Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20548
Resumo: Mestrado APNOR
id RCAP_75cedd65e0bfeece62f0480f7c5575bc
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de BragançaAbandono escolarConclusão de programas de estudosInstituto Politécnico de BragançaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNORUm dos principais problemas no ensino superior centra-se no desequilíbrio entre o número de entradas e o número de saídas dos estudantes, bem como a elevada taxa de abandono escolar (Breier, 2010; Paura & Arhipova, 2014). O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) não é alheio a estas problemáticas, já que nos últimos anos a taxa de abandono tem crescido, que se reflete no aumento da diferença entre o número de entradas e saídas. Neste sentido, pretende-se com o presente trabalho de investigação identificar os motivos de abandono escolar no Instituto Politécnico de Bragança e conhecer o reduzido número de diplomados do IPB, de 2013 a 2017. Esta análise incide nas 5 unidades orgânicas que integram o IPB, por ciclo de estudos e por ano curricular. Após esta análise pretende-se contribuir com a apresentação de políticas e planos de ação que combatam estas problemáticas. Deste modo, recolheu-se a informação de 3.535 estudantes, que se encontravam em situação de abandono escolar (a sua matrícula ou inscrição estavam anuladas), junto dos Serviços Académicos do IPB ou em situação de risco de abandono (estudantes em situação de interrupção nos estudos). Dos 3.535 foram selecionados para o presente estudo um total de 3.226 estudantes nacionais, tendo sido gerada uma amostra aleatória de 258 estudantes, que serviu de base para a recolha de informação relativa à identificação dos motivos de abandono escolar no IPB. A recolha desta última informação foi realizada por telefone no período entre março e maio de 2019. Os resultados obtidos revelam que os motivos que levaram os estudantes a abandonar o IPB foram: inserção no mercado de trabalho; incompatibilidade profissional; incompatibilidade de horário; insatisfação com o curso; estar longe de casa; notas baixas/rendimento; dificuldades económicas; problemas pessoais/familiares; dificuldades em realizar UC; transferência para outra universidade/instituto; desilusão com as matérias lecionadas; problemas de saúde/psicológicos; incompatibilidade familiar; curso não era 1.ª opção; dificuldade do curso; incompatibilidade com docente; má integração na instituição e mau relacionamento/integração com colegas. Constatou-se, ainda, uma relação inversa entre o número de faltas às UC e a média final de curso.One of the main problems in University education focuses on the imbalance between the number of students entering and leaving, as well as the high dropout rate (Breier, 2010; Paura & Arhipova, 2014). The Polytechnic Institute of Bragança (IPB) is not out of these problems, since in recent years the dropout rate has grown, which is reflected in the widening gap between the number of entries and exits. In this sense, the aim of this research is to identify the reasons for dropping out at Bragança Polytechnic Institute and to know the small number of graduates of IPB, from 2013 to 2017. This analysis focuses on the 5 organic units that make up the IPB, by study cycle and by curriculum year. After this analysis we intend to contribute to the presentation of policies and action plans that combat these issues. In this way, it was collected from 3,535 students who were leaving school (their enrollment or registration were canceled), at the IPB Academic Services or at risk of dropping out (students who were interrupted at school). studies). Of the 3,535, a total of 3,226 national students were selected for the present study, and a random sample of 258 students was generated, which was used as a basis for collecting information regarding the identification of the reasons for dropping out of school in the IPB. This last information was collected by telephone between March and May 2019. The results show that the reasons that students leave IPB were: insertion in the job market; professional incompatibility; time mismatch; dissatisfaction with the course; being away from home; low grades; economic difficulties; personal / family problems;; transfer to another university / institute; disappointment with the subjects taught; health / psychological problems; family incompatibility; course was not the 1st option; difficulty of the course; incompatibility with teachers; poor integration in the institution and poor relationship / integration with colleagues. It was also found an inverse relationship between the number of absences at classes and the final average of course.Fernandes, Paula O.Alves, AlbanoBiblioteca Digital do IPBFernandes, Andreia Filipa dos Santos2020-02-04T10:52:45Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20548TID:202409147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:39Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:23.518195Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
title Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
spellingShingle Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
Fernandes, Andreia Filipa dos Santos
Abandono escolar
Conclusão de programas de estudos
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
title_full Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
title_fullStr Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
title_full_unstemmed Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
title_sort Abandono e conclusão de programas de estudos no Instituto Politécnico de Bragança
author Fernandes, Andreia Filipa dos Santos
author_facet Fernandes, Andreia Filipa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Paula O.
Alves, Albano
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andreia Filipa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Abandono escolar
Conclusão de programas de estudos
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Abandono escolar
Conclusão de programas de estudos
Instituto Politécnico de Bragança
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Mestrado APNOR
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-04T10:52:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/20548
TID:202409147
url http://hdl.handle.net/10198/20548
identifier_str_mv TID:202409147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135381276327936