Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Batanero, Carmen, Correia, Paulo Ferreira, Gea, M. Magdalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40727
Resumo: Neste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente.
id RCAP_7df677ad1fe530ee6ce9617e5aa1eaf0
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40727
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícitaComparison of probabilities of events posed by explicit and implicit formComparação de probabilidadesAcontecimentos explícitos e implícitosFuturos educadores e professores dos primeiros anos de escolaridadeComparison of probabilitiesExplicit and implicit eventsProspective educators and teachers of the first years of schoolingCiências Sociais::Outras Ciências SociaisNeste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente.In this paper the responses by prospective educators and teachers of early years of schooling is studied when comparing probabilities of events posed by explicit and implicit form, in order to determine the influence of the level of explicitness in the comparison of probabilities. Fifty-one prospective educators and teachers of the first years of education participated in this study, and answered a questionnaire containing two questions with many items that involved the comparison of probabilities of events posed explicitly and explicitly. Results suggested that, globally, the items formulated in the implicit form were more difficult for the students than those formulated in explicit form.Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UM. Proyecto EDU2013-41141-P (MEC)Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)Universidade do MinhoFernandes, José AntónioBatanero, CarmenCorreia, Paulo FerreiraGea, M. Magdalena20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40727porFernandes, J. A., Batanero, C., Correia, P. F. & Gea, M. M. (2015). Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. REVEMAT, v.10, n. 2, 42-601981-132210.5007/1981-1322.2015v10n2p42https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p42info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:09.582314Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
Comparison of probabilities of events posed by explicit and implicit form
title Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
spellingShingle Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
Fernandes, José António
Comparação de probabilidades
Acontecimentos explícitos e implícitos
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Comparison of probabilities
Explicit and implicit events
Prospective educators and teachers of the first years of schooling
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
title_full Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
title_fullStr Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
title_full_unstemmed Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
title_sort Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Batanero, Carmen
Correia, Paulo Ferreira
Gea, M. Magdalena
author_role author
author2 Batanero, Carmen
Correia, Paulo Ferreira
Gea, M. Magdalena
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Batanero, Carmen
Correia, Paulo Ferreira
Gea, M. Magdalena
dc.subject.por.fl_str_mv Comparação de probabilidades
Acontecimentos explícitos e implícitos
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Comparison of probabilities
Explicit and implicit events
Prospective educators and teachers of the first years of schooling
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Comparação de probabilidades
Acontecimentos explícitos e implícitos
Futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade
Comparison of probabilities
Explicit and implicit events
Prospective educators and teachers of the first years of schooling
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Neste artigo estuda-se a realização de alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade na comparação de probabilidades de acontecimentos em diferentes contextos sociais, formulados de forma explícita e implícita, tendo em vista averiguar a influência do nível de explicitação na comparação de probabilidades. Participaram no estudo 51 alunos futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade, que responderam a um questionário contendo duas questões, com vários itens envolvendo a comparação de probabilidades de acontecimentos formulados explícita e implicitamente. Em termos de resultados, globalmente, verificou-se que os itens formulados implicitamente se revelaram mais difíceis para os alunos do que os itens formulados explicitamente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40727
url http://hdl.handle.net/1822/40727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, J. A., Batanero, C., Correia, P. F. & Gea, M. M. (2015). Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. REVEMAT, v.10, n. 2, 42-60
1981-1322
10.5007/1981-1322.2015v10n2p42
https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n2p42
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132583266615296