Educação pré-escolar: a observação no contexto da auto-supervisão : concepções e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Fernanda das Neves Seabra
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25885
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
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spelling Educação pré-escolar: a observação no contexto da auto-supervisão : concepções e práticasObservaçãoEducação pré-escolarEducador de infânciaDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores), apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraEsta investigação centra-se nas concepções e práticas de observação de crianças em situações educativas por parte dos educadores de infância. Tem por finalidade analisar o papel das mesmas ao nível da auto-supervisão e a sua influência nos processos de autoformação e desenvolvimento profissional. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que se adoptou como estratégia o estudo de caso, dado que essa se nos afigurou como a mais adequada para a concretização dos objectivos a atingir. Incidindo sobre seis educadoras de infância de um Agrupamento de Escolas do distrito de Coimbra, o estudo tem então como objectivos: caracterizar as concepções e as práticas de observação; conhecer alguns dos factores identificados como constrangimentos no processo de observação; e finalmente, perceber em que medida a informação obtida através dos registos é objecto de reflexão e influencia as educadoras na sua prática pedagógica. Foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas, que decorreram em contexto profissional. Da análise dos dados, foi possível constatar que a observação apoia a planificação e fundamentação de actividades, permitindo conhecer as potencialidades e delinear estratégias de trabalho com as crianças, no sentido de adequar a intervenção. Verificámos, ainda, que as práticas de observação se apoiam na formação inicial, mas vão sendo modificadas em função da experiência reflectida e questionada. Em relação à continuidade da formação sobre esta temática, sobressaiu a escassez da oferta formativa, apontando-se para a importância da auto-formação e formação entre pares.This research focuses on concepts and practices of observing children in educational situations by preschool teachers. It aims to examine it’s the role in, what says respect to, self-monitoring and its influence on the processes of self training and professional development. This is a study of qualitative nature in which we adopted as a strategy the case study, given that we deem as the most suitable for achieving the objectives to reach. Focusing on six preschool teachers in a group of schools in the district of Coimbra, the study was designed to: characterize their conceptions and practices of observation, see some of the factors identified as constraints in the process of observation; and finally realize the extent to which the information obtained through the records is the subject of discussion and influence the educators in their teaching. We performed six semi-structured interviews, which took place in professional context. From the data analysis it was possible to know that the observation supports the recital and planning of activities, allowing to know the potential and outline strategies for working with children, with the goal of work adaptation. Verified also that the practice of observation is based on the initial training, but will be modified in the light of reflected and questioned experience. For the continuity of training on this topic, underscored the shortage of supply training, pointing up the importance of self-training and peer training.Cette investigation se centre dans les conceptions et pratiques de l´observation en situation éducatives de la par des éducateurs. Elle a pour finalité d´analyser les mêmes au niveau de l´auto supervision et son influence dans les procès de autoformation et développement professionnel. Il s´agit d´une recherché d´ordre qualitative oú l´on a adopté comme stratégie l´étude du cas, étend donnée que cela nous a parût comme la plus convenable pour la concrétisation des objectifs à attendre. Avec six éducateurs d´enfance d´un Regroupement d´Écoles du district de Coimbra, l´étude a ainsi comme objectifs: caractériser les conceptions et les pratiques d´observation; connaître quelques facteurs identifies comme contraintes dans le process d´observation e finalement, comprendre si l´information obtenue a travers les registres est l´objet de réflexion et si elle influençait les éducateurs dans sa pratique pédagogique. Six entrevues semi-structurées ont été réalisées dans un contexte professionnel. De l´analyse des données ce fut possible constater que l´observation soutient la planification et le fondement d´activités en permettant connaître les potentialités et délinéer des stratégies de travail avec les enfants dans le but d´ajuster l´intervention. Nouas avons vérifié, encore, que les pratiques de l´observation se soutiennent dans la formation iniciale mais se transforment peu à peu en fonction de l´expérience réfléchie et questionnée. En ce qui concerne la continuité de la formation sur cette témathyque on constacte une rareté de l´offre formative ce qui reforce l´importance de l´autoformation et formation entre paires.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25885http://hdl.handle.net/10316/25885porSantos, Maria Fernanda das Neves Seabrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48ZPortal AgregadorONG
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