Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trony, Ricardo Alexandre Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12885
Resumo: O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino (ESPA), sede do agrupamento de escolas Pedro Alexandrino (AEPA) situado na Póvoa de Santo Adrião em Odivelas no ano letivo de 2018-2019. A área da Lecionação e Direção de Turma foi realizada na turma 2, do 9º ano, uma turma com uma faixa etária bastante alargada e bastante heterogénea na personalidade dos alunos, mas bastante homogénea no nível das dificuldades apresentadas nas matérias. Na lecionação, as nossas opções pela prática em grupos colaborativos e a gestão preventiva da indisciplina, permitiram desenvolver um plano focado em objetivos de superação individual. As melhorias mais significativas verificaram-se em matérias específicas e relativamente exigentes, considerando a avaliação inicial, a ginástica e o basquetebol. Na aptidão física alcançámos progressos significativos na resistência aeróbia orgânica, em especial os alunos que à partida tinham limitações de aptidão física Na direção de turma, os desafios mais relevantes foram o risco de retenção, excesso de faltas ou comportamentos indevidos. A intervenção foi direcionada em melhorar o comportamento em sala de aula, controlar e apoiar casos de faltas e adotar medidas de apoio ao estudo, de modo a promover o sucesso de todos os alunos no final do ano, especialmente daqueles que já apresentavam algumas retenções. Em relação a área do Desporto Escolar, no grupo-equipa de Tiro com Arco com participação interessada doa alunos, resultando em progressão evidente, sendo o primeiro ano do núcleo. Os treinos foram limitados pela lesão do professor responsável a meio do 2º período. No entanto, continuei a acompanhar os alunos às competições, em especial nos campeonatos regional e nacional, com classificação de pódio. No Seminário, focámos temas escolhidos pelos professores de Educação Física: a “Abordagem da Luta Livre Olímpica nas aulas de EF” e “A abordagem da Ginástica de Aparelhos nas aulas de EF”. Na apresentação e discussão do grupo de EF foram partilhadas e discutidas opções práticas. Na parte prática, fez-se a demonstração de exercícios e formas lúdicas e, também, a análise tipo de atividades organizadas pelos professores nas aulas. Discutiu-se a viabilidade e repercussão destas propostas para as aprendizagens dos alunos e o alcance dos objetivos curriculares. Palavras-chaves: Estágio, Educação Física, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário.
id RCAP_93c3ce04dd3dad40ba74a4dd5704f453
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro AlexandrinoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTOESTÁGIOSDOCÊNCIADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARPHYSICAL EDUCATIONSPORTTRAINEESHIPSTEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSSEMINÁRIOSSEMINARSO Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino (ESPA), sede do agrupamento de escolas Pedro Alexandrino (AEPA) situado na Póvoa de Santo Adrião em Odivelas no ano letivo de 2018-2019. A área da Lecionação e Direção de Turma foi realizada na turma 2, do 9º ano, uma turma com uma faixa etária bastante alargada e bastante heterogénea na personalidade dos alunos, mas bastante homogénea no nível das dificuldades apresentadas nas matérias. Na lecionação, as nossas opções pela prática em grupos colaborativos e a gestão preventiva da indisciplina, permitiram desenvolver um plano focado em objetivos de superação individual. As melhorias mais significativas verificaram-se em matérias específicas e relativamente exigentes, considerando a avaliação inicial, a ginástica e o basquetebol. Na aptidão física alcançámos progressos significativos na resistência aeróbia orgânica, em especial os alunos que à partida tinham limitações de aptidão física Na direção de turma, os desafios mais relevantes foram o risco de retenção, excesso de faltas ou comportamentos indevidos. A intervenção foi direcionada em melhorar o comportamento em sala de aula, controlar e apoiar casos de faltas e adotar medidas de apoio ao estudo, de modo a promover o sucesso de todos os alunos no final do ano, especialmente daqueles que já apresentavam algumas retenções. Em relação a área do Desporto Escolar, no grupo-equipa de Tiro com Arco com participação interessada doa alunos, resultando em progressão evidente, sendo o primeiro ano do núcleo. Os treinos foram limitados pela lesão do professor responsável a meio do 2º período. No entanto, continuei a acompanhar os alunos às competições, em especial nos campeonatos regional e nacional, com classificação de pódio. No Seminário, focámos temas escolhidos pelos professores de Educação Física: a “Abordagem da Luta Livre Olímpica nas aulas de EF” e “A abordagem da Ginástica de Aparelhos nas aulas de EF”. Na apresentação e discussão do grupo de EF foram partilhadas e discutidas opções práticas. Na parte prática, fez-se a demonstração de exercícios e formas lúdicas e, também, a análise tipo de atividades organizadas pelos professores nas aulas. Discutiu-se a viabilidade e repercussão destas propostas para as aprendizagens dos alunos e o alcance dos objetivos curriculares. Palavras-chaves: Estágio, Educação Física, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário.The internship was held at Pedro Alexandrino Secondary School (ESPA), headquarters of the Pedro Alexandrino school group (AEPA) located