Trabalhar e brincar - crianças à descoberta dos seus muitos ofícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinheiro, Marisa Clara Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/13574
Resumo: O projeto de investigação que aqui se apresenta, sob o título“ Trabalhar e brincar: crianças à descoberta dos seus muitos ofícios”, foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciências da Educação, na área deespecialização em Educação Social e Intervenção Comunitária, na Universidade de Aveiro. O nosso principal objetivo foi dar voz às crianças de uma freguesia situada numa zona rural e piscatória, do concelho de Ovar, com quem procurámos compreender o modo como estas vivem o seu tempo, distribuído entre o trabalho, o descanso e a brincadeira. Para tal, convidámos crianças que frequentavam uma Escola E.B. 1. Este foi o contexto onde realizamos 22 encontros, com um grupo de 19 crianças, com 8 anos de idade, quese organizaram em dois grupos: o primeiro, centrado na geração de informação e o segundo na difusão da mesma na comunidade escolar. Optámos pela metodologia investigação-ação participativa com recurso a várias formas de escuta e de reconstrução de informação: o desenho, as fotografias, a construção de mapas, orçamentos de tempo ediscussão focalizada nos tópicos emergentes. Este processo permitiu às crianças reconhecer e dar a conhecer o modo como a sua experiência é estruturada pelas tarefas e horários que têm de cumprir, num período que pode ultrapassar as 8 horas diárias. Período que é ocupado com tarefas de natureza pedagógica, estritamente orientados por adultos, que se estendem aos contextos de “tempo livre” (AEC´s, ATL), ao espaço doméstico e chegar aos fins de semana restringindo o tempo de convivência familiar, descanso e brincadeira.
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