Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Joana Isabel Ramos da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52828
Resumo: Dissertação de mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade
id RCAP_623e1770a626b0d719fde5641c87bbc7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52828
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro EducativoUncover inter-ethnic relations identifying stigmatizing and/or discriminatory behaviors in the reintegration context into an Educational CenterMinorias étnicasCentros educativosDiscriminação racialEthnical minoritiesEducational centersRacial discriminationCiências Sociais::SociologiaDissertação de mestrado em Crime, Diferença e DesigualdadeA presente investigação permite-nos compreender como é que as relações se desenvolvem nos Centros Educativos - instituições onde crianças e jovens cumprem medidas de internamento por atos considerados crime praticados antes da idade de responsabilização criminal (16 anos) - nomeadamente as relações entre os jovens em geral e as minorias étnicas/raciais em particular; assim como identificar a forma como os Técnicos Profissionais de Reinserção Social reagem perante os comportamentos dos jovens e como as suas atitudes influenciam ditas relações, tentando desvendar se têm um cariz discriminatório. Tendo em conta uma panóplia de técnicas oferecidas pelas Ciências Sociais, foi adotada a metodologia qualitativa, optando-se por várias técnicas, entre elas a análise documental, a pesquisa de terreno através da observação participante e não participante e as entrevistas, escolhendo a análise de discurso para a sua interpretação. Devido à escassez de casos de estudo em Portugal sobre as relações inter-étnicas e raciais, especificamente em Centros Educativos, através da análise de 26 processos individuais, 29 entrevistas realizadas a 26 jovens e a 3 Técnicos Profissionais de Reinserção Social e numerosas observações in loco, pretende-se verificar se a diversidade étnico-cultural é sustentada, incluída e valorizada. Auferimos que a raça negra e a etnia cigana são suscetíveis a situações de segregação, discriminação social e pobreza e, quando estes marcadores se cruzam com a criminalidade e reclusão, determinam as condições objetivas de vida destas minorias. Verificando, assim, um reforço dos estereótipos associados às categorias sociais em questão, limitando o seu percurso no internamento em Centro Educativo. É importante salientar que o propósito desta investigação não é fazer generalizações. Os resultados alcançados permitirão avaliar se no contexto em estudo se verifica discriminação e/ou racismo e, na medida do possível, promover a sensibilização por parte das entidades estatais para que tomem especial atenção às repercussões que este fenómeno pode causar nos indivíduos institucionalizados, especificamente nas suas trajetórias futuras.The following investigation allow us to understand how does the relations develop in the Education Centers- institutions where children and young people comply with internment measures because of actions considered crime, practiced before the age of criminal responsibility (16 years)- especially the relations between the young people in general and the ethnical/racial minorities in particular; as to identify the way Professional Technicians of Social Reinsertion react facing young’s behavior and how their attitudes influence those relations, trying to uncover if those have a discriminatory nature. Considering a panoply of techniques offered by the Social Sciences, it was adopted the qualitative methodology, opting by several techniques, among them the documental analysis, the field survey through the participant and non-participant observation and the interviews, choosing the discourse analysis for their interpretation. Due to the scarcity of case studies in Portugal about the racial and interethnic relations, specifically in the Educational Centers, trough the analysis of 26 individual processes, 29 interviews performed to 26 young people and to 3 Professional Technicians of Social Reinsertion and numerous observations in loco, it is intended to verify if the ethniccultural diversity is sustained, included and valued. We earn that the black race and gipsy ethnicity are susceptible to situations of segregation, social discrimination as well as poverty, and when these indicators intersect with criminality and seclusion, they determine the objective conditions of how these minorities live. We can verify, thus, a reinforcement of the stereotypes associated with the social categories in question, limiting their course in the internment in the Educational Centers. It is of great importance to enhance that the purpose of this investigation it is not to do generalizations. The results achieved will allow to evaluate if in the study context exists discrimination and/or racism and, as far as possible, promote the awareness by state entities so they take special attention to the repercussions which this phenomenon might cause in the institutionalized individuals, especially in their future trajectories.Padilla, BeatrizUniversidade do MinhoCruz, Joana Isabel Ramos da20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52828por201878267info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:25ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
Uncover inter-ethnic relations identifying stigmatizing and/or discriminatory behaviors in the reintegration context into an Educational Center
title Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
spellingShingle Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
Cruz, Joana Isabel Ramos da
Minorias étnicas
Centros educativos
Discriminação racial
Ethnical minorities
Educational centers
Racial discrimination
Ciências Sociais::Sociologia
title_short Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
title_full Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
title_fullStr Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
title_full_unstemmed Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
title_sort Desvendar relações inter-étnicas: identificando comportamentos estigmatizantes e/ou discriminatórios no contexto de reinserção num Centro Educativo
author Cruz, Joana Isabel Ramos da
author_facet Cruz, Joana Isabel Ramos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Padilla, Beatriz
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Joana Isabel Ramos da
dc.subject.por.fl_str_mv Minorias étnicas
Centros educativos
Discriminação racial
Ethnical minorities
Educational centers
Racial discrimination
Ciências Sociais::Sociologia
topic Minorias étnicas
Centros educativos
Discriminação racial
Ethnical minorities
Educational centers
Racial discrimination
Ciências Sociais::Sociologia
description Dissertação de mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52828
url http://hdl.handle.net/1822/52828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201878267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303815039483904