Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Ruben Miguel Albuquerque
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36532
Resumo: O presente relatório respeita ao estágio curricular realizado no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em empresas cuja atividade principal é o serviço Após-Venda automóvel. Este relatório compreende três partes fundamentais: a otimização da capacidade de um serviço Após-Venda automóvel, assim como os indicadores de desempenho para promover uma maior capacidade oficinal, a descrição das atividades e das medidas implementas na Renault Truck’s e, por fim, a explicação da atual função e os objetivos pretendidos no meu cargo atual na SIVA. A Renault Truck’s da Mealhada é uma empresa do Grupo Galius, fundada em 1993, que conta atualmente com 15 colaboradores. As atividades desenvolvidas durante este estágio podem ser agrupadas em duas grandes áreas: otimização de um serviço Após-Venda numa oficina e análise de medição da produtividade e eficiência dos produtivos. A SIVA é uma empresa ligada à importação automóvel, do Grupo Volkswagen em Portugal, que conta, no total, com cerca de 800 colaboradores, sendo aqui as atividades principais o controlo das oficinas do grupo e a implementação de medidas para melhorar o serviço Após-Venda para os clientes. Na universidade aprende-se, essencialmente, aspetos teóricos fundamentais às exigências de um profissional; contudo é necessário complementar esse conhecimento com uma componente prática, que poderá ser materializada através do estágio. Obtém-se contacto com a vida real, ou seja, com o que realmente acontece no dia-a-dia de uma organização. No final do estágio é feita a avaliação do mesmo, e conclui-se que este contribuiu de forma bastante significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo adquirir competências que são transversais a esta área e que serão úteis, sobretudo no início da vida profissional.
id RCAP_6e5d9b223c485c39bcb43fbab58b1daa
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36532
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-VendaOficinaApós VendaProdutividadeKPI’sMétricasMedidasO presente relatório respeita ao estágio curricular realizado no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em empresas cuja atividade principal é o serviço Após-Venda automóvel. Este relatório compreende três partes fundamentais: a otimização da capacidade de um serviço Após-Venda automóvel, assim como os indicadores de desempenho para promover uma maior capacidade oficinal, a descrição das atividades e das medidas implementas na Renault Truck’s e, por fim, a explicação da atual função e os objetivos pretendidos no meu cargo atual na SIVA. A Renault Truck’s da Mealhada é uma empresa do Grupo Galius, fundada em 1993, que conta atualmente com 15 colaboradores. As atividades desenvolvidas durante este estágio podem ser agrupadas em duas grandes áreas: otimização de um serviço Após-Venda numa oficina e análise de medição da produtividade e eficiência dos produtivos. A SIVA é uma empresa ligada à importação automóvel, do Grupo Volkswagen em Portugal, que conta, no total, com cerca de 800 colaboradores, sendo aqui as atividades principais o controlo das oficinas do grupo e a implementação de medidas para melhorar o serviço Após-Venda para os clientes. Na universidade aprende-se, essencialmente, aspetos teóricos fundamentais às exigências de um profissional; contudo é necessário complementar esse conhecimento com uma componente prática, que poderá ser materializada através do estágio. Obtém-se contacto com a vida real, ou seja, com o que realmente acontece no dia-a-dia de uma organização. No final do estágio é feita a avaliação do mesmo, e conclui-se que este contribuiu de forma bastante significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo adquirir competências que são transversais a esta área e que serão úteis, sobretudo no início da vida profissional.Farinha, José Manuel TorresRepositório ComumTavares, Ruben Miguel Albuquerque2021-05-19T11:39:15Z2019-102020-04-17T00:00:00Z2020-04-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:07.551902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
title Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
spellingShingle Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
Tavares, Ruben Miguel Albuquerque
Oficina
Após Venda
Produtividade
KPI’s
Métricas
Medidas
title_short Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
title_full Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
title_fullStr Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
title_full_unstemmed Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
title_sort Análise do funcionamento de uma oficina automóvel e otimização do serviço Após-Venda
author Tavares, Ruben Miguel Albuquerque
author_facet Tavares, Ruben Miguel Albuquerque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Farinha, José Manuel Torres
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Ruben Miguel Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Oficina
Após Venda
Produtividade
KPI’s
Métricas
Medidas
topic Oficina
Após Venda
Produtividade
KPI’s
Métricas
Medidas
description O presente relatório respeita ao estágio curricular realizado no âmbito do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, em empresas cuja atividade principal é o serviço Após-Venda automóvel. Este relatório compreende três partes fundamentais: a otimização da capacidade de um serviço Após-Venda automóvel, assim como os indicadores de desempenho para promover uma maior capacidade oficinal, a descrição das atividades e das medidas implementas na Renault Truck’s e, por fim, a explicação da atual função e os objetivos pretendidos no meu cargo atual na SIVA. A Renault Truck’s da Mealhada é uma empresa do Grupo Galius, fundada em 1993, que conta atualmente com 15 colaboradores. As atividades desenvolvidas durante este estágio podem ser agrupadas em duas grandes áreas: otimização de um serviço Após-Venda numa oficina e análise de medição da produtividade e eficiência dos produtivos. A SIVA é uma empresa ligada à importação automóvel, do Grupo Volkswagen em Portugal, que conta, no total, com cerca de 800 colaboradores, sendo aqui as atividades principais o controlo das oficinas do grupo e a implementação de medidas para melhorar o serviço Após-Venda para os clientes. Na universidade aprende-se, essencialmente, aspetos teóricos fundamentais às exigências de um profissional; contudo é necessário complementar esse conhecimento com uma componente prática, que poderá ser materializada através do estágio. Obtém-se contacto com a vida real, ou seja, com o que realmente acontece no dia-a-dia de uma organização. No final do estágio é feita a avaliação do mesmo, e conclui-se que este contribuiu de forma bastante significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo adquirir competências que são transversais a esta área e que serão úteis, sobretudo no início da vida profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2020-04-17T00:00:00Z
2020-04-17T00:00:00Z
2021-05-19T11:39:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36532
url http://hdl.handle.net/10400.26/36532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130034581012480