Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lia Raquel Pereira de Souza de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101983
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo geral avaliar como a política de educação inclusiva instituída pelo Governo do Estado, na Res. SE nº 95/00 se manifesta em um sistema educacional, através da comparação de como era antes e como foi o período posterior à implantação desta política. E ainda, descrever o desempenho acadêmico e o espaço social ocupado por alunos que freqüentavam classes do ensino comum concomitante às salas de recurso, a atitude social dos professores em relação à inclusão e a percepção desses profissionais sobre seus alunos nos aspectos acadêmicos e interpessoais. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso sobre um sistema educacional do ensino fundamental ciclo I. Tivemos como objeto de estudo as escolas públicas estaduais do ciclo I do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, no ano de 2005. Os dados foram coletados, por meio de entrevista, questionários sobre a posição social dos alunos, provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP-, Escala Lickert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão – ELASI e ficha avaliativa do professor sobre o desempenho acadêmico e as relações interpessoais de seus alunos. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados apontam para o aumento tanto do número de alunos encaminhados para a escola especial quanto para o número de alunos com atendimento concomitante em sala de ensino comum e sala de recurso que dobram nos cinco anos posteriores à Res. SE/SP nº 95/00. Quanto ao desempenho dos alunos no SARESP encontramos diferença significante no desempenho em Leitura e Escrita entre alunos com e sem NEE, em todas as séries de todas as escolas pesquisadas, exceto nos resultados da Redação, quando analisadas as 3ªs e 4ªs séries juntas. Um terço dos alunos pesquisados (27%) apresentaram baixa...
id UNSP_84fe502f501d67db1e8568f6f9e21fa6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101983
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulistaEducaçãoEducação especialEducação inclusivaNecessidades educacionais especiaisSpecial EducationAcademic PerformanceInclusionSpecial Educational needsEsta pesquisa teve por objetivo geral avaliar como a política de educação inclusiva instituída pelo Governo do Estado, na Res. SE nº 95/00 se manifesta em um sistema educacional, através da comparação de como era antes e como foi o período posterior à implantação desta política. E ainda, descrever o desempenho acadêmico e o espaço social ocupado por alunos que freqüentavam classes do ensino comum concomitante às salas de recurso, a atitude social dos professores em relação à inclusão e a percepção desses profissionais sobre seus alunos nos aspectos acadêmicos e interpessoais. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso sobre um sistema educacional do ensino fundamental ciclo I. Tivemos como objeto de estudo as escolas públicas estaduais do ciclo I do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, no ano de 2005. Os dados foram coletados, por meio de entrevista, questionários sobre a posição social dos alunos, provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP-, Escala Lickert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão – ELASI e ficha avaliativa do professor sobre o desempenho acadêmico e as relações interpessoais de seus alunos. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados apontam para o aumento tanto do número de alunos encaminhados para a escola especial quanto para o número de alunos com atendimento concomitante em sala de ensino comum e sala de recurso que dobram nos cinco anos posteriores à Res. SE/SP nº 95/00. Quanto ao desempenho dos alunos no SARESP encontramos diferença significante no desempenho em Leitura e Escrita entre alunos com e sem NEE, em todas as séries de todas as escolas pesquisadas, exceto nos resultados da Redação, quando analisadas as 3ªs e 4ªs séries juntas. Um terço dos alunos pesquisados (27%) apresentaram baixa...The general goal of this study is aimed at evaluating how the policy of inclusive education established by the State Government through resolution SE No 95/00 manifests itself in an educational system, by comparison, as it was before and how it was during the period after the implementation of this policy. And also, describe the academic performance and social space occupied by students who attended common classrooms and special educational needs classrooms, the teacher’s social attitudes regarding the inclusion and the perception of these professionals on their students in academic and interpersonal aspects. The methodology used was the case study. WE had as object of study the 1st cycle of the elementary public schools in the countryside of São Paulo state, in 2005.The data was gathered through interviews, questionnaires on the social position of pupils, tests of “SARESP” an evaluation system that evaluates the students academic performance of São Paulo state, Lickert scale of Social Attitudes regarding the inclusion –ELASI and the reports of the teachers about the academic performance of their students and interpersonal relationship of the students. The data was analyzed quantitatively and qualitatively. The results show an increase both in the number of students sent to special schools as to the number of students with concomitant care in the common classrooms and special needs classrooms that double in the 5 years subsequent to Resolution. SE / SP No 95/00 .The results from SARESP´s students point to significant difference in the performance of Reading and Writing skills among students with and without SEN, in all grades of all schools surveyed, except in the results of Writing, when analyzed the 3rd and 4 th grade together. One third of students surveyed (27%) presented low acceptance of their peers. Comparing the beginning and the end of the academic year of 2005,...