A motivação feminina no ato de empreender em mídias de jornalismo alternativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passoni, Thalita Tavares Caturelli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10499
Resumo: Este trabalho analisou e identificou, baseado, principalmente, nas experiências e percepções individuais obtidas através dos estudos de casos, quais foram os principais fatores propulsores que influenciaram no surgimento de empreendimentos de veículos de mídias de jornalismo alternativo na história recente da imprensa digital brasileira, especificamente, idealizados por mulheres jornalistas. Para contextualizar a importância da narrativa que englobava os conceitos do jornalismo tradicional ao empreendedorismo, foi feita uma ampla revisão da literatura que teve início com o jornalismo mainstream, depois com a conceituação do papel das mulheres no jornalismo, seguiu pela heterogênia caracterização do jornalismo alternativo, as mudanças trazidas pelo jornalismo digital e chegou ao empreendedorismo e suas características preponderantes ao tema que foi proposto neste dissertação. Investigou-se através de estudos de caso, a trajetória, estrutura, público-alvo, formas de receita, fatores motivacionais, percepções pessoais sobre o cenário profissional e econômico, também foi realizada uma extensa coleta de dados de fontes secundárias, onde foi possível corroborar com a indicação de que a motivação feminina no ato de empreender em mídias de jornalismo alternativo surgiu – nos casos apresentados neste trabalho – pelo fator da identificação da oportunidade, no entanto vale ressaltar que parte dos casos demonstraram traças de motivação simultânea de aspectos oriundas da percepção de uma oportunidade e de pontos ligados a empreender por necessidade.
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