Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Fábio Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5813
Resumo: Capítulo 1 O presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, inserido no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Básica de São Miguel, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins Este documento tem como objectivo expor toda a minha experiencia vivida ao longo de todo este processo de aprendizagem enquanto docente de uma instituição escolar. Sendo o estágio realizado na Escola de São Miguel Guarda, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, leccionando educação física a uma turma do ensino Básico. O estágio pedagógico surge como a ultima etapa de formação durante este percurso académico, sendo o concretizar na prática de toda a informação recolhida ao longo destes anos. Este documento procura descrever todo o processo realizado ao longo destes meses, evidenciando dificuldades e facilidades encontradas e sentidas durante esta etapa de formação enquanto docente. Onde descrevi sobre o planeamento, avaliação e de forma em geral sobre tudo o que envolve a leccionação da educação física dentro de uma escola. Por fim, penso ter contribuído para a formação dos alunos com quem contatei, possibilitando transformações positivas nos mesmos, adquirindo assim, novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.
id RCAP_760e7cb2bbb01967c1474c504766ce5e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São MiguelDesporto EscolarEducação FísicaEnsinoEscolaEstágio PedagógicoPlaneamentoTeracia FísicaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1 O presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, inserido no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Básica de São Miguel, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins Este documento tem como objectivo expor toda a minha experiencia vivida ao longo de todo este processo de aprendizagem enquanto docente de uma instituição escolar. Sendo o estágio realizado na Escola de São Miguel Guarda, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, leccionando educação física a uma turma do ensino Básico. O estágio pedagógico surge como a ultima etapa de formação durante este percurso académico, sendo o concretizar na prática de toda a informação recolhida ao longo destes anos. Este documento procura descrever todo o processo realizado ao longo destes meses, evidenciando dificuldades e facilidades encontradas e sentidas durante esta etapa de formação enquanto docente. Onde descrevi sobre o planeamento, avaliação e de forma em geral sobre tudo o que envolve a leccionação da educação física dentro de uma escola. Por fim, penso ter contribuído para a formação dos alunos com quem contatei, possibilitando transformações positivas nos mesmos, adquirindo assim, novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.This final report stage arises under Course - Teacher Training, inserted in the second year of the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary. This document aims to expose all my lived experience throughout this learning process as the teacher of a school. Being performed in the stage of the School São Miguel Guarda, exercising training supervisor function Professor José Coelho and as master's advisor, University of Beira Interior, Professor Júlio Martins, teaching physical education at a basic class. The teaching practice emerges as the final stage of training during this academic path, being achieved in practice all the information gathered over these years. This paper seeks to describe the whole process done over these months, highlighting difficulties and facilities found and experienced during this stage of training as a teacher. Where described on the planning, evaluation and so in general about everything that involves the teaching of physical education within a school. Finally, I have contributed to the education of students with whom I contacted, enabling positive changes in them, and thereby made, new skills to practice the teaching function and teaching agent. The Physical Literacy is defined as a set of movements or physical abilities that let you perform properly physical activity everyday. This LF is meant as a kind of literacy as it happens with "reading and writing" in ages training Adult future and serves as an important basis not only for practicing various sports but also for proper physical education in individual, allowing you to perform correctly the various physical movements with which it will discuss this in your day to day, throughout their life. This research seeks to understand if there are statistically significant differences between students practicing only Physical Education and practicing Physical Education and Sports School together. Participate in this study 201 students of 2nd and 3rd cycle of Basic School São Miguel to which the test "BOT 2" Bruininks will be administered. After exploratory data analysis there were statistically significant differences in terms of physical literacy practitioners students of