Russian futurism and cubo-futurism: Vladimir Mayakovsky legacy
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.647 |
Resumo: | O presente artigo centra-se num estudo comparativo das poéticas da vanguarda russa que incluem variações literárias e artísticas desenvolvidas na primeira metade do século XX. Nele analisa-se o aparecimento do Futurismo e Cubo-futurismo russos e apontam-se as características que os distinguem dos movimentos artísticos europeus que estiveram na sua génese, refletindo-se ainda sobre os primeiros poetas destes movimentos e a sua reconceptualizacão da arte. O case study deste trabalho apoia-se no legado de Vladimir Mayakovsky, mais precisamente no seu contributo como artista e poeta de vanguarda na Rússia, focando-se a nossa análise em questões tais como a expressividade visual da sua poesia, as experiências com o ritmo e rima do verso, a fragmentação e justa posição de palavras e a criação de neologismos. A breve análise semiótica reflete as técnicas artísticas, utilizadas nas suas pinturas e desenhos (Cubo-futurismo). A principal metodologia utilizada é o estudo descritivo e comparativo, baseando-se a fundamentação na teoria de Roman Jakobson, entre outros. |
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Russian futurism and cubo-futurism: Vladimir Mayakovsky legacyFuturismo russo e Cubo-Futurismo: O legado de Vladimir MayakovskyFuturismoCubo-futurismoMayakovskyPoéticas visuaisFuturismCubo-FuturismMayakovskyVisual poeticsO presente artigo centra-se num estudo comparativo das poéticas da vanguarda russa que incluem variações literárias e artísticas desenvolvidas na primeira metade do século XX. Nele analisa-se o aparecimento do Futurismo e Cubo-futurismo russos e apontam-se as características que os distinguem dos movimentos artísticos europeus que estiveram na sua génese, refletindo-se ainda sobre os primeiros poetas destes movimentos e a sua reconceptualizacão da arte. O case study deste trabalho apoia-se no legado de Vladimir Mayakovsky, mais precisamente no seu contributo como artista e poeta de vanguarda na Rússia, focando-se a nossa análise em questões tais como a expressividade visual da sua poesia, as experiências com o ritmo e rima do verso, a fragmentação e justa posição de palavras e a criação de neologismos. A breve análise semiótica reflete as técnicas artísticas, utilizadas nas suas pinturas e desenhos (Cubo-futurismo). A principal metodologia utilizada é o estudo descritivo e comparativo, baseando-se a fundamentação na teoria de Roman Jakobson, entre outros.The focus of this article is a comparative study of Russian avant-garde poetics, including its literary and artistic variations developed in the first half of the 20th century. It analyses the emergence of Russian Futurism and Cubo-Futurism and points out characteristics, distinctive from other European artistic movements which contributed to its raise. In addition, it reflects on the first poets of these movements and their reconceptualization of Art. This case study is based on the legacy of Vladimir Mayakovsky, more precisely on his contribution as an avant-garde artist and poet in Russia. Our analysis focuses on issues such as visual expressiveness of his poetry, experiences with verse rhythm and rhyme, the fragmentation and juxtaposition of words, as well as the creation of neologisms. The brief semiotic analysis reflects on the artistic techniques used in his paintings and drawings (Cubo-Futurism). The main methodology used is a descriptive and comparative, based on the theory of Roman Jakobson, among others.CEHUM2021-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.647https://doi.org/10.21814/diacritica.647Diacrítica; Vol. 35 N.º 2 (2021): Estudos em Música – Nos 100 anos do nascimento de Astor Piazzolla (1921 – 1992) e de Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004); 130-145Diacrítica; Vol. 35 No. 2 (2021): Music Studies – In commemoration of the 100th anniversary of the birth of Astor Piazzolla (1921 – 1992) and Fernando Corrêa de Oliveira (1921 – 2004); 130-1452183-91740870-896710.21814/diacritica.35.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5139https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/5139/5669Direitos de Autor (c) 2023 Helena Guimarães Ustimenko, Yana Baryshnikova Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessUstimenko, Helena GuimarãesMarques, Yana Baryshnikova2023-08-04T07:45:38Zoai:journals.uminho.pt:article/5139Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:44.537750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente artigo centra-se num estudo comparativo das poéticas da vanguarda russa que incluem variações literárias e artísticas desenvolvidas na primeira metade do século XX. Nele analisa-se o aparecimento do Futurismo e Cubo-futurismo russos e apontam-se as características que os distinguem dos movimentos artísticos europeus que estiveram na sua génese, refletindo-se ainda sobre os primeiros poetas destes movimentos e a sua reconceptualizacão da arte. O case study deste trabalho apoia-se no legado de Vladimir Mayakovsky, mais precisamente no seu contributo como artista e poeta de vanguarda na Rússia, focando-se a nossa análise em questões tais como a expressividade visual da sua poesia, as experiências com o ritmo e rima do verso, a fragmentação e justa posição de palavras e a criação de neologismos. A breve análise semiótica reflete as técnicas artísticas, utilizadas nas suas pinturas e desenhos (Cubo-futurismo). A principal metodologia utilizada é o estudo descritivo e comparativo, baseando-se a fundamentação na teoria de Roman Jakobson, entre outros. |
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