Educação em Português e cidadania global
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29239 |
Resumo: | Nesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI. |
id |
RCAP_681d7d2b8536a2ac98d0870296f37458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29239 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Português e cidadania globalEducação para a cidadaniaEnsino da língua maternaLíngua portuguesaDesenvolvimento dos currículosTransversalidadeNesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI.UA Editora2020-09-16T15:53:30Z2020-10-01T00:00:00Z2020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29239por978-972-789-651-610.34624/1vkd-0187Sá, Cristina ManuelaMesquita, LucianaRepinaldo, NádiaCorreia, Ana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:05:53ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Português e cidadania global |
title |
Educação em Português e cidadania global |
spellingShingle |
Educação em Português e cidadania global Sá, Cristina Manuela Educação para a cidadania Ensino da língua materna Língua portuguesa Desenvolvimento dos currículos Transversalidade |
title_short |
Educação em Português e cidadania global |
title_full |
Educação em Português e cidadania global |
title_fullStr |
Educação em Português e cidadania global |
title_full_unstemmed |
Educação em Português e cidadania global |
title_sort |
Educação em Português e cidadania global |
author |
Sá, Cristina Manuela |
author_facet |
Sá, Cristina Manuela Mesquita, Luciana Repinaldo, Nádia Correia, Ana Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Luciana Repinaldo, Nádia Correia, Ana Margarida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Cristina Manuela Mesquita, Luciana Repinaldo, Nádia Correia, Ana Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a cidadania Ensino da língua materna Língua portuguesa Desenvolvimento dos currículos Transversalidade |
topic |
Educação para a cidadania Ensino da língua materna Língua portuguesa Desenvolvimento dos currículos Transversalidade |
description |
Nesta obra, pretendemos refletir sobre o contributo que a formação para o ensino da língua portuguesa como língua materna nos primeiros anos de escolaridade e o desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita nos primeiros anos de vida pode dar para a promoção de uma educação para a cidadania global, que beneficie futuros profissionais da Educação e os seus públicos. Na qualidade de investigadoras em Educação, temos investido neste tema e podemos agora apresentar alguns textos que constituem uma síntese do que temos aprendido durante esta demanda e podem encaminhar-nos para novos rumos, pelo que nos parecem merecedores de serem partilhados com outros investigadores, formadores e profissionais da Educação no ativo e/ou em formação. Vimos, assim, apresentar quatro textos de natureza diferente, mas todos eles associados à temática anunciada pelo título desta obra. O primeiro – assinado por Luciana Mesquita – constitui uma reflexão sobre as relações que é possível estabelecer na atualidade entre o ensino e aprendizagem do Português como língua materna e a promoção de uma educação para a cidadania global, apoiada na análise dos programas que orientam a atuação nesta área curricular e, logicamente, espelham a política educativa portuguesa neste domínio. O segundo – assinado por Cristina Manuela Sá – discute as possíveis relações entre a operacionalização da transversalidade da língua portuguesa como língua materna ligada ao desenvolvimento de competências em comunicação oral e escrita e a promoção de uma educação para a cidadania global a partir da análise de projetos desenvolvidos no âmbito da prática pedagógica supervisionada em contextos de Educação Pré-Escolar de 1º Ciclo do Ensino Básico por futuros profissionais de Educação a frequentar um segundo ciclo de estudos de Bolonha.O terceiro e quarto – assinados por Ana Margarida Correia e Nádia Repinaldo – são testemunhos sobre os sucessos e insucessos de um projeto desta natureza desenvolvido a duas vozes durante o ano letivo de 2018/2019. Todos têm por finalidade pôr o leitor a pensar neste tema e no contributo que poderá dar para este grande propósito de uma educação que pretenda formar cidadãos críticos e interventivos, capazes de enfrentar os desafios postos pela sociedade do século XXI. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-16T15:53:30Z 2020-10-01T00:00:00Z 2020-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29239 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-789-651-6 10.34624/1vkd-0187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303561642704896 |