Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Medeiros
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3145
Resumo: Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
id RCAP_f0d20fffabe4e973b15ad4d97f4ca1e4
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão DramáticaExpressão MusicalExpressão PlásticaPrática EducativaMestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio é um documento que está previsto na lei, surge no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado no Departamento de Ciências da Educação, da Universidade dos Açores. Este trabalho terá a sua incidência nas unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (referente ao estágio do Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (referente ao estágio do 1º Ciclo), numa perspetiva reflexiva das mesmas. Irá refletir o percurso formativo vivenciado nas unidades curriculares em questão, contrapondo-o com a revisão de literatura feita na área. Numa fase posterior, haverá espaço para uma abordagem a questões relativas ao tema integrador de todo o trabalho – Os Suportes de Expressão. Paralelamente à exploração deste tema, faremos o aprofundamento do conhecimento do mesmo e ainda uma referência aos contributos que estes podem trazer ao processo de aprendizagem das crianças. O estudo empírico, realizado transversalmente a todo o processo de conceção do presente documento, confirmou que a utilização de suportes de expressão, quando bem selecionados, promovem uma maior motivação para o processo de aprendizagem, por parte dos alunos. Pudemos ainda comprovar que os suportes de expressão têm alto valor pedagógico na medida em que são instrumentos de desconstrução da complexidade com que muitos assuntos mais teóricos são vistos pelos alunos, tornando estes mesmos assuntos mais acessíveis e, consequentemente, de mais fácil compreensão. Porém, é imprescindível que os educadores/professores estejam abertos à implementação de tarefas de natureza mais lúdica em contexto da sua lecionação, adequando-as ao grupo com quem trabalham. Em suma, apenas há que acrescentar que toda a elaboração deste trabalho foi sempre feita de espírito aberto, atitude imprescindível à construção de uma boa aprendizagem profissional. Aprofundou-se conhecimentos e competências inerentes à profissão docente e refletiu-se sobre a importância e a seleção dos suportes de expressão, ferramentas potencializadores de múltiplas aprendizagens.ABSTRACT: This Traineeship Report is a document that is required by law as part of the Master’s Degree in Preschool Education and First Cycle of Basic Education, taught in the Department of Educational Sciences of the University of the Azores. This work will focus on the curricular units of Supervised Educational Practice I (cocerning the Preschool traineeship) and Supervised Educational Practice II (related to the Stage First. Cycle traineeship), in a reflective perspective. It will reflect the training pathway acquired in the course units concerned, in contrast with the literature revision done in the area. At a further stage, there will be space for an approach to issues concerning the integral theme of the whole work – Expression Means. Inherent in this theme we will deepen its knowledge and even a reference to the contributions it can give to children's learning process. The empirical study, conducted across the entire design process of this document, has confirmed that the use of expression means, when well-chosen, promotes a greater motivation to the process of learning by the students. We could also confirm that the expressions means have high educational value since they are tools to deconstruct the complexity with which many more theoretical subjects are seen by students, making these subjects more accessible and therefore more easily understood. However, it is imperative that educators / teachers are open to implementing tasks of a more playful nature in the context of their teaching, suiting them the group they work with. In short, it must only be added that all this work was done with an open mind, an essential attitude to building a good professional apprenticeship. We deepened knowledge and skills inherent in the profession of educator / teacher and reflected on the importance and selection of expression means, as augmenting learning tools.Fialho, Adolfo Fernando da FonteRepositório da Universidade dos AçoresRodrigues, Joana Medeiros2014-08-29T09:49:08Z2014-06-262014-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3145201405474porRodrigues, Joana Medeiros. "Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 107 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:04Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:44.377960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
Rodrigues, Joana Medeiros
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Musical
Expressão Plástica
Prática Educativa
title_short Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
title_sort Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico
author Rodrigues, Joana Medeiros
author_facet Rodrigues, Joana Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fialho, Adolfo Fernando da Fonte
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Musical
Expressão Plástica
Prática Educativa
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Musical
Expressão Plástica
Prática Educativa
description Mestrado (PES II), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2014, Universidade dos Açores.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29T09:49:08Z
2014-06-26
2014-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3145
201405474
url http://hdl.handle.net/10400.3/3145
identifier_str_mv 201405474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, Joana Medeiros. "Os suportes de expressão como veículos promotores de aprendizagens no Ensino Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino Básico". 2014. xi, 107 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130708455718912