O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Alexandre Augusto Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17159
Resumo: Este projeto tem como principal objetivo abordar o ensino do turismo e da hotelaria na China. Pretende apresentar a estrutura do ensino nas mais diversas etapas de um estudante, desde o ensino básico ao ensino superior, passando pela candidatura até à forma como é avaliado na escola. O projeto também apresenta a forma como os programas educativos das escolas vocacionais estão compostos. Numa primeira fase o projeto baseou-se na análise de documentação relacionada com o sistema de educação chinês e do ensino vocacional. Após a revisão de literatura foi realizado um estudo de caso que teve como principal alvo as escolas vocacionais de turismo e hotelaria da cidade de Qingdao. Foram efetuadas duas visitas a escolas vocacionais, as quais permitiram recolher informação adicional, que não estava disponível em outras fontes, fornecendo assim uma base crítica e documentada para suportar a análise teórica. Foi possível concluir que o ensino do turismo e da hotelaria na China sofreu enormes alterações desde a sua criação. O constante crescimento económico da China provocou um crescimento semelhante no sector do turismo, pelo que a procura por profissionais do turismo foi gradualmente aumentando. A visão negativa do povo chinês em relação ao ensino da hotelaria e do turismo fez com que a sua importância fosse diminuta em relação a outras. Isto provocou um crescimento deficiente, dando origem a problemas ao nível estrutural dos programas educativos. Apesar dos problemas existentes no ensino vocacional, o governo chinês tem vindo, nos últimos anos, a investir mais neste tipo de ensino, afirmando que é essencial para um crescimento saudável da economia.
id RCAP_7afba7ebe239e6b66e63261e835a9786
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de QingdaoEstudos chinesesTurismo - Ensino - ChinaSistemas educativos - ChinaEste projeto tem como principal objetivo abordar o ensino do turismo e da hotelaria na China. Pretende apresentar a estrutura do ensino nas mais diversas etapas de um estudante, desde o ensino básico ao ensino superior, passando pela candidatura até à forma como é avaliado na escola. O projeto também apresenta a forma como os programas educativos das escolas vocacionais estão compostos. Numa primeira fase o projeto baseou-se na análise de documentação relacionada com o sistema de educação chinês e do ensino vocacional. Após a revisão de literatura foi realizado um estudo de caso que teve como principal alvo as escolas vocacionais de turismo e hotelaria da cidade de Qingdao. Foram efetuadas duas visitas a escolas vocacionais, as quais permitiram recolher informação adicional, que não estava disponível em outras fontes, fornecendo assim uma base crítica e documentada para suportar a análise teórica. Foi possível concluir que o ensino do turismo e da hotelaria na China sofreu enormes alterações desde a sua criação. O constante crescimento económico da China provocou um crescimento semelhante no sector do turismo, pelo que a procura por profissionais do turismo foi gradualmente aumentando. A visão negativa do povo chinês em relação ao ensino da hotelaria e do turismo fez com que a sua importância fosse diminuta em relação a outras. Isto provocou um crescimento deficiente, dando origem a problemas ao nível estrutural dos programas educativos. Apesar dos problemas existentes no ensino vocacional, o governo chinês tem vindo, nos últimos anos, a investir mais neste tipo de ensino, afirmando que é essencial para um crescimento saudável da economia.This project aims to address the education of tourism and hospitality in China. The study main objective is to present the structure of the education of Chinese students in various stages, since the primary school until college, regarding the application process and the way he/she is evaluated. It also presents how educational programs of vocational schools are composed. Initially the project is based on the analysis of documentation related to the Chinese education system and vocational education. Following the literature review a case study was conducted, targeting two vocational schools of tourism and hospitality in the city of Qingdao. Visits were made to the schools allowing to collect additional information for the project, which was not available from other sources, thus providing a critical and documented basis to support the theoretical analysis. It was concluded that tourism and hospitality education in China has undergone enormous changes since it was introduced in the country. China's economic growth has caused a similar growth in the tourism sector, and the demand for tourism professionals has gradually increased. The negative view of the Chinese people regarding this area of education made it less important than others. This caused a reduced growth, giving rise to structural problems of educational programs. Despite the problems in vocational education, in recent years the Chinese government made big investments in terms of money and resources to the vocational education, defending its importance for the healthy growth of the economy. ÍNDICEUniversidade de Aveiro2018-07-20T14:01:00Z2016-06-11T00:00:00Z2016-06-112017-06-01T10:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17159TID:201561662porFernandes, Alexandre Augusto Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:51Zoai:ria.ua.pt:10773/17159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:21.925715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
title O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
spellingShingle O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
Fernandes, Alexandre Augusto Vieira
Estudos chineses
Turismo - Ensino - China
Sistemas educativos - China
title_short O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
title_full O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
title_fullStr O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
title_full_unstemmed O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
title_sort O ensino do turismo e hotelaria na China: o estudo de caso de Qingdao
author Fernandes, Alexandre Augusto Vieira
author_facet Fernandes, Alexandre Augusto Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Alexandre Augusto Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos chineses
Turismo - Ensino - China
Sistemas educativos - China
topic Estudos chineses
Turismo - Ensino - China
Sistemas educativos - China
description Este projeto tem como principal objetivo abordar o ensino do turismo e da hotelaria na China. Pretende apresentar a estrutura do ensino nas mais diversas etapas de um estudante, desde o ensino básico ao ensino superior, passando pela candidatura até à forma como é avaliado na escola. O projeto também apresenta a forma como os programas educativos das escolas vocacionais estão compostos. Numa primeira fase o projeto baseou-se na análise de documentação relacionada com o sistema de educação chinês e do ensino vocacional. Após a revisão de literatura foi realizado um estudo de caso que teve como principal alvo as escolas vocacionais de turismo e hotelaria da cidade de Qingdao. Foram efetuadas duas visitas a escolas vocacionais, as quais permitiram recolher informação adicional, que não estava disponível em outras fontes, fornecendo assim uma base crítica e documentada para suportar a análise teórica. Foi possível concluir que o ensino do turismo e da hotelaria na China sofreu enormes alterações desde a sua criação. O constante crescimento económico da China provocou um crescimento semelhante no sector do turismo, pelo que a procura por profissionais do turismo foi gradualmente aumentando. A visão negativa do povo chinês em relação ao ensino da hotelaria e do turismo fez com que a sua importância fosse diminuta em relação a outras. Isto provocou um crescimento deficiente, dando origem a problemas ao nível estrutural dos programas educativos. Apesar dos problemas existentes no ensino vocacional, o governo chinês tem vindo, nos últimos anos, a investir mais neste tipo de ensino, afirmando que é essencial para um crescimento saudável da economia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-11T00:00:00Z
2016-06-11
2017-06-01T10:00:00Z
2018-07-20T14:01:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17159
TID:201561662
url http://hdl.handle.net/10773/17159
identifier_str_mv TID:201561662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573716623360