Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Joana Margarida Macedo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2298
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
id RCAP_776962213f68990a9abca4a4f0c2b0f5
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão DramáticaExpressão Físico-MotoraExpressão PlásticaExpressão MusicalPrática EducativaMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas no estágio no âmbito da Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo dos dois momentos de estágio (em contexto do Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo) e procura descrever e refletir o processo de ensino-aprendizagem subjacente às intervenções desenvolvidas. Ao longo deste trabalho, expressam-se questões relacionadas com a teoria e a prática curricular, nas quais se analisa e se reflete sobre as práticas pedagógicas e as opções tomadas, principalmente, no que diz respeito às áreas das Expressões, mobilizando dados das práticas de ensino e das situações educativas com a literatura da especialidade. A escolha desta temática deveu-se ao facto de as áreas das Expressões serem verdadeiramente potenciadoras de oportunidades de a criança se expressar e comunicar através de várias formas/meios. Acrescenta-se, ainda, que se decidiu enveredar pelo aprofundamento dessa temática, uma vez que esta se revela uma área plenamente integradora em termos curriculares, dado que é possível interligar as Expressões, articulando-as com vários conteúdos e domínios e, deste modo, potenciando experiências de ensino-aprendizagem completas com vista ao desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, contámos com testemunhos de educadores e professores sobre o ensino das Expressões, na escola atual. Infelizmente, estas áreas continuam a ser deixadas para “segundo plano”, pelos profissionais de educação, principalmente, os professores do 1.º Ciclo. Deste modo, averiguámos a importância que os docentes ministram a estas áreas, através de entrevistas. Além disso, foi, também, nosso intento perceber a importância das Expressões, enquanto meio para a criança se expressar e comunicar com o outro, e compreender as influências do espaço no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das situações educativas. De uma maneira geral, o presente trabalho procura descrever, analisar e refletir as opções tomadas no processo de ensino-aprendizagem, com principal incidência no desenvolvimento das áreas das Expressões, refletindo as experiências enriquecedoras, tanto a nível pessoal como académico, vivenciadas pela estagiária.ABSTRACT: This Teaching Practice report refers to the practices developed under the Educational Supervised Practice I and II, integrated in Pre-school Education and Elementary School Education Master Degree. This document represents the culmination of the work done during the two moments of Supervised Practice in pre-school and elementary school levels, and describes and reflects upon the teaching-learning process underlying the activities carried out. Throughout this work, issues concerning the theory of and curricular practice itself are expressed. We analyze and reflect upon the pedagogical practices and the choices made, especially, in relation to the areas of Expressions by mobilizing data from teaching practices and educational situations with readings from publications in this field of expertise. The choice for this theme was made on the knowledge that the Expressions truly represent ample opportunities for children to express and communicate through various ways/means. Furthermore, we decided to deepen this theme because it is an area fully integrated in curricular terms. You can connect the Expressions amongst themselves by linking them with various contents and domains and, thus, enhance the teaching-learning process with complete experiences which promote the integral development of the child. In this sense, we relied on the testimony given by educators and teachers on how the Expressions are currently being taught in school. Unfortunately, these areas continue to be pushed into second place, by educators, especially elementary teachers. We verified the importance teachers give to these areas through the interviews carried out. It was also our intention to verify the importance of the Expressions as a mean for children to express themselves and communicate with each other, and to understand in what way the surroundings/where the activities take place may influence the teaching-learning process and the development of educational situations. In general, this work seeks to describe, analyze and reflect upon the choices made in the teaching-learning process, focusing mainly on the development of the Expressions, and bringing forth the enriching experiences experienced by the trainee, both on a personal and academic level.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresMartins, Joana Margarida Macedo2013-10-10T11:23:58Z2013-06-262013-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2298porMartins, Joana Margarida Macedo – "Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. III, 105 f.. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:06Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:24:59.286869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
title Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
spellingShingle Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
Martins, Joana Margarida Macedo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Físico-Motora
Expressão Plástica
Expressão Musical
Prática Educativa
title_short Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
title_full Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
title_fullStr Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
title_full_unstemmed Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
title_sort Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
author Martins, Joana Margarida Macedo
author_facet Martins, Joana Margarida Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Joana Margarida Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Físico-Motora
Expressão Plástica
Expressão Musical
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Físico-Motora
Expressão Plástica
Expressão Musical
Prática Educativa
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10T11:23:58Z
2013-06-26
2013-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2298
url http://hdl.handle.net/10400.3/2298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Joana Margarida Macedo – "Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. III, 105 f.. Dissertação de Mestrado.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130696794505216