Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Nuno Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11772
Resumo: O Estágio Pedagógico assume um papel importante no culminar de um ciclo de formação, mas também no começo da vida de docente. Desta forma, o espaço de estágio apresenta-se por um lado, como uma oportunidade de transformar, e por outro de colocar em prática, num contexto real, os conhecimentos adquiridos até ao momento. Assumir a profissão de docente implica um comprometimento com o processo de ensino, mas também com o contexto de ensino e com a comunidade educativa, conferindo-lhe um sentido próprio e pessoal. Com efeito, o Estágio Pedagógico é um processo de construção profissional significativo. O estágio retratado no presente documento foi realizado na Escola Secundária da Portela, num núcleo composto por dois professores estagiários, um professor de faculdade e uma professora orientadora de escola. Ao longo deste percurso foram-se evidenciando várias caraterísticas, entre as quais destaco o espírito de grupo e coesão, permitindo desta forma, um crescimento constante e diário, potencializando a futura profissão de docente. Os vários relatos apresentados e descritos surgem no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Portela, no ano letivo 2017-18, representando o trabalho contínuo que foi realizado quer em termos individuais, quer em termos coletivos, envolvendo as quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Todas estas áreas apresentam a sua especificidade, realçando a área da direção de turma, pelo impacto positivo que os vários projetos desenvolvidos possibilitaram, nomeadamente na maior interligação entre os vários elementos que compõem a comunidade escolar.
id RCAP_75ee1a85bd1e9592817ace38a3c774f1
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11772
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da PortelaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOSENSINODESPORTO ESCOLARPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGTRAINEESHIPSTEACHINGSCHOOL SPORTSO Estágio Pedagógico assume um papel importante no culminar de um ciclo de formação, mas também no começo da vida de docente. Desta forma, o espaço de estágio apresenta-se por um lado, como uma oportunidade de transformar, e por outro de colocar em prática, num contexto real, os conhecimentos adquiridos até ao momento. Assumir a profissão de docente implica um comprometimento com o processo de ensino, mas também com o contexto de ensino e com a comunidade educativa, conferindo-lhe um sentido próprio e pessoal. Com efeito, o Estágio Pedagógico é um processo de construção profissional significativo. O estágio retratado no presente documento foi realizado na Escola Secundária da Portela, num núcleo composto por dois professores estagiários, um professor de faculdade e uma professora orientadora de escola. Ao longo deste percurso foram-se evidenciando várias caraterísticas, entre as quais destaco o espírito de grupo e coesão, permitindo desta forma, um crescimento constante e diário, potencializando a futura profissão de docente. Os vários relatos apresentados e descritos surgem no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Portela, no ano letivo 2017-18, representando o trabalho contínuo que foi realizado quer em termos individuais, quer em termos coletivos, envolvendo as quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Todas estas áreas apresentam a sua especificidade, realçando a área da direção de turma, pelo impacto positivo que os vários projetos desenvolvidos possibilitaram, nomeadamente na maior interligação entre os vários elementos que compõem a comunidade escolar.The Pedagogical Training assumes an important role at both the conclusion of an academic cycle, and at the beginning of the teaching career. Therefore, it presents itself as, on one hand, an opportunity to transform, and on the other, to put into practice, in a real setting, the knowledge acquired up until now. Assuming a teaching career demands a committment with the teaching process, the context we find ourselves on, and with the educational community, giving it a unique and personal meaning. For that reason, the training is a process of significant professional growth. The training reported in this document was carried out at Escola Secundária da Portela, by a group composed of two trainee teachers, a college professor and a school supervising teacher. Throughout this training period, several aspects were evident, among which I highlight the group spirit and cohesiveness, allowing for a constant growth, and building ourselves up for the upcoming teaching career. The various reports presented and described appear in the context of the pedagogical training carried out at Escola Secundária da Portela in the 2017-18 academic year, representing the continuous work carried out both in individual and collective terms, grouped in the four areas: teaching, class head-teaching, School Sport and seminar. All these areas present their specificity, highlighting the area of the class head-teaching, by the positive impact that the several projects developed allowed, namely in the greater interconnection between the several elements that compose the school community.2021-04-05T15:31:09Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11772TID:202690571porRibeiro, Nuno Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:16ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
title Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
spellingShingle Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
Ribeiro, Nuno Costa
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS
ENSINO
DESPORTO ESCOLAR
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
TRAINEESHIPS
TEACHING
SCHOOL SPORTS
title_short Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
title_full Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
title_fullStr Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
title_full_unstemmed Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
title_sort Relatório de estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária da Portela
author Ribeiro, Nuno Costa
author_facet Ribeiro, Nuno Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Nuno Costa
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS
ENSINO
DESPORTO ESCOLAR
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
TRAINEESHIPS
TEACHING
SCHOOL SPORTS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS
ENSINO
DESPORTO ESCOLAR
PHYSICAL EDUCATION
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
TRAINEESHIPS
TEACHING
SCHOOL SPORTS
description O Estágio Pedagógico assume um papel importante no culminar de um ciclo de formação, mas também no começo da vida de docente. Desta forma, o espaço de estágio apresenta-se por um lado, como uma oportunidade de transformar, e por outro de colocar em prática, num contexto real, os conhecimentos adquiridos até ao momento. Assumir a profissão de docente implica um comprometimento com o processo de ensino, mas também com o contexto de ensino e com a comunidade educativa, conferindo-lhe um sentido próprio e pessoal. Com efeito, o Estágio Pedagógico é um processo de construção profissional significativo. O estágio retratado no presente documento foi realizado na Escola Secundária da Portela, num núcleo composto por dois professores estagiários, um professor de faculdade e uma professora orientadora de escola. Ao longo deste percurso foram-se evidenciando várias caraterísticas, entre as quais destaco o espírito de grupo e coesão, permitindo desta forma, um crescimento constante e diário, potencializando a futura profissão de docente. Os vários relatos apresentados e descritos surgem no âmbito do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Portela, no ano letivo 2017-18, representando o trabalho contínuo que foi realizado quer em termos individuais, quer em termos coletivos, envolvendo as quatro áreas: a lecionação, a direção de turma, o desporto escolar e o seminário. Todas estas áreas apresentam a sua especificidade, realçando a área da direção de turma, pelo impacto positivo que os vários projetos desenvolvidos possibilitaram, nomeadamente na maior interligação entre os vários elementos que compõem a comunidade escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2021-04-05T15:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11772
TID:202690571
url http://hdl.handle.net/10437/11772
identifier_str_mv TID:202690571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302257460576256