Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Guilherme Filipe Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/82323
Resumo: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
id RCAP_7f2960b37fa11aeb2ba740eddc06692e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/82323
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na ChinaCountry of Origin Image - Antecedents and Consequences for Portuguese and Italian Shoes in ChinaImagem do País de OrigemMarketing InternacionalPerceção de LuxoIntenção de CompraCalçadoCountry of Origin ImageInternational MarketingLuxury PerceptionPurchase IntentionFootwearDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de EconomiaA Imagem do País de Origem é conhecida por afetar as perceções e atitudes que os consumidores formam em relação aos países e aos produtos / serviços que lhes estão associados (Lu, I. et al. 2016) sendo, por isso, um conceito central na Literatura de Marketing Internacional.O presente estudo pretende reforçar a investigação em torno deste construto identificando quais os seus antecedentes e consequentes tendo como foco o calçado português e italiano e a forma como são percecionados no mercado chinês. Como proposta base para antecedentes consideraram-se os construtos Cosmopolitismo, Etnocentrismo e Afinidade e para consequentes os construtos Brand Equity, Perceção de Luxo e Intenção de Compra. A análise da Perceção de Luxo enquanto consequente da Imagem do País de Origem é o principal aspeto inovador do estudo.Por forma a responder ao objetivos delineados foi aplicado um questionário a consumidores chineses tendo o mesmo sido distribuído online, através de redes sociais chinesas. Foram obtidas respostas válidas respeitantes a 307 questionários. Com base nos dados obtidos, e com recurso ao Modelo de Equações Estruturais, foi possível corroborar que, para o caso das perceções relativas ao calçado Português, o Cosmopolitismo e a Afinidade são antecedentes, e a Perceção de Luxo e a Intenção de Compra são consequentes. Para o caso do calçado Italiano, comprovaram-se como antecedentes a Afinidade, e como consequentes a Perceção de Luxo e a Intenção de Compra. O Brand Equity não foi, em nenhum dos casos, significativo enquanto consequente. A análise dos dados permitiu ainda corroborar que a Imagem do País de Origem tem de facto uma influência positiva quer na Perceção de Luxo quer na Intenção de Compra do calçado originário destes países.Dados estes resultados, e uma vez que o mercado Chinês é um dos principais motores de crescimento do mercado de bens de luxo (Sun et al., 2016), este estudo permite argumentar que o recurso à Imagem do País de Origem pode desempenhar um papel positivo na abordagem ao mercado Chinês, tal como já se verifica na estratégia de diversas marcas Italianas e Francesas (Godey et al., 2012).The country of Origin Image is known for its effect on the perceptions and attitudes that consumers create towards countries and the products that are associated to them (Lu, I. et al. 2016). For this reason, it is a central concept in the literature of International Marketing.This study intends to reinforce the investigation surrounding this construct, identifying its antecedents and consequents by analyzing how the Portuguese and Italian footwear are perceived in the Chinese market. The preliminary assumption is that the constructs Cosmopolitanism, Ethnocentrism and Affinity are the antecedents, and that the construct Brand Equity, Luxury Perception and Purchase Intention are the consequents.The analysis of the Luxury Perception as a consequent of the Country of Origin Image is the main innovative aspect of this study.In order to respond to the objectives outlined, a questionnaire was applied to Chinese consumers and it was distributed online through Chinese social networks. Valid answers were obtained for 307 questionnaires.Based on the data obtained, and using the Structural Equations Model, it was possible to corroborate that, in the case of perceptions regarding Portuguese footwear, Cosmopolitanism and Affinity are antecedents, and the Luxury Perception and Intention to Purchase are consequents. In the case of Italian footwear, Affinity was proven to be an antecedent, and as a consequence Luxury Perception and Intent to Purchase. Brand Equity was not, in any case, significant as a consequence. The analysis of the data also allowed us to confirm that the Image of the Country of Origin has a positive influence on both the Luxury Perception and the Purchase Intention of footwear originating from these countries.Given these results, and since the Chinese market is one of the main engines of growth in the luxury goods market (Sun et al., 2016), this study allows us to argue that the mention of the Country of Origin Image can still play a positive role in the approach to the Chinese market, as possible to observe currently in the strategy of several Italian and French brands (Godey et al., 2012).2017-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/82323http://hdl.handle.net/10316/82323TID:202110753porSilva, Guilherme Filipe Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T01:43:17Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/82323Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:04:15.049494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
Country of Origin Image - Antecedents and Consequences for Portuguese and Italian Shoes in China
title Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
spellingShingle Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
Silva, Guilherme Filipe Jesus
Imagem do País de Origem
Marketing Internacional
Perceção de Luxo
Intenção de Compra
Calçado
Country of Origin Image
International Marketing
Luxury Perception
Purchase Intention
Footwear
title_short Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
title_full Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
title_fullStr Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
title_full_unstemmed Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
title_sort Imagem do País de Origem - Antecedentes e Consequentes para o Calçado Português e Italiano na China
author Silva, Guilherme Filipe Jesus
author_facet Silva, Guilherme Filipe Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Guilherme Filipe Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem do País de Origem
Marketing Internacional
Perceção de Luxo
Intenção de Compra
Calçado
Country of Origin Image
International Marketing
Luxury Perception
Purchase Intention
Footwear
topic Imagem do País de Origem
Marketing Internacional
Perceção de Luxo
Intenção de Compra
Calçado
Country of Origin Image
International Marketing
Luxury Perception
Purchase Intention
Footwear
description Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/82323
http://hdl.handle.net/10316/82323
TID:202110753
url http://hdl.handle.net/10316/82323
identifier_str_mv TID:202110753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133935428435968