Desenvolvimento de cenários de sustentabilidade num contexto empresarial: motivações, abordagens e avaliação de resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdelho, Maria Catarina Ribeiro da Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/11188
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil de Gestão e Sistemas Ambientais
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spelling Desenvolvimento de cenários de sustentabilidade num contexto empresarial: motivações, abordagens e avaliação de resultadosCenáriosEmpresasSustentabilidadeComplexidadeIncertezaTomada de decisãoDissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, Perfil de Gestão e Sistemas AmbientaisA atitude das empresas tem vindo a evoluir no sentido da adoção de práticas de sustentabilidade, o que poderá traduzir-se numa vantagem competitiva. Neste sentido, foram desenvolvidas ferramentas que lhes permitiram prosseguir este objetivo. Contudo, o mundo está repleto de complexidades e incertezas que influenciam constantemente o modelo de negócio das organizações. Se quiser imperar e manter-se competitiva, uma organização necessita saber lidar e adaptar-se a essas possíveis alterações no contexto social, ecológico e económico onde opera. Desta forma, o desenvolvimento de cenários surge como uma ferramenta essencial que possibilita criar um processo de aprendizagem no qual assenta o planeamento estratégico, o que, em tempos de incerteza, lhes permitirá ajustar o seu posicionamento no mercado. A presente dissertação visa contribuir para o estudo do papel da elaboração de cenários num contexto empresarial, respondendo a um conjunto de questões relacionadas com as motivações subjacentes ao desenvolvimento de cenários, abordagens adotadas, a importância da participação das partes interessas nestes processos e o seguimento dos resultados dos estudos de cenários. Esta investigação permitiu responder a lacunas existentes na investigação do processo de cenarização, nomeadamente quanto à perceção dos resultados alcançados e envolvimento dos stakeholders, também como as motivações, dificuldades e os objetivos estratégicos realmente alcançados pelas organizações. Assim, através de uma revisão aprofundada da bibliografia, de uma apreciação de estudos de cenários elaborados por empresas e da análise dos resultados de um inquérito por questionário enviado aos autores de uma amostra de estudos de cenários, foi possível recolher elementos documentais e um conjunto de perceções dos autores, o que contribuiu para a avaliação da relevância desta ferramenta. Desta forma, foi possível refletir e identificar as motivações, a metodologia, as estratégias, o nível de envolvimento dos stakeholders e os resultados alcançados através da elaboração de cenários. Conclui-se que os cenários criam um processo de envolvimento social e de aprendizagem, na medida que são fundadores de um diálogo entre a organização e os stakeholders. Esta ferramenta estratégica possibilita aprofundar o conhecimento no setor em que a organização opera, reunindo a consideração de elementos complexos com as perspetivas de vários stakeholders. Da mesma forma, permite fortalecer a comunidade empresarial, na medida que fornecem informação relevante que não procura ser ameaçadora mas sim, sustentar diferentes perspetivas e visões conflituosas dos stakeholders, identificando estratégias de ação colaborativaFaculdade de Ciências e TecnologiaCosta, NunoRUNVerdelho, Maria Catarina Ribeiro da Fonseca2014-01-24T17:36:19Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/11188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:30:24ZPortal AgregadorONG
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