A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/2753 |
Resumo: | A nossa prática profissional em instituições de formação de professores de Educação Física, tem contribuído para uma maior atenção com questões inerentes à definição da identidade docente. Com o intuito de estudar estas questões, desenvolvemos o presente estudo, procurando analisar a forma como os professores de Educação Física se avaliam enquanto docentes, considerando o reflexo da formação inicial na definição da sua identidade. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas na área disciplinar de Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação e da experiência profissional, definem-se como bons professores, assegurando possuir boas capacidades pedagógicas, procurando promover as aprendizagens e desenvolver as capacidades dos seus alunos, incutindo-lhes valores e valorizando a questão do saber estar. |
id |
RCAP_719d8e897415cf61c26c67d7821d6f67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2753 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em PortugalFormação de professoresEducação físicaAutoestimaIdentidadePhysical educationProfessorsSelf-esteemIdentityA nossa prática profissional em instituições de formação de professores de Educação Física, tem contribuído para uma maior atenção com questões inerentes à definição da identidade docente. Com o intuito de estudar estas questões, desenvolvemos o presente estudo, procurando analisar a forma como os professores de Educação Física se avaliam enquanto docentes, considerando o reflexo da formação inicial na definição da sua identidade. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas na área disciplinar de Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação e da experiência profissional, definem-se como bons professores, assegurando possuir boas capacidades pedagógicas, procurando promover as aprendizagens e desenvolver as capacidades dos seus alunos, incutindo-lhes valores e valorizando a questão do saber estar.Our professional practice in institutions of the formation of teachers on Physical Education, has contributed for a bigger attention with inborn questions to the definition of the teaching identity. In order to study these questions, we developed the present study, looking forward to find out about the structure of teachers of Physical Education. We mean to identify if teachers evaluate while, considering the consequence of the initial formation in the definition of its identity. Appealing to a methodology of qualitative form, this study has been centered in a group of fifteen teachers with distinct initial formations in the Physical Education area in the most known institutions in Portugal. We conclude that teachers, independently of their school of formation and their professional experience, define themselves as good teachers, assuring to possess good pedagogical capacities, looking forward to promote the learning’s and to develop the capacities of the pupils.Fundação para a Ciência e a TecnologiaInstituto Politécnico de CoimbraRepositório AbertoFerreira, António G.Moreira, J. António2014-01-07T20:24:49Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2753porFerreira. António G.; Moreira, J. António - A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal. "Exedra [Em linha] : Revista Científica". ISSN 1646-9526. Nº 4 (2010), p. 65-801646-9526info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:49Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:11.627320Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal |
title |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal |
spellingShingle |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal Ferreira, António G. Formação de professores Educação física Autoestima Identidade Physical education Professors Self-esteem Identity |
title_short |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal |
title_full |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal |
title_fullStr |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal |
title_full_unstemmed |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal |
title_sort |
A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal |
author |
Ferreira, António G. |
author_facet |
Ferreira, António G. Moreira, J. António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, J. António |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, António G. Moreira, J. António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação física Autoestima Identidade Physical education Professors Self-esteem Identity |
topic |
Formação de professores Educação física Autoestima Identidade Physical education Professors Self-esteem Identity |
description |
A nossa prática profissional em instituições de formação de professores de Educação Física, tem contribuído para uma maior atenção com questões inerentes à definição da identidade docente. Com o intuito de estudar estas questões, desenvolvemos o presente estudo, procurando analisar a forma como os professores de Educação Física se avaliam enquanto docentes, considerando o reflexo da formação inicial na definição da sua identidade. Recorrendo a uma metodologia de cariz qualitativo o estudo centrou-se num grupo de quinze professores com formações iniciais distintas na área disciplinar de Educação Física realizadas nas instituições mais marcantes de Portugal. Concluímos que os professores, independentemente da escola de formação e da experiência profissional, definem-se como bons professores, assegurando possuir boas capacidades pedagógicas, procurando promover as aprendizagens e desenvolver as capacidades dos seus alunos, incutindo-lhes valores e valorizando a questão do saber estar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2014-01-07T20:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/2753 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/2753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira. António G.; Moreira, J. António - A auto-estima profissional dos professores de educação física em Portugal. "Exedra [Em linha] : Revista Científica". ISSN 1646-9526. Nº 4 (2010), p. 65-80 1646-9526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135010921381888 |