Physical Education and Sports School and the students only practice physical activity in physical education classes (p = 0.004). It was also possible to see that within the DE practitioners were practitioners of collective mode (Futsal) those who were better in terms of LF. Thus, we consider that those responsible for education and teachers should continue to foster the DE so that everyone has the possibility to integrate and take advantage of its benefits at the level of LF or other more benefits already commonly known.Martins, Júlio Manuel CardosoO'Hara, Kelly de Lemos SerranouBibliorumMatos, Fábio Santos2018-08-28T15:52:43Z2015-11-112015-10-22015-11-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5813TID:201644495porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
title Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
Matos, Fábio Santos
Desporto Escolar
Educação Física
Ensino
Escola
Estágio Pedagógico
Planeamento
Teracia Física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
title_full Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico: Escola Básica de São Miguel
author Matos, Fábio Santos
author_facet Matos, Fábio Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
O'Hara, Kelly de Lemos Serrano
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Fábio Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Desporto Escolar
Educação Física
Ensino
Escola
Estágio Pedagógico
Planeamento
Teracia Física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Desporto Escolar
Educação Física
Ensino
Escola
Estágio Pedagógico
Planeamento
Teracia Física
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Capítulo 1 O presente relatório final de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular – Estágio Pedagógico, inserido no segundo ano do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio decorreu na Escola Básica de São Miguel, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins Este documento tem como objectivo expor toda a minha experiencia vivida ao longo de todo este processo de aprendizagem enquanto docente de uma instituição escolar. Sendo o estágio realizado na Escola de São Miguel Guarda, exercendo a função de orientador de estágio o Professor José Coelho e como orientador de mestrado, da Universidade da Beira Interior, o Professor Doutor Júlio Martins, leccionando educação física a uma turma do ensino Básico. O estágio pedagógico surge como a ultima etapa de formação durante este percurso académico, sendo o concretizar na prática de toda a informação recolhida ao longo destes anos. Este documento procura descrever todo o processo realizado ao longo destes meses, evidenciando dificuldades e facilidades encontradas e sentidas durante esta etapa de formação enquanto docente. Onde descrevi sobre o planeamento, avaliação e de forma em geral sobre tudo o que envolve a leccionação da educação física dentro de uma escola. Por fim, penso ter contribuído para a formação dos alunos com quem contatei, possibilitando transformações positivas nos mesmos, adquirindo assim, novas competências para exercer a função de docente e agente de ensino. Capítulo 2 A Literacia Física define-se como um conjunto de movimentos ou habilidades físicas que permitem executar de forma correta a atividade física do quotidiano. Esta LF entende-se como sendo uma espécie de alfabetização tal qual acontece com o “saber ler e escrever” em idades de formação do futuro adulto e serve como importante base não só para a prática de vários desportos mas também para uma correta educação física no individuo, o que lhe permitirá realizar de forma correta os vários movimentos físicos com que este se irá debater no seu dia-a-dia, ao longo da sua vida. Esta investigação procura perceber se existem diferenças estatisticamente significativas entre os alunos que praticam apenas Educação Física e os que praticam Educação Física e Desporto Escolar conjuntamente. Participam neste estudo 201 alunos do 2º e 3º ciclo da Escola Básica São Miguel aos quais será administrado o teste “BOT 2” de Bruininks. Após a análise exploratória dos dados verificaram-se diferenças estatisticamente significativas ao nível da literacia física dos alunos praticantes de Educação Física e Desporto Escolar e os alunos que apenas praticam atividade física nas aulas de Educação Física (p=0.004). Foi ainda possível verificar que dentro dos praticantes de DE foram os praticantes da modalidade coletiva (Futsal) aqueles que apresentaram melhores desempenhos ao nível da LF. Desta forma, consideramos que os responsáveis pela educação e os professores devem continuar a fomentar o DE de maneira a que todos tenham a possibilidade de o integrar e usufruir dos seus benefícios quer a nível de LF ou de outros mais benefícios já vulgarmente conhecidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-11
2015-10-2
2015-11-11T00:00:00Z
2018-08-28T15:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5813
TID:201644495
url http://hdl.handle.net/10400.6/5813
identifier_str_mv TID:201644495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301797348573184