Aprendizagem da escrita no ensino básico

Bibliographic Details
Main Author: Gomes, Maria do Carmo de la Cerda
Publication Date: 2016
Other Authors: Mira Leal, Susana, Serpa, Margarida Damião
Format: Book
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.3/4385
Summary: Este livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
id RCAP_6c4da70d5dd72d3bc3889f1daa1cb884
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem da escrita no ensino básicoAprendizagem da EscritaEnsino BásicoManuais EscolaresProdução EscritaProcesso de EscritaEste livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.Edições ColibriRepositório da Universidade dos AçoresGomes, Maria do Carmo de la CerdaMira Leal, SusanaSerpa, Margarida Damião2017-09-13T15:56:46Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4385porGomes, M. C. de la C., Mira Leal, S., & Serpa, M. S. D. (2016). "Aprendizagem da escrita no ensino básico". Lisboa: Edições Colibri. ISBN 978-989-689-632-4.978-989-689-632-4info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:32Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:45.429769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem da escrita no ensino básico
title Aprendizagem da escrita no ensino básico
spellingShingle Aprendizagem da escrita no ensino básico
Gomes, Maria do Carmo de la Cerda
Aprendizagem da Escrita
Ensino Básico
Manuais Escolares
Produção Escrita
Processo de Escrita
title_short Aprendizagem da escrita no ensino básico
title_full Aprendizagem da escrita no ensino básico
title_fullStr Aprendizagem da escrita no ensino básico
title_full_unstemmed Aprendizagem da escrita no ensino básico
title_sort Aprendizagem da escrita no ensino básico
author Gomes, Maria do Carmo de la Cerda
author_facet Gomes, Maria do Carmo de la Cerda
Mira Leal, Susana
Serpa, Margarida Damião
author_role author
author2 Mira Leal, Susana
Serpa, Margarida Damião
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria do Carmo de la Cerda
Mira Leal, Susana
Serpa, Margarida Damião
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da Escrita
Ensino Básico
Manuais Escolares
Produção Escrita
Processo de Escrita
topic Aprendizagem da Escrita
Ensino Básico
Manuais Escolares
Produção Escrita
Processo de Escrita
description Este livro, intitulado A Aprendizagem da Escrita no Ensino Básico, constitui o relato de um trabalho rigoroso que, devidamente sustentado do ponto de vista teórico, caracteriza um objeto – a escrita nos manuais escolares do 5.º ano de escolaridade. Essa caracterização decorre da implementação de um procedimento metodológico sistemático, que implicou a construção de um sistema de categorias relativamente extenso que cruza o objeto de estudo em duas dimensões: a da ação sobre o contexto de produção escrita e a da ação sobre o processo de escrita. Assumindo que o manual escolar, enquanto instrumento reconfigurador das orientações programáticas emanadas da tutela, tem um importante papel de regulação das práticas pedagógicas e constitui, portanto, uma importante fonte de conhecimento do que acontece nas salas de aula, esta obra, para além de evidenciar algum desfasamento entre as propostas de abordagem da escrita e as referidas orientações programáticas, traça um quadro do ensino da escrita que não parece ser muito diferente daquele que outros trabalhos, desenvolvidos ao longo das últimas três décadas, foram evidenciando.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-09-13T15:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4385
url http://hdl.handle.net/10400.3/4385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, M. C. de la C., Mira Leal, S., & Serpa, M. S. D. (2016). "Aprendizagem da escrita no ensino básico". Lisboa: Edições Colibri. ISBN 978-989-689-632-4.
978-989-689-632-4
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Colibri
publisher.none.fl_str_mv Edições Colibri
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130722003320832