Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30503 |
Resumo: | A abordagem que sustentamos, está ancorada em ações escolares estratégicas que priorizam e apostam em dinâmicas educativas convergentes e interdependentes e que no esquema podem ser percecionadas como os pilares que ancoram e operacionalizam a ‘Aprendizagem para o Bem-Estar’, nomeadamente: i) práticas curriculares abertas e enriquecidas, dentro e fora da sala de aula convencional, com recurso a fontes curriculares variadas e a locus de aprendizagem diversificados, com a participação de outros atores da comunidade ainda que sob a liderança pedagógica dos professores, mobilizando outras linguagens, outros recursos e artefactos educativos; ii) integração de dispositivos tecnológicos portáteis e utilização de softwares educativos numa nova conceção de aprendizagem que procura tirar partido do quotidiano dos alunos dentro e fora da escola dando-lhe valor e utilidade como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. O facto de a solução Samsung Smart-School implementada em cada uma das salas das turmas permitir o acompanhamento individual, a regulação dos alunos pelos professores e entre aqueles nas dinâmicas pedagógicas é reforçador da liderança pedagógica dos professores e facilitador da aceitação e naturalização da tecnologia como recurso de aprendizagem; iii) aprendizagem por experienciação a partir da participação ativa dos alunos em projetos culturais e artísticos e onde, através de processos socioemocionais, criativos e cinestésico-corporais, geram oportunidades dos alunos desenvolverem as suas capacidades para compreender e valorizar o conhecimento emocional, expressar e autorregular as suas emoções. Numa linha de suporte às componentes anteriores está a dimensão estratégica da formação prévia e contínua dos professores e de toda uma lógica de ação de desenvolvimento profissional docente neste âmbito. São ainda referenciadas lógicas de ação estratégica, parcial ou integralmente articuladas entre si, ancoradas numa visão integrada da aprendizagem e que contribuem para a criação e concretização das dinâmicas curriculares-tipo |
id |
RCAP_7a854f70e450e7c4896d198217a02ce5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/30503 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXIAmbientes de apendizagem para o bem-estarabordagem curricular aberta e enriquecidatecnologia como recurso de aprendizagemcriatividade e competências socioemocionaisA abordagem que sustentamos, está ancorada em ações escolares estratégicas que priorizam e apostam em dinâmicas educativas convergentes e interdependentes e que no esquema podem ser percecionadas como os pilares que ancoram e operacionalizam a ‘Aprendizagem para o Bem-Estar’, nomeadamente: i) práticas curriculares abertas e enriquecidas, dentro e fora da sala de aula convencional, com recurso a fontes curriculares variadas e a locus de aprendizagem diversificados, com a participação de outros atores da comunidade ainda que sob a liderança pedagógica dos professores, mobilizando outras linguagens, outros recursos e artefactos educativos; ii) integração de dispositivos tecnológicos portáteis e utilização de softwares educativos numa nova conceção de aprendizagem que procura tirar partido do quotidiano dos alunos dentro e fora da escola dando-lhe valor e utilidade como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. O facto de a solução Samsung Smart-School implementada em cada uma das salas das turmas permitir o acompanhamento individual, a regulação dos alunos pelos professores e entre aqueles nas dinâmicas pedagógicas é reforçador da liderança pedagógica dos professores e facilitador da aceitação e naturalização da tecnologia como recurso de aprendizagem; iii) aprendizagem por experienciação a partir da participação ativa dos alunos em projetos culturais e artísticos e onde, através de processos socioemocionais, criativos e cinestésico-corporais, geram oportunidades dos alunos desenvolverem as suas capacidades para compreender e valorizar o conhecimento emocional, expressar e autorregular as suas emoções. Numa linha de suporte às componentes anteriores está a dimensão estratégica da formação prévia e contínua dos professores e de toda uma lógica de ação de desenvolvimento profissional docente neste âmbito. São ainda referenciadas lógicas de ação estratégica, parcial ou integralmente articuladas entre si, ancoradas numa visão integrada da aprendizagem e que contribuem para a criação e concretização das dinâmicas curriculares-tipoCIEP-UEvora2021-12-20T15:26:41Z2021-12-202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/30503http://hdl.handle.net/10174/30503por978-972-778-188-1simnaondndndndndnd229Verdasca, JoséRamos, JoséCandeias, AdelindaCristóvão, AnaMonginho, RicardoCalisto, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:04Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:43.721426Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
