Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche

Bibliographic Details
Main Author: Tavares, Sandra Maria Gonçalves
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/1822/38091
Summary: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7e09396955d9b31cdf67cc0e9c1cfdfb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na crecheEducação de infânciaÁrea da músicaImpacto nas interações infantisPreschool educationMusic areaChildren interaction impactCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge como consequência do projeto desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, nas valências de Jardim-de-Infância e de Creche, em Braga, com base numa metodologia de investigação-ação. Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Neste sentido, durante a implementação do meu projeto recorri a diversificados instrumentos de recolha de dados, tais como, a observação participante, notas de campo e registos fotográficos. A metodologia de ensino utilizada centrou-se na abordagem High/Scope. Assim sendo, após a observação do contexto, foram desenvolvidas atividades no sentido de cumprir com os objetivos propostos no presente trabalho. O tema do trabalho foi o seguinte: Impacto do Espaço da Música nas Interações Infantis no Jardim-de-Infância e na Creche e os objetivos consistiam em: explorar e dinamizar o espaço físico da sala e envolver o grupo de crianças em aprendizagens significativas. Neste sentido, foram interligados alguns elementos da música, nomeadamente, a importância de um espaço da música nas interações das crianças tanto no Jardim de Infância como na Creche, assim como na aquisição de competências sobre o Conhecimento do Mundo e na forma de Ser e Estar. Ao longo da implementação do projeto, observou-se alguns avanços nos comportamentos das crianças. Foi visível a melhoria das interações e das relações estabelecidas entre as crianças, nomeadamente a partilha, a entreajuda, a cooperação uns com os outros, a escuta entre pares, o respeito e a amizade que evidenciavam. As atividades despertaram nas crianças uma grande motivação, empenho e participação o que demonstrou o seu interesse, envolvimento e satisfação na concretização das mesmas atividades. O trabalho desenvolvido foi bem sucedido em ambas as valências.This report is the aftermath of the project developed during the Practical Curricular Unit of Supervised Teaching Practice for Kindergarden and Nursery, in Braga. Based on the methodology of action-research, it is part of the Master’s study plan for Preschool Education at University of Minho. During the development of my project I used several observation instruments such as, participant observation, observation records, field records and photographic records. The teaching methodology used was based in the High/Scope. Therefore, after the context observation, activities were developed to fulfil the aims proposed in this report. The theme was: The Impact of the Music Area in Child Interactions in Kindergarden and Nursery and it aimed to explore and boost the room area and involve the group in significant learnings. Some elements were intertwined like the importance of a musical area in children interactions both in kindergarden and nursery, in the acquisition of skills about their Knowledge of the World and in the way they position themselves on the surrounding world. Positive aspects were noticeable along the development of the project such as the children’s behaviour, their interactions and relationships like sharing, helping each other, cooperation, listening to their pairs, respect and friendship which have clearly improved. The activities raised great motivation, commitment and participation among the children, showing their interest and satisfaction. The development of the project was very successful both in Kindergarden and Nursery.Pacheco, AntónioUniversidade do MinhoTavares, Sandra Maria Gonçalves20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38091por201514001info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:19.362120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
title Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
spellingShingle Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
Tavares, Sandra Maria Gonçalves
Educação de infância
Área da música
Impacto nas interações infantis
Preschool education
Music area
Children interaction impact
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
title_full Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
title_fullStr Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
title_full_unstemmed Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
title_sort Impacto do espaço da música nas interações infantis no jardim-de-infância e na creche
author Tavares, Sandra Maria Gonçalves
author_facet Tavares, Sandra Maria Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, António
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Sandra Maria Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Área da música
Impacto nas interações infantis
Preschool education
Music area
Children interaction impact
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de infância
Área da música
Impacto nas interações infantis
Preschool education
Music area
Children interaction impact
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38091
url http://hdl.handle.net/1822/38091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132919518724096