Para além das habilidades físicas: o papel mediador do bem-estar eudaimónico na relação entre inteligência emocional e desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mafalda Maria de Pina e Sousa Gomes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/9445
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada sob as orientações dos Professor Doutor Pedro Almeida, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.
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spelling Para além das habilidades físicas: o papel mediador do bem-estar eudaimónico na relação entre inteligência emocional e desempenhoInteligência emocionalBem-estar eudaimónicoDesempenho desportivoEmotional intelligenceEudaimonic well-beingSports performanceDissertação de Mestrado realizada sob as orientações dos Professor Doutor Pedro Almeida, apresentada no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.A presente dissertação tem como objetivo estudar a relação entre inteligência emocional, bem-estar eudaimónico e desempenho desportivo subjetivo. Em específico, pretendemos contribuir para a compreensão do efeito da inteligência emocional sobre o rendimento desportivo, propondo o bem-estar eudaimónico como variável mediadora deste processo. Para tal, jogadores de futebol foram recrutados para participar num questionário online, no qual preencheram o Trait Meta Mood Scale (Salovey et al., 1995), de forma a medir a inteligência emocional, o Questionnaire of Eudaimonic Well-Being in Sports Context (Batanero et al., 2021), de forma avaliar o bem-estar eudaimónico, e o Questionário de Perceção de Rendimento Desportivo (Gomes, 2016), de forma a avaliar o rendimento desportivo percebido. A amostra resultante do presente estudo foi assim constituída por 122 jogadores/as de futebol (M = 16.6, DP = 2.77), 27 (22.1 %) do género feminino e 95 (77.9 %) do género masculino. Os resultados obtidos evidenciaram uma relação significativa positiva entre a inteligência emocional e o desempenho desportivo percebido. Adicionalmente, verificou se uma correlação significativa entre a inteligência emocional e o bem-estar eudaimónico, e entre este e o desempenho desportivo percebido. A mediação proposta foi suportada, porém evidenciando uma diferença entre as dimensões específicas de bem-estar na sua capacidade de mediar este efeito, sendo que apenas a dimensão associada ao Sentido de Significância e Propósito mediou significativamente o efeito da inteligência emocional sobre o desempenho. Estes resultados salientam a importância do desenvolvimento de estratégias e intervenções psicológicas focadas na melhoria da inteligência emocional, em particular na dimensão de reparação, conciliando com uma promoção mais holística e integrativa no treino e no suporte psicológico de um sentimento de significado e propósito, referente ao bem-estar eudaimónico e contribuindo para o desempenho.ABSTRACT: The goal of this research is to explore the connection between emotional intelligence, eudaimonic well-being, and subjective sports performance. The study intends to provide insight into how emotional intelligence impacts sports performance, with eudaimonic well-being as a mediating factor. To achieve this objective, an online questionnaire was administered to 122 soccer players between the ages of 14 and 26 (M=16.6, SD=2.77). The survey employed the Trait Meta Mood Scale (TMMS-24; Salovey et al., 1995) to measure emotional intelligence, the Questionnaire of Eudaimonic Well-Being in Sports Context (QEWBSC; Batanero et al., 2021) to evaluate eudaimonic well-being, and the Questionnaire of Perceived Sports Performance (QPRD; Gomes, 2016) to assess perceived sports performance. The sample comprised 27 (22.1%) females and 95 (77.9%) males. The results indicated a significant positive correlation between emotional intelligence and perceived sports performance. The study also found a significant correlation between emotional intelligence and eudaimonic well-being, as well as between eudaimonic well-being and perceived sports performance. The researchers' hypothesis, which posited eudaimonic well-being as a mediator between emotional intelligence and sports performance, was supported. However, it was revealed that only the Sense of Significance and Purpose dimension of eudaimonic well-being mediated this effect. The study's outcomes carry significant implications for the development of psychological strategies and interventions aimed at enhancing emotional intelligence. The researchers recommend a more comprehensive and integrated approach that fosters a sense of meaning and purpose, critical to eudaimonic well-being and to improve performance.Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deRepositório do ISPASilva, Mafalda Maria de Pina e Sousa Gomes da2023-12-302024-01-102025-11-08T00:00:00Z2023-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/9445TID:203453263porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-04T02:15:43Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/9445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:40:33.562587Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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