(Complete abstract, click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Omote, Sadao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lia Raquel Pereira de Souza de [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2008-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis141 f. : il.application/pdfCARVALHO, Lia Raquel Pereira de Souza de. Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista. 2008. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101983000559883carvalho_lrps_dr_mar.pdf33004110040P57647316253011798Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:14:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101983Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-01T06:14:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
title Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
spellingShingle Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
Carvalho, Lia Raquel Pereira de Souza de [UNESP]
Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Necessidades educacionais especiais
Special Education
Academic Performance
Inclusion
Special Educational needs
title_short Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
title_full Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
title_fullStr Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
title_full_unstemmed Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
title_sort Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista
author Carvalho, Lia Raquel Pereira de Souza de [UNESP]
author_facet Carvalho, Lia Raquel Pereira de Souza de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Omote, Sadao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lia Raquel Pereira de Souza de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Necessidades educacionais especiais
Special Education
Academic Performance
Inclusion
Special Educational needs
topic Educação
Educação especial
Educação inclusiva
Necessidades educacionais especiais
Special Education
Academic Performance
Inclusion
Special Educational needs
description Esta pesquisa teve por objetivo geral avaliar como a política de educação inclusiva instituída pelo Governo do Estado, na Res. SE nº 95/00 se manifesta em um sistema educacional, através da comparação de como era antes e como foi o período posterior à implantação desta política. E ainda, descrever o desempenho acadêmico e o espaço social ocupado por alunos que freqüentavam classes do ensino comum concomitante às salas de recurso, a atitude social dos professores em relação à inclusão e a percepção desses profissionais sobre seus alunos nos aspectos acadêmicos e interpessoais. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso sobre um sistema educacional do ensino fundamental ciclo I. Tivemos como objeto de estudo as escolas públicas estaduais do ciclo I do Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, no ano de 2005. Os dados foram coletados, por meio de entrevista, questionários sobre a posição social dos alunos, provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – SARESP-, Escala Lickert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão – ELASI e ficha avaliativa do professor sobre o desempenho acadêmico e as relações interpessoais de seus alunos. Os dados foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados apontam para o aumento tanto do número de alunos encaminhados para a escola especial quanto para o número de alunos com atendimento concomitante em sala de ensino comum e sala de recurso que dobram nos cinco anos posteriores à Res. SE/SP nº 95/00. Quanto ao desempenho dos alunos no SARESP encontramos diferença significante no desempenho em Leitura e Escrita entre alunos com e sem NEE, em todas as séries de todas as escolas pesquisadas, exceto nos resultados da Redação, quando analisadas as 3ªs e 4ªs séries juntas. Um terço dos alunos pesquisados (27%) apresentaram baixa...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-04
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Lia Raquel Pereira de Souza de. Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista. 2008. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/101983
000559883
carvalho_lrps_dr_mar.pdf
33004110040P5
7647316253011798
identifier_str_mv CARVALHO, Lia Raquel Pereira de Souza de. Escolarização inclusiva de alunos com necessidades educacionais especiais: um estudo de caso de um município paulista. 2008. 141 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000559883
carvalho_lrps_dr_mar.pdf
33004110040P5
7647316253011798
url http://hdl.handle.net/11449/101983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 141 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964784178757632