A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, António G.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2753
Resumo: A nossa prática profissional em instituições de formação de professores de Educação Física, tem contribuído para uma maior atenção com questões inerentes à definição da identidade docente. Com o intuito de estudar estas questões, desenvolvemos o presente estudo, procurando analisar a forma como os professores de Educação Física se avaliam enquanto docentes, considerando o reflexo da formação inicial na definição da sua identidade. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas na área disciplinar de Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação e da experiência profissional, definem-se como bons professores, assegurando possuir boas capacidades pedagógicas, procurando promover as aprendizagens e desenvolver as capacidades dos seus alunos, incutindo-lhes valores e valorizando a questão do saber estar.
id RCAP_719d8e897415cf61c26c67d7821d6f67
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2753
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A auto-estima profissional dos professores de educação física em PortugalFormação de professoresEducação físicaAutoestimaIdentidadePhysical educationProfessorsSelf-esteemIdentityA nossa prática profissional em instituições de formação de professores de Educação Física, tem contribuído para uma maior atenção com questões inerentes à definição da identidade docente. Com o intuito de estudar estas questões, desenvolvemos o presente estudo, procurando analisar a forma como os professores de Educação Física se avaliam enquanto docentes, considerando o reflexo da formação inicial na definição da sua identidade. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas na área disciplinar de Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação e da experiência profissional, definem-se como bons professores, assegurando possuir boas capacidades pedagógicas, procurando promover as aprendizagens e desenvolver as capacidades dos seus alunos, incutindo-lhes valores e valorizando a questão do saber estar.Our professional practice in institutions of the formation of teachers on Physical Education, has contributed for a bigger attention with inborn questions to the definition of the teaching identity. In order to study these questions, we developed the present study, looking forward to find out about the structure of teachers of Physical Education. We mean to identify if teachers evaluate while, considering the consequence of the initial formation in the definition of its identity. Appealing to a methodology of qualitative form, this study has been centered in a group of fifteen teachers with distinct initial formations in the Physical Education area in the most known institutions in Portugal. We conclude that teachers, independently of their school of formation and their professional experience, define themselves as good teachers, assuring to possess good pedagogical capacities, looking forward to promote the learning’s and to develop the capacities of the pupils.Fundação para a Ciência e a TecnologiaInstituto Politécnico de CoimbraRepositório AbertoFerreira, António G.Moreira, J. António2014-01-07T20:24:49Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2753porFerreira. António G.; Moreira, J. António - A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal. "Exedra [Em linha] : Revista Científica". ISSN 1646-9526. Nº 4 (2010), p. 65-801646-9526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:11.627320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
title A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
spellingShingle A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
Ferreira, António G.
Formação de professores
Educação física
Autoestima
Identidade
Physical education
Professors
Self-esteem
Identity
title_short A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
title_full A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
title_fullStr A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
title_full_unstemmed A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
title_sort A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
author Ferreira, António G.
author_facet Ferreira, António G.
Moreira, J. António
author_role author
author2 Moreira, J. António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, António G.
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação física
Autoestima
Identidade
Physical education
Professors
Self-esteem
Identity
topic Formação de professores
Educação física
Autoestima
Identidade
Physical education
Professors
Self-esteem
Identity
description A nossa prática profissional em instituições de formação de professores de Educação Física, tem contribuído para uma maior atenção com questões inerentes à definição da identidade docente. Com o intuito de estudar estas questões, desenvolvemos o presente estudo, procurando analisar a forma como os professores de Educação Física se avaliam enquanto docentes, considerando o reflexo da formação inicial na definição da sua identidade. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas na área disciplinar de Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação e da experiência profissional, definem-se como bons professores, assegurando possuir boas capacidades pedagógicas, procurando promover as aprendizagens e desenvolver as capacidades dos seus alunos, incutindo-lhes valores e valorizando a questão do saber estar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2014-01-07T20:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2753
url http://hdl.handle.net/10400.2/2753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira. António G.; Moreira, J. António - A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal. "Exedra [Em linha] : Revista Científica". ISSN 1646-9526. Nº 4 (2010), p. 65-80
1646-9526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135010921381888