Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2554 |
Resumo: | Os artigos publicados neste número especial da Revista Indagatio Didacta (ID) foram selecionados a partir do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). Evento esse que está na sua quinta edição, e que tem se estabelecido como uma importante prioridade identificar e aglutinar investigações interdisciplinares e multidisciplinares. O CIAIQ2016 decorreu nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016, na Universidade Lusófona do Porto, Portugal, tendo recebido um total de 742 submissões de artigos que foram submetidos ao processo de revisão double-blind, desse total, apenas 491 dos artigos foram aceites, ou seja, apenas 66% dos artigos recebidos. O mesmo rigor, e imparcialidade, empregue quer na avaliação dos trabalhos do CIAIQ2016 quer na avaliação dos artigos selecionados para publicação neste número Especial da ID. É importante informar os leitores que, apesar da diversidade verificada nos títulos e temas abordados nos artigos, identificamos um fio condutor comum: o ensino e a pesquisa interdisciplinar. Neste sentido, os artigos abordam a percepção da sua ausência numa prática que se pressupõe desejável. O leitor aferirá facilmente que enquanto uns alguns artigos abordam conteúdos de natureza mais teórica, outros abordam conteúdos de natureza mais aplicada. |
id |
RCAP_76578d622e7790277458e0da4c306cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/2554 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios do Ensino e da Investigação InterdisciplinarOs artigos publicados neste número especial da Revista Indagatio Didacta (ID) foram selecionados a partir do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). Evento esse que está na sua quinta edição, e que tem se estabelecido como uma importante prioridade identificar e aglutinar investigações interdisciplinares e multidisciplinares. O CIAIQ2016 decorreu nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016, na Universidade Lusófona do Porto, Portugal, tendo recebido um total de 742 submissões de artigos que foram submetidos ao processo de revisão double-blind, desse total, apenas 491 dos artigos foram aceites, ou seja, apenas 66% dos artigos recebidos. O mesmo rigor, e imparcialidade, empregue quer na avaliação dos trabalhos do CIAIQ2016 quer na avaliação dos artigos selecionados para publicação neste número Especial da ID. É importante informar os leitores que, apesar da diversidade verificada nos títulos e temas abordados nos artigos, identificamos um fio condutor comum: o ensino e a pesquisa interdisciplinar. Neste sentido, os artigos abordam a percepção da sua ausência numa prática que se pressupõe desejável. O leitor aferirá facilmente que enquanto uns alguns artigos abordam conteúdos de natureza mais teórica, outros abordam conteúdos de natureza mais aplicada.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2016-11-11T00:00:00Zjournal articlejournal articlejournal articlejournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v8i3.2554oai:proa.ua.pt:article/2554Indagatio Didactica; Vol 8 No 3 (2016); 4-7Indagatio Didactica; Vol. 8 Núm. 3 (2016); 4-7Indagatio Didactica; Vol. 8 No 3 (2016); 4-7Indagatio Didactica; vol. 8 n.º 3 (2016); 4-71647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2554https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2554https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2554/1993Costa, António PedroSouza, Francislê Neri deCastro, Paulo Alexandre deSá, Susana Oliveira einfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-05T15:16:50ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar |
title |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar |
spellingShingle |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar Costa, António Pedro |
title_short |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar |
title_full |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar |
title_fullStr |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar |
title_sort |
Desafios do Ensino e da Investigação Interdisciplinar |
author |
Costa, António Pedro |
author_facet |
Costa, António Pedro Souza, Francislê Neri de Castro, Paulo Alexandre de Sá, Susana Oliveira e |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Francislê Neri de Castro, Paulo Alexandre de Sá, Susana Oliveira e |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, António Pedro Souza, Francislê Neri de Castro, Paulo Alexandre de Sá, Susana Oliveira e |
description |
Os artigos publicados neste número especial da Revista Indagatio Didacta (ID) foram selecionados a partir do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2016). Evento esse que está na sua quinta edição, e que tem se estabelecido como uma importante prioridade identificar e aglutinar investigações interdisciplinares e multidisciplinares. O CIAIQ2016 decorreu nos dias 12, 13 e 14 de julho de 2016, na Universidade Lusófona do Porto, Portugal, tendo recebido um total de 742 submissões de artigos que foram submetidos ao processo de revisão double-blind, desse total, apenas 491 dos artigos foram aceites, ou seja, apenas 66% dos artigos recebidos. O mesmo rigor, e imparcialidade, empregue quer na avaliação dos trabalhos do CIAIQ2016 quer na avaliação dos artigos selecionados para publicação neste número Especial da ID. É importante informar os leitores que, apesar da diversidade verificada nos títulos e temas abordados nos artigos, identificamos um fio condutor comum: o ensino e a pesquisa interdisciplinar. Neste sentido, os artigos abordam a percepção da sua ausência numa prática que se pressupõe desejável. O leitor aferirá facilmente que enquanto uns alguns artigos abordam conteúdos de natureza mais teórica, outros abordam conteúdos de natureza mais aplicada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-11T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article journal article journal article journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2554 oai:proa.ua.pt:article/2554 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2554 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/2554 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2554 https://doi.org/10.34624/id.v8i3.2554 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2554/1993 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 8 No 3 (2016); 4-7 Indagatio Didactica; Vol. 8 Núm. 3 (2016); 4-7 Indagatio Didactica; Vol. 8 No 3 (2016); 4-7 Indagatio Didactica; vol. 8 n.º 3 (2016); 4-7 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301256586395648 |