Educação em Português e cidadania global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mesquita, Luciana, Repinaldo, Nádia, Correia, Ana Margarida
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29239
Resumo: Nesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI.
id RCAP_681d7d2b8536a2ac98d0870296f37458
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Educação em Português e cidadania globalEducação para a cidadaniaEnsino da língua maternaLíngua portuguesaDesenvolvimento dos currículosTransversalidadeNesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI.UA Editora2020-09-16T15:53:30Z2020-10-01T00:00:00Z2020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29239por978-972-789-651-610.34624/1vkd-0187Sá, Cristina ManuelaMesquita, LucianaRepinaldo, NádiaCorreia, Ana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:05:53ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Português e cidadania global
title Educação em Português e cidadania global
spellingShingle Educação em Português e cidadania global
Sá, Cristina Manuela
Educação para a cidadania
Ensino da língua materna
Língua portuguesa
Desenvolvimento dos currículos
Transversalidade
title_short Educação em Português e cidadania global
title_full Educação em Português e cidadania global
title_fullStr Educação em Português e cidadania global
title_full_unstemmed Educação em Português e cidadania global
title_sort Educação em Português e cidadania global
author Sá, Cristina Manuela
author_facet Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
Repinaldo, Nádia
Correia, Ana Margarida
author_role author
author2 Mesquita, Luciana
Repinaldo, Nádia
Correia, Ana Margarida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Manuela
Mesquita, Luciana
Repinaldo, Nádia
Correia, Ana Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Ensino da língua materna
Língua portuguesa
Desenvolvimento dos currículos
Transversalidade
topic Educação para a cidadania
Ensino da língua materna
Língua portuguesa
Desenvolvimento dos currículos
Transversalidade
description Nesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-16T15:53:30Z
2020-10-01T00:00:00Z
2020-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29239
url http://hdl.handle.net/10773/29239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-789-651-6
10.34624/1vkd-0187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303561642704896