Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos, Anabela
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Antunes, Andreia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292
Resumo: Objectivo: O objectivo deste estudo é tentar compreender quais são os principais determinantes da lealdade no setor bancário.Design/metodologia/abordagem: Esta investigação propõe um modelo teórico que será testado usando os modelos de equações estruturais (SEM). Foi desenvolvido um questionário para investigar a influência de variáveis como a comunicação, a satisfação, a reputação, a confiança e o compromisso relacional na lealdade. Foram recolhidos 150 questionários de uma amostra de clientes da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira.Resultados: Os resultados do modelo de equações estruturais mostram que as variáveis confiança e compromisso exercem uma influência direta na lealdade. Já as variáveis satisfação e reputação têm um efeito indireto na lealdade, através das variáveis confiança e compromisso. Por último, a variável comunicação tem um impacto direto apenas na satisfação e exerce um efeito indireto na lealdade, via satisfação, reputação, confiança e compromisso.Originalidade/Valor: Esta investigação examina o papel mediador das variáveis reputação, satisfação, confiança e compromisso na relação entre a variável independente, a comunicação, e a variável final, a lealdade, numa perspetiva relacional.
id RCAP_61ee13fd01ea101193b43d5d9d6ffcad
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Antecedentes da Lealdade em Serviços BancáriosMarketing Bancário, Lealdade, Determinantes da LealdadeObjectivo: O objectivo deste estudo é tentar compreender quais são os principais determinantes da lealdade no setor bancário.Design/metodologia/abordagem: Esta investigação propõe um modelo teórico que será testado usando os modelos de equações estruturais (SEM). Foi desenvolvido um questionário para investigar a influência de variáveis como a comunicação, a satisfação, a reputação, a confiança e o compromisso relacional na lealdade. Foram recolhidos 150 questionários de uma amostra de clientes da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira.Resultados: Os resultados do modelo de equações estruturais mostram que as variáveis confiança e compromisso exercem uma influência direta na lealdade. Já as variáveis satisfação e reputação têm um efeito indireto na lealdade, através das variáveis confiança e compromisso. Por último, a variável comunicação tem um impacto direto apenas na satisfação e exerce um efeito indireto na lealdade, via satisfação, reputação, confiança e compromisso.Originalidade/Valor: Esta investigação examina o papel mediador das variáveis reputação, satisfação, confiança e compromisso na relação entre a variável independente, a comunicação, e a variável final, a lealdade, numa perspetiva relacional.ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2018-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 4, No 7 (2018)2183-3826reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292/151Copyright (c) 2018 Portuguese Journal of Finance, Management and Accountinginfo:eu-repo/semantics/openAccessMarcos, AnabelaAntunes, Andreia2023-05-31T13:58:26ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
title Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
spellingShingle Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
Marcos, Anabela
Marketing Bancário, Lealdade, Determinantes da Lealdade
title_short Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
title_full Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
title_fullStr Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
title_full_unstemmed Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
title_sort Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários
author Marcos, Anabela
author_facet Marcos, Anabela
Antunes, Andreia
author_role author
author2 Antunes, Andreia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcos, Anabela
Antunes, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Bancário, Lealdade, Determinantes da Lealdade
topic Marketing Bancário, Lealdade, Determinantes da Lealdade
description Objectivo: O objectivo deste estudo é tentar compreender quais são os principais determinantes da lealdade no setor bancário.Design/metodologia/abordagem: Esta investigação propõe um modelo teórico que será testado usando os modelos de equações estruturais (SEM). Foi desenvolvido um questionário para investigar a influência de variáveis como a comunicação, a satisfação, a reputação, a confiança e o compromisso relacional na lealdade. Foram recolhidos 150 questionários de uma amostra de clientes da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira.Resultados: Os resultados do modelo de equações estruturais mostram que as variáveis confiança e compromisso exercem uma influência direta na lealdade. Já as variáveis satisfação e reputação têm um efeito indireto na lealdade, através das variáveis confiança e compromisso. Por último, a variável comunicação tem um impacto direto apenas na satisfação e exerce um efeito indireto na lealdade, via satisfação, reputação, confiança e compromisso.Originalidade/Valor: Esta investigação examina o papel mediador das variáveis reputação, satisfação, confiança e compromisso na relação entre a variável independente, a comunicação, e a variável final, a lealdade, numa perspetiva relacional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/292/151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 4, No 7 (2018)
2183-3826
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302520869158912