Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29218 |
Resumo: | Neste caderno, apresenta-se o blogue como instrumento de auxílio para o professor de Português que reconhece ou deseja experimentar as vantagens pedagógicas da sua utilização e se sente motivado para a sua dinamização nas aulas. Os principais objetivos são, portanto, apresentar o blogue como uma estratégia útil para trabalhar de forma complementar às aulas de Português, em especial os domínios da escrita e da leitura. Apresentam-se também exemplos de atividades e dicas de dinamização. Este caderno está organizado em quatro partes, orientando-se todas para a aula de Português: i) introdução teórica ao blogue como recurso e estratégia, incluindo vantagens e recomendações na sua utilização; ii) noções e informações pertinentes sobre um blogue no âmbito do Português: definição de tipologias, como se deve estruturar um post, as potencialidades do comentário e o papel do professor enquanto moderador; iii) roteiro para a criação e dinamização de um blogue, bem como exemplos de atividades e tarefas para trabalhar, principalmente os domínios da escrita e da leitura; iv) proposta de uma sequência de atividades na qual o blogue é utilizado como estratégia de ensino e aprendizagem. |
id |
RCAP_8386e3b25f20792a497fd28e8d139940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/29218 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de PortuguêsBloguePortuguêsEscritaLeituraNeste caderno, apresenta-se o blogue como instrumento de auxílio para o professor de Português que reconhece ou deseja experimentar as vantagens pedagógicas da sua utilização e se sente motivado para a sua dinamização nas aulas. Os principais objetivos são, portanto, apresentar o blogue como uma estratégia útil para trabalhar de forma complementar às aulas de Português, em especial os domínios da escrita e da leitura. Apresentam-se também exemplos de atividades e dicas de dinamização. Este caderno está organizado em quatro partes, orientando-se todas para a aula de Português: i) introdução teórica ao blogue como recurso e estratégia, incluindo vantagens e recomendações na sua utilização; ii) noções e informações pertinentes sobre um blogue no âmbito do Português: definição de tipologias, como se deve estruturar um post, as potencialidades do comentário e o papel do professor enquanto moderador; iii) roteiro para a criação e dinamização de um blogue, bem como exemplos de atividades e tarefas para trabalhar, principalmente os domínios da escrita e da leitura; iv) proposta de uma sequência de atividades na qual o blogue é utilizado como estratégia de ensino e aprendizagem.In this booklet, the blog is presented as an aid tool for the teacher of Portuguese language who recognizes or wishes to experience the pedagogical advantages of its use and feels motivated to include it in the classroom dynamics. Therefore, the main objectives are to present the blog as a useful strategy to complement and reinforce Portuguese classes, especially the domains of writing and reading. Examples of activities and management tips are also presented. This booklet comprises four parts and focuses in the context of teaching Portuguese language: i) theoretical introduction to the blog as a resource and strategy, including advantages and recommendations for its use; ii) notions and pertinent information about a blog within courses of Portuguese language: definition of typologies, how to structure a post, the potential of the comment and the teacher’s role as moderator; iii) roadmap for creating and promoting a blog, as well as examples of activities and tasks to work on, mainly in the fields of writing and reading; iv) proposal of a sequence of activities in which the blog is used as a teaching and learning strategy.Dans ce cahier, le blog est présenté comme un outil d’aide à l’enseignant de portugais qui reconnaît ou souhaite faire l’expérience des avantages pédagogiques de son utilisation et se sent motivé pour l’inclure en classe. Les principaux objectifs sont donc de présenter le blog comme une stratégie utile pour travailler de manière complémentaire aux cours de portugais, en particulier dans les domaines de l’écriture et de la lecture. Des exemples d’activités et des conseils de dynamisation sont également présentés. Ce cahier est organisé en quatre parties, toutes orientées vers la classe de portugais: i) introduction théorique au blog en tant que ressource et stratégie, y compris les avantages et recommandations dans son utilisation; ii) notions et informations pertinentes sur un blog dans le contexte de l’enseignement de portugais: définition des typologies, comment structurer une publication, le potentiel du commentaire et le rôle de l’enseignant comme modérateur; iii) script pour la création et la promotion d’un blog, ainsi que des exemples d’activités et de tâches sur lesquelles travailler, en particulier dans les domaines de l’écriture et de la lecture; iv) proposition d’une séquence d’activités dans lesquelles le blog est utilisé comme stratégie d’enseignement et d’apprentissage.En este cuaderno, el blog se presenta como una herramienta de ayuda para el profesor de portugués que reconoce o desea experimentar las ventajas pedagógicas de su uso y se siente motivado por su dinamismo en las clases. Los objetivos principales son, por lo tanto, presentar el blog como una estrategia útil para trabajar de manera complementaria a las clases de portugués, especialmente los dominios de escritura y lectura. También se presentan ejemplos de actividades y consejos para la dinamización. Este cuaderno está organizado en cuatro partes, todas las cuales están orientadas hacia la clase de portugués: i) introducción teórica al blog como recurso y estrategia, incluidas las ventajas y recomendaciones en su uso; ii) nociones e información pertinente sobre un blog en el contexto portugués: definición de tipologías, cómo estructurar una publicación, el potencial del comentario y el papel del profesor como moderador; iii) ruta para crear y promover un blog, así como ejemplos de actividades y tareas para trabajar, especialmente en los campos de escritura y lectura; iv) propuesta de una secuencia de actividades en las que el blog se utiliza como estrategia de enseñanza y aprendizaje.UA Editora2020-09-14T10:57:17Z2020-09-01T00:00:00Z2020-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29218por978-972-789-649-310.34624/b9js-f722Ferreira, JoséPereira, Luísa ÁlvaresCardoso, Inêsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-17T04:05:51ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português |
title |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português |
spellingShingle |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português Ferreira, José Blogue Português Escrita Leitura |
title_short |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português |
title_full |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português |
title_fullStr |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português |
title_full_unstemmed |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português |
title_sort |
Dinamizar um blogue em Português: contributos para professores e formadores de Português |
author |
Ferreira, José |
author_facet |
Ferreira, José Pereira, Luísa Álvares Cardoso, Inês |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Luísa Álvares Cardoso, Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, José Pereira, Luísa Álvares Cardoso, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogue Português Escrita Leitura |
topic |
Blogue Português Escrita Leitura |
description |
Neste caderno, apresenta-se o blogue como instrumento de auxílio para o professor de Português que reconhece ou deseja experimentar as vantagens pedagógicas da sua utilização e se sente motivado para a sua dinamização nas aulas. Os principais objetivos são, portanto, apresentar o blogue como uma estratégia útil para trabalhar de forma complementar às aulas de Português, em especial os domínios da escrita e da leitura. Apresentam-se também exemplos de atividades e dicas de dinamização. Este caderno está organizado em quatro partes, orientando-se todas para a aula de Português: i) introdução teórica ao blogue como recurso e estratégia, incluindo vantagens e recomendações na sua utilização; ii) noções e informações pertinentes sobre um blogue no âmbito do Português: definição de tipologias, como se deve estruturar um post, as potencialidades do comentário e o papel do professor enquanto moderador; iii) roteiro para a criação e dinamização de um blogue, bem como exemplos de atividades e tarefas para trabalhar, principalmente os domínios da escrita e da leitura; iv) proposta de uma sequência de atividades na qual o blogue é utilizado como estratégia de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-14T10:57:17Z 2020-09-01T00:00:00Z 2020-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/29218 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/29218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-789-649-3 10.34624/b9js-f722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303561612296192 |