Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, João de Roure Roquette
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18870
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_ef381c4d90709fe5bc6e0c2286464f60
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marcaLuxoPerceção de valorIntenção de compraNarcisismoMaterialismoPerceção de contrafaçãoLuxuryValue perceptionPurchase intentionNarcissismMaterialismCounterfeit perceptionMestrado em MarketingSuportado por uma revisão da literatura relevante, neste estudo foi desenvolvido um modelo que procura explicar antecedentes da intenção de compra de produtos de luxo. Esse modelo envolve um conjunto de dimensões do valor de uma marca de luxo na perspetiva do consumidor (valor de qualidade, valor conspícuo, valor de singularidade, valor hedónico e valor do "próprio" ampliado), identifica traços de personalidade (valor narcisista e valor materialista) e ainda a perceção de contrafação aliada à marca de luxo (perceção de contrafação). Através de uma regressão linear múltipla conclui-se que o valor hedónico e o valor do "próprio" ampliado têm impacto estatisticamente significativo na intenção de compra de uma marca de luxo. Os resultados revelam que o prazer associado a bens de luxo e o facto de o consumidor sentir que a marca é "parte de si" constituem as dimensões principais para explicar a intenção de compra de produtos de luxo originais.Supported by a review of the relevant literature, this study develops a model that seeks to explain antecedents of the purchase intention of luxury products. This model involves a set of dimensions of a luxury brand from the consumer's perspective (quality value, conspicuous value, uniqueness value, hedonic value and extended-self value), identifies personality traits (narcissistic value and materialistic value) and the perception of counterfeiting allied to the luxury brand (counterfeit perception). Using a multiple linear regression it concludes that the hedonic value and the extended-self value have a statistically significant impact on the purchase intention of a luxury brand. The results show that the pleasure associated with luxury goods, and the fact that consumers feel that the brand is "part of themselves", are the main dimensions to explain the purchase intention of original luxury products.Instituto Superior de Economia e GestãoDuarte, Maria MargaridaSantos, José MagalhãesRepositório da Universidade de LisboaCastanheira, João de Roure Roquette2019-11-27T10:26:22Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18870porCastanheira, João de Roure Roquette (2019). "Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:51.200607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
title Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
spellingShingle Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
Castanheira, João de Roure Roquette
Luxo
Perceção de valor
Intenção de compra
Narcisismo
Materialismo
Perceção de contrafação
Luxury
Value perception
Purchase intention
Narcissism
Materialism
Counterfeit perception
title_short Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
title_full Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
title_fullStr Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
title_full_unstemmed Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
title_sort Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca
author Castanheira, João de Roure Roquette
author_facet Castanheira, João de Roure Roquette
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Maria Margarida
Santos, José Magalhães
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, João de Roure Roquette
dc.subject.por.fl_str_mv Luxo
Perceção de valor
Intenção de compra
Narcisismo
Materialismo
Perceção de contrafação
Luxury
Value perception
Purchase intention
Narcissism
Materialism
Counterfeit perception
topic Luxo
Perceção de valor
Intenção de compra
Narcisismo
Materialismo
Perceção de contrafação
Luxury
Value perception
Purchase intention
Narcissism
Materialism
Counterfeit perception
description Mestrado em Marketing
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-27T10:26:22Z
2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18870
url http://hdl.handle.net/10400.5/18870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Castanheira, João de Roure Roquette (2019). "Intenção de compra de uma marca de luxo : desenvolvimento e teste de um modelo centrado no valor da marca". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130184597504