Inclusão de crianças especiais em uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria José Sara C. dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5487
Resumo: A inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas comuns é uma idealização voltada para a oportunidade e o respeito à diversidade. Com a Constituição Federal Brasileira (1988), no seu capítulo III, da Educação, da cultura e do desporto, Art. 205, rege que ―A educação, direito de todos e dever do Estado e da família [...]‖ denota que lugar de criança é na escola, independente de credo, deficiência, raça e cultura. O presente estudo de caso na escola pública Rui Barbosa, situada na cidade de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil, pretende conhecer a práxis educativa e o perfil dos profissionais sobre a proposta e a prática pedagógica inclusiva, como também analisar o espaço físico, observando se há ou não barreiras arquitetônicas e acessibilidade para os alunos com deficiência e também a participação da família, em inserir o filho no ambiente formal. Esta investigação tem como base a revisão da literatura sobre inclusão, com a utilização, no enquadramento teórico, da legislação brasileira, entre outros autores voltados ao tema. O desenvolvimento do estudo possui característica qualitativa, através de observação, questionário, entrevista, visitas, ou seja, uma construção através do diálogo e vivência diária realizada no turno matutino. Os participantes dessa investigação foram: gestores, coordenadora da Educação Especial e coordenadora do ensino comum, professores, agentes administrativos, representante da secretaria municipal, profissional da saúde (psicóloga), famílias e alunos do ensino comum e especial. A análise dos resultados obtidos revela que a proposta inclusiva encontra-se em processo de evolução humana e arquitetônica, mas também regista-se pontos positivos no aumento de número de matrículas, ou seja, os pais estão sendo conquistados e adquirindo confiança na instituição. Os professores, apesar da insegurança, da carência de auxílio, não tratam os alunos com desdém e buscam auxiliá-los como podem e sabem. Por fim, a escola aposta num trabalho que envolva o interpessoal e intrapessoal em busca da inclusão sem obstáculos.
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O presente estudo de caso na escola pública Rui Barbosa, situada na cidade de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil, pretende conhecer a práxis educativa e o perfil dos profissionais sobre a proposta e a prática pedagógica inclusiva, como também analisar o espaço físico, observando se há ou não barreiras arquitetônicas e acessibilidade para os alunos com deficiência e também a participação da família, em inserir o filho no ambiente formal. Esta investigação tem como base a revisão da literatura sobre inclusão, com a utilização, no enquadramento teórico, da legislação brasileira, entre outros autores voltados ao tema. O desenvolvimento do estudo possui característica qualitativa, através de observação, questionário, entrevista, visitas, ou seja, uma construção através do diálogo e vivência diária realizada no turno matutino. Os participantes dessa investigação foram: gestores, coordenadora da Educação Especial e coordenadora do ensino comum, professores, agentes administrativos, representante da secretaria municipal, profissional da saúde (psicóloga), famílias e alunos do ensino comum e especial. A análise dos resultados obtidos revela que a proposta inclusiva encontra-se em processo de evolução humana e arquitetônica, mas também regista-se pontos positivos no aumento de número de matrículas, ou seja, os pais estão sendo conquistados e adquirindo confiança na instituição. Os professores, apesar da insegurança, da carência de auxílio, não tratam os alunos com desdém e buscam auxiliá-los como podem e sabem. Por fim, a escola aposta num trabalho que envolva o interpessoal e intrapessoal em busca da inclusão sem obstáculos.The inclusion in children whit special needs at the common schools is an idealization turned to opportunyt and respect to the diversity. Whit the Federal Constitucion Brazilian (1988), in your chapter III, in the Education, culture and sport, Article 205, that governs ―The Education, right of all, State duty and the family […]‖ denotes that child seat is at school, regardless of creed, deficiency, breed and culture. The present case study in public school Rui Barbosa, located in town Ribeira do Pombal, Bahia, Brazil, intends to know the educational praxis in the profile of professionals on the proposal and pedagogical practice inclusive, as also to analyze the physical space, looking if there‘s or there isn‘t architectural barriers accessibility for students disabled and too the family participation, in inser the son the formal setting. This investigation has on basis literature review on inclusion, on utilization, in theoretical framework, of the brazilian legislation, others between authors toward subject. The development of the study it has qualitative feature, throught of observation, questionnaire, interview, visits, that is, a construction throught dialogue and experience daily fulfilled the morning shift. The attendees this investigation they were: managers, coordinator Special Education and coordinator common education, teachers, administrative agents, representatives of the City Office, health professional (psychologist), family and students of the common and special education. The results of analysis obtained brings out that inclusive proposal finds in human evolution and architectural process, also but is recorded good points increase of the registration number, that is, the fathers are being taken and obtaining confidence in the institution. The teachers, although the insecurity, of the help necessity, threat not the students whit disdain and seek assists them as they know and can. Lastly, the school bet in a work that wrap interpersonal and intrapersonal In search of the inclusion without obstacles.Barros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoSantos, Maria José Sara C. dos2016-07-25T15:03:29Z2016-06-272016-07-252016-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5487TID:201217260porSantos, Maria José Sara C. dos - Inclusão de crianças especiais em uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia, Brasil [Em linha] : um estudo de caso. 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