A importância de uma escuta ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carla
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1281
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar evidencia a prática educativa numa instituição, em contexto pré-escolar. Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se a instituição, assim como o grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência de prática pedagógica da estagiária, salientando a sua evolução durante este período. A importância de uma escuta ativa é tratada neste relatório, reforçando a importância do escutar e dar voz às crianças. O objetivo e intenção foram o de uma criança em constante ação e participativa na sua aprendizagem. Para a concretização de todo este processo, procedeu-se ainda à análise de documentos que apoiaram e sustentaram toda a prática. ABSTRACT The recent report emerges with the degree in the Area of Teacher Formation as its range - Specialized in Preschool and shows the practical education in an institution, in the preschool context. In this report it is described and contextualized the institution, the group of children, the environment and the experiment of the trainee, following said trainee's evolution in the time being. The importance of an active listening is discussed in this report, strengthening the importance of listening to the children. The objective was of a child participative and aware of its learning. In order to fulfill this entire process, the analysis of documents which supported all of this practice was proceeded.
id RCAP_6c1ca4d87a65853ff0f5b3eb66d34218
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A importância de uma escuta ativaObservaçãoComunidade educativaEducação pré-escolarO presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar evidencia a prática educativa numa instituição, em contexto pré-escolar. Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se a instituição, assim como o grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência de prática pedagógica da estagiária, salientando a sua evolução durante este período. A importância de uma escuta ativa é tratada neste relatório, reforçando a importância do escutar e dar voz às crianças. O objetivo e intenção foram o de uma criança em constante ação e participativa na sua aprendizagem. Para a concretização de todo este processo, procedeu-se ainda à análise de documentos que apoiaram e sustentaram toda a prática. ABSTRACT The recent report emerges with the degree in the Area of Teacher Formation as its range - Specialized in Preschool and shows the practical education in an institution, in the preschool context. In this report it is described and contextualized the institution, the group of children, the environment and the experiment of the trainee, following said trainee's evolution in the time being. The importance of an active listening is discussed in this report, strengthening the importance of listening to the children. The objective was of a child participative and aware of its learning. In order to fulfill this entire process, the analysis of documents which supported all of this practice was proceeded.2013-10-23T10:33:35Z2013-10-23T00:00:00Z2013-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1281TID:201470780porSantos, Carlainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A importância de uma escuta ativa
title A importância de uma escuta ativa
spellingShingle A importância de uma escuta ativa
Santos, Carla
Observação
Comunidade educativa
Educação pré-escolar
title_short A importância de uma escuta ativa
title_full A importância de uma escuta ativa
title_fullStr A importância de uma escuta ativa
title_full_unstemmed A importância de uma escuta ativa
title_sort A importância de uma escuta ativa
author Santos, Carla
author_facet Santos, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Observação
Comunidade educativa
Educação pré-escolar
topic Observação
Comunidade educativa
Educação pré-escolar
description O presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar evidencia a prática educativa numa instituição, em contexto pré-escolar. Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se a instituição, assim como o grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência de prática pedagógica da estagiária, salientando a sua evolução durante este período. A importância de uma escuta ativa é tratada neste relatório, reforçando a importância do escutar e dar voz às crianças. O objetivo e intenção foram o de uma criança em constante ação e participativa na sua aprendizagem. Para a concretização de todo este processo, procedeu-se ainda à análise de documentos que apoiaram e sustentaram toda a prática. ABSTRACT The recent report emerges with the degree in the Area of Teacher Formation as its range - Specialized in Preschool and shows the practical education in an institution, in the preschool context. In this report it is described and contextualized the institution, the group of children, the environment and the experiment of the trainee, following said trainee's evolution in the time being. The importance of an active listening is discussed in this report, strengthening the importance of listening to the children. The objective was of a child participative and aware of its learning. In order to fulfill this entire process, the analysis of documents which supported all of this practice was proceeded.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23T10:33:35Z
2013-10-23T00:00:00Z
2013-10-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1281
TID:201470780
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1281
identifier_str_mv TID:201470780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302511066021888