title |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
spellingShingle |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI Verdasca, José Ambientes de apendizagem para o bem-estar abordagem curricular aberta e enriquecida tecnologia como recurso de aprendizagem criatividade e competências socioemocionais |
title_short |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
title_full |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
title_fullStr |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
title_full_unstemmed |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
title_sort |
Promoção de Mudanças na Aprendizagem: o caso das Comunidades Escolares de Aprendizagem Gulbenkian XXI |
author |
Verdasca, José |
author_facet |
Verdasca, José Ramos, José Candeias, Adelinda Cristóvão, Ana Monginho, Ricardo Calisto, Inês |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, José Candeias, Adelinda Cristóvão, Ana Monginho, Ricardo Calisto, Inês |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdasca, José Ramos, José Candeias, Adelinda Cristóvão, Ana Monginho, Ricardo Calisto, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes de apendizagem para o bem-estar abordagem curricular aberta e enriquecida tecnologia como recurso de aprendizagem criatividade e competências socioemocionais |
topic |
Ambientes de apendizagem para o bem-estar abordagem curricular aberta e enriquecida tecnologia como recurso de aprendizagem criatividade e competências socioemocionais |
description |
A abordagem que sustentamos, está ancorada em ações escolares estratégicas que priorizam e apostam em dinâmicas educativas convergentes e interdependentes e que no esquema podem ser percecionadas como os pilares que ancoram e operacionalizam a ‘Aprendizagem para o Bem-Estar’, nomeadamente: i) práticas curriculares abertas e enriquecidas, dentro e fora da sala de aula convencional, com recurso a fontes curriculares variadas e a locus de aprendizagem diversificados, com a participação de outros atores da comunidade ainda que sob a liderança pedagógica dos professores, mobilizando outras linguagens, outros recursos e artefactos educativos; ii) integração de dispositivos tecnológicos portáteis e utilização de softwares educativos numa nova conceção de aprendizagem que procura tirar partido do quotidiano dos alunos dentro e fora da escola dando-lhe valor e utilidade como uma ferramenta de apoio à aprendizagem. O facto de a solução Samsung Smart-School implementada em cada uma das salas das turmas permitir o acompanhamento individual, a regulação dos alunos pelos professores e entre aqueles nas dinâmicas pedagógicas é reforçador da liderança pedagógica dos professores e facilitador da aceitação e naturalização da tecnologia como recurso de aprendizagem; iii) aprendizagem por experienciação a partir da participação ativa dos alunos em projetos culturais e artísticos e onde, através de processos socioemocionais, criativos e cinestésico-corporais, geram oportunidades dos alunos desenvolverem as suas capacidades para compreender e valorizar o conhecimento emocional, expressar e autorregular as suas emoções. Numa linha de suporte às componentes anteriores está a dimensão estratégica da formação prévia e contínua dos professores e de toda uma lógica de ação de desenvolvimento profissional docente neste âmbito. São ainda referenciadas lógicas de ação estratégica, parcial ou integralmente articuladas entre si, ancoradas numa visão integrada da aprendizagem e que contribuem para a criação e concretização das dinâmicas curriculares-tipo |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2021-12-20T15:26:41Z 2021-12-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/30503 http://hdl.handle.net/10174/30503 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/30503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-778-188-1 sim nao nd nd nd nd nd nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIEP-UEvora |
publisher.none.fl_str_mv |
CIEP-UEvora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136678922682368 |