Sobre a necessidade da capacitação de professores de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luciano Amaral
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/116
Resumo: Este artigo faz reflexões sobre a necessidade da capacitação de professores de português. Elas resultam da minha experiência como mediador de oficinas de aperfeiçoamento promovidas pela Secretaria de Educação da Bahia e do projeto de pesquisa que coordeno na Universidade Estadual de Feira de Santana. Algumas atividades de livros didáticos são analisadas sob a perspectiva pragmática, servindo de motivo para considerações acerca dos elementos de textualidade e dos conhecimentos prévios necessários para os processos de leitura e de escrita. Defende-se aqui a capacitação dos professores de português sob a luz da visão interacional da língua.
id UNEB-4_45fff175f3c8901cd345fd00065b584d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/116
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Sobre a necessidade da capacitação de professores de portuguêsLeituraEscritaEnsino de portuguêsPragmáticaCapacitação Este artigo faz reflexões sobre a necessidade da capacitação de professores de português. Elas resultam da minha experiência como mediador de oficinas de aperfeiçoamento promovidas pela Secretaria de Educação da Bahia e do projeto de pesquisa que coordeno na Universidade Estadual de Feira de Santana. Algumas atividades de livros didáticos são analisadas sob a perspectiva pragmática, servindo de motivo para considerações acerca dos elementos de textualidade e dos conhecimentos prévios necessários para os processos de leitura e de escrita. Defende-se aqui a capacitação dos professores de português sob a luz da visão interacional da língua.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11610.35499/tl.v1i1.116Tabuleiro de Letras; v. 1 n. 1 (2008): LINGUAGENS: PRÁTICAS, DISCURSOS E MEDIAÇÕES2176-578210.35499/tl.v1i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/116/68Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luciano Amaral2019-06-02T02:55:36Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/116Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:36Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
title Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
spellingShingle Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
Oliveira, Luciano Amaral
Leitura
Escrita
Ensino de português
Pragmática
Capacitação
title_short Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
title_full Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
title_fullStr Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
title_full_unstemmed Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
title_sort Sobre a necessidade da capacitação de professores de português
author Oliveira, Luciano Amaral
author_facet Oliveira, Luciano Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luciano Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Ensino de português
Pragmática
Capacitação
topic Leitura
Escrita
Ensino de português
Pragmática
Capacitação
description Este artigo faz reflexões sobre a necessidade da capacitação de professores de português. Elas resultam da minha experiência como mediador de oficinas de aperfeiçoamento promovidas pela Secretaria de Educação da Bahia e do projeto de pesquisa que coordeno na Universidade Estadual de Feira de Santana. Algumas atividades de livros didáticos são analisadas sob a perspectiva pragmática, servindo de motivo para considerações acerca dos elementos de textualidade e dos conhecimentos prévios necessários para os processos de leitura e de escrita. Defende-se aqui a capacitação dos professores de português sob a luz da visão interacional da língua.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/116
10.35499/tl.v1i1.116
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/116
identifier_str_mv 10.35499/tl.v1i1.116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/116/68
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 1 n. 1 (2008): LINGUAGENS: PRÁTICAS, DISCURSOS E MEDIAÇÕES
2176-5782
10.35499/tl.v1i1
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1788355161317441536