O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17159 |
Resumo: | Este projeto tem como principal objetivo abordar o ensino do turismo e da hotelaria na China. Pretende apresentar a estrutura do ensino nas mais diversas etapas de um estudante, desde o ensino básico ao ensino superior, passando pela candidatura até à forma como é avaliado na escola. O projeto também apresenta a forma como os programas educativos das escolas vocacionais estão compostos. Numa primeira fase o projeto baseou-se na análise de documentação relacionada com o sistema de educação chinês e do ensino vocacional. Após a revisão de literatura foi realizado um estudo de caso que teve como principal alvo as escolas vocacionais de turismo e hotelaria da cidade de Qingdao. Foram efetuadas duas visitas a escolas vocacionais, as quais permitiram recolher informação adicional, que não estava disponível em outras fontes, fornecendo assim uma base crítica e documentada para suportar a análise teórica. Foi possível concluir que o ensino do turismo e da hotelaria na China sofreu enormes alterações desde a sua criação. O constante crescimento económico da China provocou um crescimento semelhante no sector do turismo, pelo que a procura por profissionais do turismo foi gradualmente aumentando. A visão negativa do povo chinês em relação ao ensino da hotelaria e do turismo fez com que a sua importância fosse diminuta em relação a outras. Isto provocou um crescimento deficiente, dando origem a problemas ao nível estrutural dos programas educativos. Apesar dos problemas existentes no ensino vocacional, o governo chinês tem vindo, nos últimos anos, a investir mais neste tipo de ensino, afirmando que é essencial para um crescimento saudável da economia. |
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O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de QingdaoEstudos chinesesTurismo - Ensino - ChinaSistemas educativos - ChinaEste projeto tem como principal objetivo abordar o ensino do turismo e da hotelaria na China. Pretende apresentar a estrutura do ensino nas mais diversas etapas de um estudante, desde o ensino básico ao ensino superior, passando pela candidatura até à forma como é avaliado na escola. O projeto também apresenta a forma como os programas educativos das escolas vocacionais estão compostos. Numa primeira fase o projeto baseou-se na análise de documentação relacionada com o sistema de educação chinês e do ensino vocacional. Após a revisão de literatura foi realizado um estudo de caso que teve como principal alvo as escolas vocacionais de turismo e hotelaria da cidade de Qingdao. Foram efetuadas duas visitas a escolas vocacionais, as quais permitiram recolher informação adicional, que não estava disponível em outras fontes, fornecendo assim uma base crítica e documentada para suportar a análise teórica. Foi possível concluir que o ensino do turismo e da hotelaria na China sofreu enormes alterações desde a sua criação. O constante crescimento económico da China provocou um crescimento semelhante no sector do turismo, pelo que a procura por profissionais do turismo foi gradualmente aumentando. A visão negativa do povo chinês em relação ao ensino da hotelaria e do turismo fez com que a sua importância fosse diminuta em relação a outras. Isto provocou um crescimento deficiente, dando origem a problemas ao nível estrutural dos programas educativos. Apesar dos problemas existentes no ensino vocacional, o governo chinês tem vindo, nos últimos anos, a investir mais neste tipo de ensino, afirmando que é essencial para um crescimento saudável da economia.This project aims to address the education of tourism and hospitality in China. The study main objective is to present the structure of the education of Chinese students in various stages, since the primary school until college, regarding the application process and the way he/she is evaluated. It also presents how educational programs of vocational schools are composed. Initially the project is based on the analysis of documentation related to the Chinese education system and vocational education. Following the literature review a case study was conducted, targeting two vocational schools of tourism and hospitality in the city of Qingdao. Visits were made to the schools allowing to collect additional information for the project, which was not available from other sources, thus providing a critical and documented basis to support the theoretical analysis. It was concluded that tourism and hospitality education in China has undergone enormous changes since it was introduced in the country. China's economic growth has caused a similar growth in the tourism sector, and the demand for tourism professionals has gradually increased. The negative view of the Chinese people regarding this area of education made it less important than others. This caused a reduced growth, giving rise to structural problems of educational programs. Despite the problems in vocational education, in recent years the Chinese government made big investments in terms of money and resources to the vocational education, defending its importance for the healthy growth of the economy. ÍNDICEUniversidade de Aveiro2018-07-20T14:01:00Z2016-06-11T00:00:00Z2016-06-112017-06-01T10:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17159TID:201561662porFernandes, Alexandre Augusto Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:51Zoai:ria.ua.pt:10773/17159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:21.925715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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