«Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Sara Rita da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2585
Resumo: Resumo O conceito de cidadania não se esgota apenas nos direitos e deveres das crianças, mas abrange também a participação das crianças nos diferentes contextos a partir das experiências do seu quotidiano. (Trevisan, 2016) A investigação realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contexto de jardim-de-infância e Creche, durante três semestres letivos, pretendeu compreender de que forma é que a intervenção do Educador de infância nestes contextos é promotora e construtora da cidadania das crianças. Analisando diferentes documentos orientadores dos profissionais em Educação de Infância, e observando a prática dos Educadores nestes contextos, pretende-se compreender em que medida é que as Orientações Curriculares (no caso de Pré-Escolar) e outros documentos orientadores, em contexto de Creche, contemplam uma imagem da criança como sujeito de direitos e como membro ativo da sala. A partir de uma abordagem qualitativa, desenvolvida na mesma instituição educativa, e recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de informação, pretendeu-se compreender o papel do Educador de infância enquanto promotor de participação das crianças, no quotidiano da instituição. Como resultado encontramos uma instituição que utiliza os documentos orientadores de forma a sustentar a sua prática e não a limitá-la, no que diz respeito ao papel do Educador e à participação da criança nos contextos de Pré-Escolar e Creche
id RCAP_7988030f38d3d94a33cd277b88e6e2ad
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na InfânciaCrecheEducação pré-escolarParticipação das criançasCidadaniaResumo O conceito de cidadania não se esgota apenas nos direitos e deveres das crianças, mas abrange também a participação das crianças nos diferentes contextos a partir das experiências do seu quotidiano. (Trevisan, 2016) A investigação realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contexto de jardim-de-infância e Creche, durante três semestres letivos, pretendeu compreender de que forma é que a intervenção do Educador de infância nestes contextos é promotora e construtora da cidadania das crianças. Analisando diferentes documentos orientadores dos profissionais em Educação de Infância, e observando a prática dos Educadores nestes contextos, pretende-se compreender em que medida é que as Orientações Curriculares (no caso de Pré-Escolar) e outros documentos orientadores, em contexto de Creche, contemplam uma imagem da criança como sujeito de direitos e como membro ativo da sala. A partir de uma abordagem qualitativa, desenvolvida na mesma instituição educativa, e recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de informação, pretendeu-se compreender o papel do Educador de infância enquanto promotor de participação das crianças, no quotidiano da instituição. Como resultado encontramos uma instituição que utiliza os documentos orientadores de forma a sustentar a sua prática e não a limitá-la, no que diz respeito ao papel do Educador e à participação da criança nos contextos de Pré-Escolar e CrecheThe concept of citizenship doesn't end with the rights and duties of children, but it also incorporates their participation in the different contexts through their daily experiences. (Trevisan, 2016) The investigation made in this Master in Pre-School Education in the context of kindergarten and nursery, during three school semesters, tried to understand how does the kindergarten teacher's intervention, in those contexts, promotes and shapes the children's citizenship. Analyzing different guiding documents for kindergarten education, and observing teacher's practices in these spaces, we tried to understand how do the Curricular Orientations (in kindergarten) and other guiding documents (in nursery), contemplate a view of the child as a subject with rights and as a participating member in the classroom. Using a qualitative approach, developed in the school in question, and using various information gathering tools, we tried to understand the role of the kindergarten teacher as a promoter of the children participation in the institution's day-to-day life. As a result, we found an institution that uses the guiding documents to support its practices and not to restrain them, when it comes to the educator's role and the children's participation in the kindergarten and nursery2018-04-09T15:29:46Z2018-02-14T00:00:00Z2018-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2585TID:201891352porSampaio, Sara Rita da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:09ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
title «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
spellingShingle «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
Sampaio, Sara Rita da Silva
Creche
Educação pré-escolar
Participação das crianças
Cidadania
title_short «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
title_full «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
title_fullStr «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
title_full_unstemmed «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
title_sort «Ter parte, fazer parte ou tomar parte». O papel do Educador na construção da Cidadania na Infância
author Sampaio, Sara Rita da Silva
author_facet Sampaio, Sara Rita da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Sara Rita da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Educação pré-escolar
Participação das crianças
Cidadania
topic Creche
Educação pré-escolar
Participação das crianças
Cidadania
description Resumo O conceito de cidadania não se esgota apenas nos direitos e deveres das crianças, mas abrange também a participação das crianças nos diferentes contextos a partir das experiências do seu quotidiano. (Trevisan, 2016) A investigação realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contexto de jardim-de-infância e Creche, durante três semestres letivos, pretendeu compreender de que forma é que a intervenção do Educador de infância nestes contextos é promotora e construtora da cidadania das crianças. Analisando diferentes documentos orientadores dos profissionais em Educação de Infância, e observando a prática dos Educadores nestes contextos, pretende-se compreender em que medida é que as Orientações Curriculares (no caso de Pré-Escolar) e outros documentos orientadores, em contexto de Creche, contemplam uma imagem da criança como sujeito de direitos e como membro ativo da sala. A partir de uma abordagem qualitativa, desenvolvida na mesma instituição educativa, e recorrendo a diferentes instrumentos de recolha de informação, pretendeu-se compreender o papel do Educador de infância enquanto promotor de participação das crianças, no quotidiano da instituição. Como resultado encontramos uma instituição que utiliza os documentos orientadores de forma a sustentar a sua prática e não a limitá-la, no que diz respeito ao papel do Educador e à participação da criança nos contextos de Pré-Escolar e Creche
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-09T15:29:46Z
2018-02-14T00:00:00Z
2018-02-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2585
TID:201891352
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2585
identifier_str_mv TID:201891352
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302514170855424