in Póvoa de Santo Adrião in Odivelas in the academic year 2018-2019. The area of Teaching and Class Direction was carried out in class 2, from the 9th grade, a class with a very broad age range and which was quite heterogeneous in the students' personality but very homogeneous in terms of the difficulties presented in the subjects. This allowed experiencing some challenges for solving problems, both in terms of teaching such as the constitution of heterogeneous groups or behavior in classes, or in terms of class management, such as the risk of retention, excess of absences or undue behavior. The intervention was aimed at improving classroom behavior, being aware of absences and adopting measures to support the study in order to promote the success of all students at the end of the school year, especially those who already had some retention. In relation to the School Sports area, my intervention was carried out in the Archery team-group, which was conditioned by the injury of the responsible Teacher and which prevented the training from having accompanied the students to the competitions. At the Seminar, the themes were “The Olympic Wrestling Approach in PE classes” and “The Gymnastics Approach in PE classes”. In the final proposed debate, opinions were shared and discussed, as later in the practical part, a game demonstration was held and there was a sharing of what kind of games the teachers played with their students, always taking place to share ideas, variants and answers to questions about the games shown. Key-Words: Internship, Physical Education, Teaching, Class Direction, School Sports, Seminar2022-05-25T14:57:21Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12885TID:203011805porTrony, Ricardo Alexandre Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:32:02ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
Trony, Ricardo Alexandre Duarte
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
TRAINEESHIPS
TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
SEMINÁRIOS
SEMINARS
title_short Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_full Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
title_sort Relatório de estágio pedagógico na Escola Secundária Pedro Alexandrino
author Trony, Ricardo Alexandre Duarte
author_facet Trony, Ricardo Alexandre Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trony, Ricardo Alexandre Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
TRAINEESHIPS
TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
SEMINÁRIOS
SEMINARS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
DIRETORES DE TURMA
DESPORTO ESCOLAR
PHYSICAL EDUCATION
SPORT
TRAINEESHIPS
TEACHING
FORM TEACHERS
SCHOOL SPORTS
SEMINÁRIOS
SEMINARS
description O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Secundária Pedro Alexandrino (ESPA), sede do agrupamento de escolas Pedro Alexandrino (AEPA) situado na Póvoa de Santo Adrião em Odivelas no ano letivo de 2018-2019. A área da Lecionação e Direção de Turma foi realizada na turma 2, do 9º ano, uma turma com uma faixa etária bastante alargada e bastante heterogénea na personalidade dos alunos, mas bastante homogénea no nível das dificuldades apresentadas nas matérias. Na lecionação, as nossas opções pela prática em grupos colaborativos e a gestão preventiva da indisciplina, permitiram desenvolver um plano focado em objetivos de superação individual. As melhorias mais significativas verificaram-se em matérias específicas e relativamente exigentes, considerando a avaliação inicial, a ginástica e o basquetebol. Na aptidão física alcançámos progressos significativos na resistência aeróbia orgânica, em especial os alunos que à partida tinham limitações de aptidão física Na direção de turma, os desafios mais relevantes foram o risco de retenção, excesso de faltas ou comportamentos indevidos. A intervenção foi direcionada em melhorar o comportamento em sala de aula, controlar e apoiar casos de faltas e adotar medidas de apoio ao estudo, de modo a promover o sucesso de todos os alunos no final do ano, especialmente daqueles que já apresentavam algumas retenções. Em relação a área do Desporto Escolar, no grupo-equipa de Tiro com Arco com participação interessada doa alunos, resultando em progressão evidente, sendo o primeiro ano do núcleo. Os treinos foram limitados pela lesão do professor responsável a meio do 2º período. No entanto, continuei a acompanhar os alunos às competições, em especial nos campeonatos regional e nacional, com classificação de pódio. No Seminário, focámos temas escolhidos pelos professores de Educação Física: a “Abordagem da Luta Livre Olímpica nas aulas de EF” e “A abordagem da Ginástica de Aparelhos nas aulas de EF”. Na apresentação e discussão do grupo de EF foram partilhadas e discutidas opções práticas. Na parte prática, fez-se a demonstração de exercícios e formas lúdicas e, também, a análise tipo de atividades organizadas pelos professores nas aulas. Discutiu-se a viabilidade e repercussão destas propostas para as aprendizagens dos alunos e o alcance dos objetivos curriculares. Palavras-chaves: Estágio, Educação Física, Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar, Seminário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-25T14:57:21Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12885
TID:203011805
url http://hdl.handle.net/10437/12885
identifier_str_mv TID:203011805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302234323746816