Ensino da paleontologia em espaços não formais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliva, Edwaldo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23275
Resumo: Esta dissertação aborda o ensino de Paleontologia na Educação Básica Brasileira. Inicialmente foram analisados documentos oficiais e livros didáticos adotados nas escolas participantes da pesquisa. Dessa primeira investigação constata-se que, embora temas como fósseis, evolução, tempo geológico, deriva continental e dinossauros estejam presentes nos textos analisados, sua relação com a ciência paleontológica é praticamente inexistente. Num segundo momento da pesquisa procura-se investigar se a proximidade da escola de um importante parque paleontológico - com todas as possibilidades educativas que daí possam advir - poderia resultar em maiores conhecimentos de seus estudantes sobre paleontologia. Para essa etapa da pesquisa fez-se uso de questionários que foram aplicados em 2 escolas do município de Juiz de Fora (Estado de Minas Gerais - MG) e 1 escola de Itaboraí (Estado do Rio de Janeiro - RJ). Os resultados obtidos sugerem que a proximidade do parque influenciou nos conhecimentos paleontológicos dos estudantes. Na terceira etapa da pesquisa o Parque Paleontológico de Itaboraí foi utilizado como um espaço não formal de educação onde visitas escolares foram elaboradas, mediadas e avaliadas a partir de modelos que tratam da aprendizagem no ambiente museal. Durante as visitas foram propostas atividades práticas e expositivas onde se discute conteúdos importantes sobre o tempo geológico, a evolução e o surgimento da vida na Terra, identificação de fósseis etc, além de atividades práticas desenvolvidas habitualmente por um paleontólogo. Ao final das visitas alguns estudantes foram entrevistados com o intuito de se investigar suas percepções. Os resultados obtidos apontam na direção de que importantes ganhos cognitivos e afetivos foram obtidos pelos estudantes o que justifica uma agenda de visitas escolares que vise objetivos educacionais; ABSTRACT: Teaching of Paleontology in non-formal spaces. His dissertation addresses the teaching of Paleontology in Brazilian Basic Education. Initially, official documents and textbooks adopted in the participating schools were analyzed. From this first investigation it is verified that, although themes such as fossils, evolution, geological time, continental drift and dinosaurs are present in the texts analyzed, their relation with paleontological science is practically nonexistent. In a second moment of the research it is tried to investigate if the proximity of the school of an important paleontological park - with all the educative possibilities that could come from there could result in greater knowledge of its students on paleontology. For this stage of the research, questionnaires were used in two schools in the city of Juiz de Fora (State of Minas Gerais - MG) and 1 school in Itaboraí (State of Rio de Janeiro - RJ). The results suggest that the proximity of the park influenced the students' paleontological knowledge. In the third stage of the research, the Paleontological Park of Itaboraí was used as a non formal educational space where school visits were elaborated, mediated and evaluated from models that deal with learning in the museum environment. During the visits were offered practical and expository activities where important contents on the geological time, the evolution and the emergence of the life on the Earth, identification of fossils etc, besides practical activities usually developed by a paleontologist are discussed. At the end of the visits, some students were interviewed in order to investigate their perceptions. The results show that important cognitive and affective gains were obtained by the students, which justifies an agenda of school visits aimed at educational objectives.
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