confrontado com a realidade do ensino, podendo colocar em prática toda a aprendizagem e conhecimento teórico adquirido anteriormente. O presente relatório tem como principal objetivo refletir e analisar criticamente todo o processo de formação no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Amadora, no ano letivo 2017/2018. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais em várias áreas, incluindo na Direção de Turma e no Desporto Escolar, tornando-me mais preparada para desempenhar papel de professor com qualidade e competência em todas as suas funções. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor, tendo encontrado estratégias de superação. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras ainda estão por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feefback, o controlo da turma, em especial à distância e a gestão do tempo de aula são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver num futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos. |
id |
RCAP_5c9805fa4087c1d2185d5e46284ac9f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da AmadoraEducação físicaEstágio pedagógicoFormaçãoProcesso de ensino e aprendizagemProfessorLearning processPhysical educationPracticumTeacherTeacher learningDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO estágio pedagógico constitui um momento crucial da formação de um professor pois é nesse momento que o professor é confrontado com a realidade do ensino, podendo colocar em prática toda a aprendizagem e conhecimento teórico adquirido anteriormente. O presente relatório tem como principal objetivo refletir e analisar criticamente todo o processo de formação no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Amadora, no ano letivo 2017/2018. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais em várias áreas, incluindo na Direção de Turma e no Desporto Escolar, tornando-me mais preparada para desempenhar papel de professor com qualidade e competência em todas as suas funções. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor, tendo encontrado estratégias de superação. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras ainda estão por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feefback, o controlo da turma, em especial à distância e a gestão do tempo de aula são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver num futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos.The practicum is a crucial moment in a formation of a teacher, because it is at that moment that the teacher is confront with the reality of teaching, being able to put into practice all the learning and theoretical knowledge acquired previously. The main objective of this report is to reflect and analyze critically the entire training process developed in the context of the pedagogic stage at the Secondary School of Amadora, in the 2017/2018 school year. This moment of training enabled me to acquire and developed fundamental skills in various areas, including in the Class Management and in School Sport, making me more prepared to play the role of teacher with quality and competence in all its functions. During this school year, I have present several difficulties in the different aspects of teacher intervention, and found strategies for overcoming. Despite the skills developed throughout the pedagogical stage in the Physical Education, others are still to be developed or perfect. The issue and quality of feedback, the control of the class, especially at a distance and the management of class time are skills that need to be work on and that I intend to develop in the near future, due to their importance for student is learning.Quitério, Ana Luísa DiasRepositório da Universidade de LisboaSousa, Maria João de Almeida e2019-12-04T11:27:46Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheethttp://hdl.handle.net/10400.5/18945TID:202313450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:54.793279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
spellingShingle |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora Sousa, Maria João de Almeida e Educação física Estágio pedagógico Formação Processo de ensino e aprendizagem Professor Learning process Physical education Practicum Teacher Teacher learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_full |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_fullStr |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
title_sort |
Relatório de estágio realizado na Escola Secundária da Amadora |
author |
Sousa, Maria João de Almeida e |
author_facet |
Sousa, Maria João de Almeida e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Quitério, Ana Luísa Dias Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria João de Almeida e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Estágio pedagógico Formação Processo de ensino e aprendizagem Professor Learning process Physical education Practicum Teacher Teacher learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Educação física Estágio pedagógico Formação Processo de ensino e aprendizagem Professor Learning process Physical education Practicum Teacher Teacher learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O estágio pedagógico constitui um momento crucial da formação de um professor pois é nesse momento que o professor é confrontado com a realidade do ensino, podendo colocar em prática toda a aprendizagem e conhecimento teórico adquirido anteriormente. O presente relatório tem como principal objetivo refletir e analisar criticamente todo o processo de formação no âmbito do estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Amadora, no ano letivo 2017/2018. Este momento de formação permitiu-me adquirir e desenvolver competências fundamentais em várias áreas, incluindo na Direção de Turma e no Desporto Escolar, tornando-me mais preparada para desempenhar papel de professor com qualidade e competência em todas as suas funções. Durante este ano letivo apresentei várias dificuldades nos diferentes aspetos da intervenção do professor, tendo encontrado estratégias de superação. Apesar das competências desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico em Educação Física, outras ainda estão por desenvolver ou aperfeiçoar. A emissão e a qualidade do feefback, o controlo da turma, em especial à distância e a gestão do tempo de aula são competências que necessitam de continuar a ser trabalhadas e que pretendo desenvolver num futuro próximo, devido à sua importância para as aprendizagens dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-04T11:27:46Z 2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18945 TID:202313450 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18945 |
identifier_str_mv |
TID:202313450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131131022409728 |