O conhecimento sociocultural nos manuais de português língua estrangeira :as relações entre géneros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel, Cristina Alexandra Mata Martins
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/6949
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
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spelling O conhecimento sociocultural nos manuais de português língua estrangeira :as relações entre génerosLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Manuais de ensino - História e críticaCompetência comunicativa (Linguística)Estudos de géneroTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira/Língua Segunda), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012Actualmente a sociedade é marcada pelo fenómeno da globalização, a que estão subjacentes os encontros entre pessoas de distintas línguas e culturas. Para que a interacção possa ser eficaz, emerge desta situação a necessidade de aprender línguas estrangeiras, o que pressupõe o desenvolvimento da competência comunicativa em língua. Esta competência engloba não só o conhecimento da língua como sistema formal, mas também do contexto social e cultural. Neste trabalho traçamos a importância da competência sociocultural e o papel da cultura na história das metodologias do ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras. Partindo da premissa de que este processo envolve a utilização frequente dos manuais escolares, que veiculam valores culturais da sociedade da língua-alvo, e de que a igualdade de género é um dos Oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, procedemos à análise das relações de género nos manuais de português como língua estrangeira. Para esse fim centramo-nos nas actividades domésticas, nas actividades profissionais e nas actividades de lazer realizadas por homens e mulheres, bem como nas personalidades de referência da cultura portuguesa transmitidas num corpus que é constituído por 5 manuais publicados por editoras portuguesas entre 2000 e 2009, cuja proficiência dos aprendentes se situa nos níveis A1, A2 ou B2. O nosso objectivo é avaliar se as relações de géneros veiculadas assentam nos princípios da igualdade e não discriminação e estão isentas de estereótipos de género.Abstract: Actualmente la sociedad está marcada por el fenómeno de la globalización, a que estan subyacentes los encuentros entre personas de diferentes culturas y lenguas. Para que la interacción pueda resultar eficaz, emerge de esta situación la necesidad de aprender idiomas extranjeros, lo que presupone el desarrollo de la competencia comunicativa en el idioma. Esta competencia abarca no sólo el conocimiento de la lengua como sistema formal, sino también del contexto social y cultural. En este trabajo describimos la importancia de la competencia cultural y el papel de la cultura en la historia de las metodologías de enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras. Partiendo de la premisa de que este proceso implica el uso frecuente de los libros de texto, que transmiten los valores culturales de la sociedad de la lengua meta, y que la igualdad de género es uno de los Ocho Objetivos de desarrollo del Milenio, procedemos a un análisis de las relaciones de género en los libros de texto de portugués como lengua extranjera. Para eso centramos nuestro estudio en las actividades domésticas, actividades profesionales y de ocio llevadas a cabo por hombres y mujeres, así como en las personas de referencia de la cultura portuguesa transmitidas en un corpus que se compone de 5 manuales publicados por editoriales portuguesas entre 2000 y 2009, cuyo nivel de los alumnos es A1, A2 o B2. Nuestro objetivo es determinar si las relaciones de género publicadas se basan en los principios de igualdad y no discriminación y están libres de estereotipos de género.Grosso, Maria José,1953-Repositório da Universidade de LisboaMiguel, Cristina Alexandra Mata Martins2012-09-21T10:36:43Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-14T15:04:03ZPortal AgregadorONG
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