Os média eletrónicos e os seus resíduos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Joana Rafaela Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45748
Resumo: A reconfiguração dos fluxos de informação e das atividades comunicacionais é fruto das sucessivas transformações das TIC, das lógicas comerciais que incentivam o consumismo e na aposta das instituições na digitalização generalizada de serviços com vista ao desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. As consequências que advêm dessas transformações digitais estão documentadas por uma bibliografia já vasta em que são enumeradas as alterações à forma como comunicamos, interagimos e percecionamos o mundo. Todavia, escasseia material científico dentro das ciências da comunicação que introduza a relação a dois níveis entre o uso dos média e o seu impacto ambiental: 1) ao nível material, os dispositivos associados à comunicação digital, como smartphones ou computadores, representam uma das principais causas do aumento do lixo eletrónico; 2) ao nível de conteúdo, os média digitais são potenciais difusores de informação sobre o e-waste. A dissertação propõe uma análise teórica à volta do primeiro nível através de uma revisão da literatura e um estudo empírico direcionado para o entendimento do segundo nível. O objetivo é compreender qual a cobertura que tem sido dada ao e-waste nos websites informativos portugueses.
id RCAP_6d94117a9b08c55fc005f323444b62ed
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45748
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Os média eletrónicos e os seus resíduosDigitalizaçãoE-WasteMédiaAmbienteOnlineA reconfiguração dos fluxos de informação e das atividades comunicacionais é fruto das sucessivas transformações das TIC, das lógicas comerciais que incentivam o consumismo e na aposta das instituições na digitalização generalizada de serviços com vista ao desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. As consequências que advêm dessas transformações digitais estão documentadas por uma bibliografia já vasta em que são enumeradas as alterações à forma como comunicamos, interagimos e percecionamos o mundo. Todavia, escasseia material científico dentro das ciências da comunicação que introduza a relação a dois níveis entre o uso dos média e o seu impacto ambiental: 1) ao nível material, os dispositivos associados à comunicação digital, como smartphones ou computadores, representam uma das principais causas do aumento do lixo eletrónico; 2) ao nível de conteúdo, os média digitais são potenciais difusores de informação sobre o e-waste. A dissertação propõe uma análise teórica à volta do primeiro nível através de uma revisão da literatura e um estudo empírico direcionado para o entendimento do segundo nível. O objetivo é compreender qual a cobertura que tem sido dada ao e-waste nos websites informativos portugueses.Garcia, José Luís de OliveiraGraça, Sara Soares de Meireles, 1974-Repositório ComumMoura, Joana Rafaela Alves2023-07-27T10:34:52Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45748TID:203333454porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T02:15:59ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Os média eletrónicos e os seus resíduos
title Os média eletrónicos e os seus resíduos
spellingShingle Os média eletrónicos e os seus resíduos
Moura, Joana Rafaela Alves
Digitalização
E-Waste
Média
Ambiente
Online
title_short Os média eletrónicos e os seus resíduos
title_full Os média eletrónicos e os seus resíduos
title_fullStr Os média eletrónicos e os seus resíduos
title_full_unstemmed Os média eletrónicos e os seus resíduos
title_sort Os média eletrónicos e os seus resíduos
author Moura, Joana Rafaela Alves
author_facet Moura, Joana Rafaela Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, José Luís de Oliveira
Graça, Sara Soares de Meireles, 1974-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Joana Rafaela Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Digitalização
E-Waste
Média
Ambiente
Online
topic Digitalização
E-Waste
Média
Ambiente
Online
description A reconfiguração dos fluxos de informação e das atividades comunicacionais é fruto das sucessivas transformações das TIC, das lógicas comerciais que incentivam o consumismo e na aposta das instituições na digitalização generalizada de serviços com vista ao desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. As consequências que advêm dessas transformações digitais estão documentadas por uma bibliografia já vasta em que são enumeradas as alterações à forma como comunicamos, interagimos e percecionamos o mundo. Todavia, escasseia material científico dentro das ciências da comunicação que introduza a relação a dois níveis entre o uso dos média e o seu impacto ambiental: 1) ao nível material, os dispositivos associados à comunicação digital, como smartphones ou computadores, representam uma das principais causas do aumento do lixo eletrónico; 2) ao nível de conteúdo, os média digitais são potenciais difusores de informação sobre o e-waste. A dissertação propõe uma análise teórica à volta do primeiro nível através de uma revisão da literatura e um estudo empírico direcionado para o entendimento do segundo nível. O objetivo é compreender qual a cobertura que tem sido dada ao e-waste nos websites informativos portugueses.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27T10:34:52Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/45748
TID:203333454
url http://hdl.handle.net/10400.26/45748
identifier_str_mv TID:203333454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304555257593856