Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12885 |
Resumo: | O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino (ESPA), sede do agrupamento de escolas Pedro Alexandrino (AEPA) situado na Póvoa de Santo Adrião em Odivelas no ano letivo de 2018-2019. A área da Lecionação e Direção de Turma foi realizada na turma 2, do 9º ano, uma turma com uma faixa etária bastante alargada e bastante heterogénea na personalidade dos alunos, mas bastante homogénea no nível das dificuldades apresentadas nas matérias. Na lecionação, as nossas opções pela prática em grupos colaborativos e a gestão preventiva da indisciplina, permitiram desenvolver um plano focado em objetivos de superação individual. As melhorias mais significativas verificaram-se em matérias específicas e relativamente exigentes, considerando a avaliação inicial, a ginástica e o basquetebol. Na aptidão física alcançámos progressos significativos na resistência aeróbia orgânica, em especial os alunos que à partida tinham limitações de aptidão física Na direção de turma, os desafios mais relevantes foram o risco de retenção, excesso de faltas ou comportamentos indevidos. A intervenção foi direcionada em melhorar o comportamento em sala de aula, controlar e apoiar casos de faltas e adotar medidas de apoio ao estudo, de modo a promover o sucesso de todos os alunos no final do ano, especialmente daqueles que já apresentavam algumas retenções. Em relação a área do Desporto Escolar, no grupo-equipa de Tiro com Arco com participação interessada doa alunos, resultando em progressão evidente, sendo o primeiro ano do núcleo. Os treinos foram limitados pela lesão do professor responsável a meio do 2º período. No entanto, continuei a acompanhar os alunos às competições, em especial nos campeonatos regional e nacional, com classificação de pódio. No Seminário, focámos temas escolhidos pelos professores de Educação Física: a “Abordagem da Luta Livre Olímpica nas aulas de EF” e “A abordagem da Ginástica de Aparelhos nas aulas de EF”. Na apresentação e discussão do grupo de EF foram partilhadas e discutidas opções práticas. Na parte prática, fez-se a demonstração de exercícios e formas lúdicas e, também, a análise tipo de atividades organizadas pelos professores nas aulas. Discutiu-se a viabilidade e repercussão destas propostas para as aprendizagens dos alunos e o alcance dos objetivos curriculares. Palavras-chaves: Estágio, Educação Física, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário. |
id |
RCAP_93c3ce04dd3dad40ba74a4dd5704f453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12885 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro AlexandrinoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOESTÁGIOSDOCÊNCIADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARPHYSICAL EDUCATIONSPORTTRAINEESHIPSTEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSSEMINÁRIOSSEMINARSO Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino (ESPA), sede do agrupamento de escolas Pedro Alexandrino (AEPA) situado na Póvoa de Santo Adrião em Odivelas no ano letivo de 2018-2019. A área da Lecionação e Direção de Turma foi realizada na turma 2, do 9º ano, uma turma com uma faixa etária bastante alargada e bastante heterogénea na personalidade dos alunos, mas bastante homogénea no nível das dificuldades apresentadas nas matérias. Na lecionação, as nossas opções pela prática em grupos colaborativos e a gestão preventiva da indisciplina, permitiram desenvolver um plano focado em objetivos de superação individual. As melhorias mais significativas verificaram-se em matérias específicas e relativamente exigentes, considerando a avaliação inicial, a ginástica e o basquetebol. Na aptidão física alcançámos progressos significativos na resistência aeróbia orgânica, em especial os alunos que à partida tinham limitações de aptidão física Na direção de turma, os desafios mais relevantes foram o risco de retenção, excesso de faltas ou comportamentos indevidos. A intervenção foi direcionada em melhorar o comportamento em sala de aula, controlar e apoiar casos de faltas e adotar medidas de apoio ao estudo, de modo a promover o sucesso de todos os alunos no final do ano, especialmente daqueles que já apresentavam algumas retenções. Em relação a área do Desporto Escolar, no grupo-equipa de Tiro com Arco com participação interessada doa alunos, resultando em progressão evidente, sendo o primeiro ano do núcleo. Os treinos foram limitados pela lesão do professor responsável a meio do 2º período. No entanto, continuei a acompanhar os alunos às competições, em especial nos campeonatos regional e nacional, com classificação de pódio. No Seminário, focámos temas escolhidos pelos professores de Educação Física: a “Abordagem da Luta Livre Olímpica nas aulas de EF” e “A abordagem da Ginástica de Aparelhos nas aulas de EF”. Na apresentação e discussão do grupo de EF foram partilhadas e discutidas opções práticas. Na parte prática, fez-se a demonstração de exercícios e formas lúdicas e, também, a análise tipo de atividades organizadas pelos professores nas aulas. Discutiu-se a viabilidade e repercussão destas propostas para as aprendizagens dos alunos e o alcance dos objetivos curriculares. Palavras-chaves: Estágio, Educação Física, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário.The internship was held at Pedro Alexandrino Secondary School (ESPA), headquarters of the Pedro Alexandrino school