A perceção do consumidor sobre a influência dos fatores da atmosfera em loja na sua experiência de compra no retalho alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Joana Carolina Anacleto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49044
Resumo: A presente investigação tem como objetivo compreender a perceção do consumidor sobre a influência dos fatores da Atmosfera em Loja na sua experiência de compra no retalho alimentar. De forma a dar resposta ao objetivo geral e objetivos específicos, realizou-se um estudo recorrendo à abordagem quantitativa para o processo de recolha de dados, através do inquérito por questionário como técnica para a recolha de dados primários. Através do processo da Análise Fatorial Exploratória da escala, pode-se concluir que o questionário é uma ferramenta confiável e apropriada para avaliar as variáveis em estudo. A escala de Fatores de Atmosfera em loja, que se divide nas escalas de fatores ambientais, fatores sociais e de design, é uma ferramenta de avaliação eficaz para os profissionais de marketing. Através dos resultados obtidos, pode-se concluir que quanto melhor for a experiência de compra do consumidor maior será a sua intenção de compra, assim como, avaliações mais positivas dos fatores ambientais, sociais e de design, estão associadas a uma melhor experiência de compra. Pode-se concluir que os fatores mais valorizados são os colaboradores, a limpeza e a disposição dos produtos. Verificou-se que existe uma melhoria da experiência de compra aquando de uma avaliação mais elevada dos fatores sociais, e que as pessoas que valorizam os fatores de design terão tendencialmente uma melhor experiência de compra, assim como uma maior propensão para voltar a fazer novas compras na mesma superfície. Conclui-se que pessoas que se identificam com o género masculino valorizam mais os fatores ambientais, e que as pessoas mais novas tendem a avaliar melhor os fatores ambientais e de design. Os resultados sugerem uma associação significativa entre os fatores de design e a idade. Através do estudo, profissionais de marketing no setor do retalho alimentar poderão fazer escolhas e traçar estratégias mais conscientes no que concerne a Atmosfera em Loja para uma experiência de compra mais positiva e agradável e uma maior intenção de compra.
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