A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria João Valente
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23301
Resumo: Por se considerar a escrita como a atividade por excelência em ambiente escolar, mais especificamente, em contexto de sala de aula, e assumindo-a numa perspetiva multidisciplinar e processual, optou-se por considerar esta capacidade o foco desta investigação. Paralelamente ao que acontece com a escrita, também o manual escolar mantém uma relação muito próxima com a sala de aula e tende a funcionar como centro da prática docente. Assim sendo, a presente investigação apresenta como finalidade a análise das atividades propostas aos alunos por um manual escolar de História e Geografia de Portugal do 5.º ano relativamente à escrita, no sentido de verificar se esta é concebida como tarefa de construção de conhecimentos ou apenas de reprodução de conhecimentos. No final do presente estudo, verificou-se que, apesar de o manual em questão apresentar algumas tarefas de escrita com o objetivo de construir conhecimentos nos alunos, estas não serão as suficientes para que os alunos revelem sucesso na disciplina de História.
id RCAP_f3162bee93e67b661e13d3640e347df6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manualEnsino da escritaProcessos da escritaComposição escritaEnsino da históriaManuais escolaresTécnicas da aulaPor se considerar a escrita como a atividade por excelência em ambiente escolar, mais especificamente, em contexto de sala de aula, e assumindo-a numa perspetiva multidisciplinar e processual, optou-se por considerar esta capacidade o foco desta investigação. Paralelamente ao que acontece com a escrita, também o manual escolar mantém uma relação muito próxima com a sala de aula e tende a funcionar como centro da prática docente. Assim sendo, a presente investigação apresenta como finalidade a análise das atividades propostas aos alunos por um manual escolar de História e Geografia de Portugal do 5.º ano relativamente à escrita, no sentido de verificar se esta é concebida como tarefa de construção de conhecimentos ou apenas de reprodução de conhecimentos. No final do presente estudo, verificou-se que, apesar de o manual em questão apresentar algumas tarefas de escrita com o objetivo de construir conhecimentos nos alunos, estas não serão as suficientes para que os alunos revelem sucesso na disciplina de História.Because writing is considered the activity par excellence in a school, more specifically, in a classroom context, and assuming it in a multidisciplinary and procedural perspective, it was decided to consider this capacity as the focus of this investigation. Parallel to what happens with writing, the students book also has a very close relationship with the classroom and tends to function as the center of the teaching practice. Therefore, this research presents the analysis of the activities proposed in a History and Geography of Portugal of the 5th year students book in relation to writing, in order to verify if it works as a task of knowledge construction or only of knowledge reproduction. The choice of the manual fell on the fact that it was the manual adopted by the school in which my curricular internship took place. The high contact I had with this work instrument greatly helped the study, because it enabled me to know the book considerably before starting to analyze it. At the end of the present study it was verified that, although the manual in question presents some writing tasks with the purpose of building knowledge in the students, these are not enough for the students to reveal success in the discipline of HistoryUniversidade de Aveiro2017-01-052017-01-05T00:00:00Z2019-01-05T11:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23301TID:201943379porCosta, Maria João Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T03:55:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
title A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
spellingShingle A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
Costa, Maria João Valente
Ensino da escrita
Processos da escrita
Composição escrita
Ensino da história
Manuais escolares
Técnicas da aula
title_short A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
title_full A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
title_fullStr A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
title_full_unstemmed A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
title_sort A escrita e o ensino da história e geografia de Portugal: o caso de um manual
author Costa, Maria João Valente
author_facet Costa, Maria João Valente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria João Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da escrita
Processos da escrita
Composição escrita
Ensino da história
Manuais escolares
Técnicas da aula
topic Ensino da escrita
Processos da escrita
Composição escrita
Ensino da história
Manuais escolares
Técnicas da aula
description Por se considerar a escrita como a atividade por excelência em ambiente escolar, mais especificamente, em contexto de sala de aula, e assumindo-a numa perspetiva multidisciplinar e processual, optou-se por considerar esta capacidade o foco desta investigação. Paralelamente ao que acontece com a escrita, também o manual escolar mantém uma relação muito próxima com a sala de aula e tende a funcionar como centro da prática docente. Assim sendo, a presente investigação apresenta como finalidade a análise das atividades propostas aos alunos por um manual escolar de História e Geografia de Portugal do 5.º ano relativamente à escrita, no sentido de verificar se esta é concebida como tarefa de construção de conhecimentos ou apenas de reprodução de conhecimentos. No final do presente estudo, verificou-se que, apesar de o manual em questão apresentar algumas tarefas de escrita com o objetivo de construir conhecimentos nos alunos, estas não serão as suficientes para que os alunos revelem sucesso na disciplina de História.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-05
2017-01-05T00:00:00Z
2019-01-05T11:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23301
TID:201943379
url http://hdl.handle.net/10773/23301
identifier_str_mv TID:201943379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303541183938560