group (AEPA) located in Póvoa de Santo Adrião in Odivelas in the academic year 2018-2019. The area of Teaching and Class Direction was carried out in class 2, from the 9th grade, a class with a very broad age range and which was quite heterogeneous in the students' personality but very homogeneous in terms of the difficulties presented in the subjects. This allowed experiencing some challenges for solving problems, both in terms of teaching such as the constitution of heterogeneous groups or behavior in classes, or in terms of class management, such as the risk of retention, excess of absences or undue behavior. The intervention was aimed at improving classroom behavior, being aware of absences and adopting measures to support the study in order to promote the success of all students at the end of the school year, especially those who already had some retention. In relation to the School Sports area, my intervention was carried out in the Archery team-group, which was conditioned by the injury of the responsible Teacher and which prevented the training from having accompanied the students to the competitions. At the Seminar, the themes were “The Olympic Wrestling Approach in PE classes” and “The Gymnastics Approach in PE classes”. In the final proposed debate, opinions were shared and discussed, as later in the practical part, a game demonstration was held and there was a sharing of what kind of games the teachers played with their students, always taking place to share ideas, variants and answers to questions about the games shown. Key-Words: Internship, Physical Education, Teaching, Class Direction, School Sports, Seminar2022-05-25T14:57:21Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12885TID:203011805porTrony, Ricardo Alexandre Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:02ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino Trony, Ricardo Alexandre Duarte MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESTÁGIOS DOCÊNCIA DIRETORES DE TURMA DESPORTO ESCOLAR PHYSICAL EDUCATION SPORT TRAINEESHIPS TEACHING FORM TEACHERS SCHOOL SPORTS SEMINÁRIOS SEMINARS |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino |
author |
Trony, Ricardo Alexandre Duarte |
author_facet |
Trony, Ricardo Alexandre Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trony, Ricardo Alexandre Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESTÁGIOS DOCÊNCIA DIRETORES DE TURMA DESPORTO ESCOLAR PHYSICAL EDUCATION SPORT TRAINEESHIPS TEACHING FORM TEACHERS SCHOOL SPORTS SEMINÁRIOS SEMINARS |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DESPORTO ESTÁGIOS DOCÊNCIA DIRETORES DE TURMA DESPORTO ESCOLAR PHYSICAL EDUCATION SPORT TRAINEESHIPS TEACHING FORM TEACHERS SCHOOL SPORTS SEMINÁRIOS SEMINARS |
description |
O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino (ESPA), sede do agrupamento de escolas Pedro Alexandrino (AEPA) situado na Póvoa de Santo Adrião em Odivelas no ano letivo de 2018-2019. A área da Lecionação e Direção de Turma foi realizada na turma 2, do 9º ano, uma turma com uma faixa etária bastante alargada e bastante heterogénea na personalidade dos alunos, mas bastante homogénea no nível das dificuldades apresentadas nas matérias. Na lecionação, as nossas opções pela prática em grupos colaborativos e a gestão preventiva da indisciplina, permitiram desenvolver um plano focado em objetivos de superação individual. As melhorias mais significativas verificaram-se em matérias específicas e relativamente exigentes, considerando a avaliação inicial, a ginástica e o basquetebol. Na aptidão física alcançámos progressos significativos na resistência aeróbia orgânica, em especial os alunos que à partida tinham limitações de aptidão física Na direção de turma, os desafios mais relevantes foram o risco de retenção, excesso de faltas ou comportamentos indevidos. A intervenção foi direcionada em melhorar o comportamento em sala de aula, controlar e apoiar casos de faltas e adotar medidas de apoio ao estudo, de modo a promover o sucesso de todos os alunos no final do ano, especialmente daqueles que já apresentavam algumas retenções. Em relação a área do Desporto Escolar, no grupo-equipa de Tiro com Arco com participação interessada doa alunos, resultando em progressão evidente, sendo o primeiro ano do núcleo. Os treinos foram limitados pela lesão do professor responsável a meio do 2º período. No entanto, continuei a acompanhar os alunos às competições, em especial nos campeonatos regional e nacional, com classificação de pódio. No Seminário, focámos temas escolhidos pelos professores de Educação Física: a “Abordagem da Luta Livre Olímpica nas aulas de EF” e “A abordagem da Ginástica de Aparelhos nas aulas de EF”. Na apresentação e discussão do grupo de EF foram partilhadas e discutidas opções práticas. Na parte prática, fez-se a demonstração de exercícios e formas lúdicas e, também, a análise tipo de atividades organizadas pelos professores nas aulas. Discutiu-se a viabilidade e repercussão destas propostas para as aprendizagens dos alunos e o alcance dos objetivos curriculares. Palavras-chaves: Estágio, Educação Física, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-25T14:57:21Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12885 TID:203011805 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12885 |
identifier_str_mv |
TID:203011805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302234323746816 |