A mobilidade dos estudantes de medicina na Europa e o ensino-aprendizagem da Pediatria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Videira Amaral, João M.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25754/pjp.2007.4680
Resumo: Introdução: Em 1987, a Comissão Europeia começou a apoiar um programa de mobilidade para estudantes (chamado ERASMUS) entre universidades na Europa; a ideia central era dar oportunidades de os estudantes estudarem durante período definido no estrangeiro. Objectivo: Analisar os testemunhos de estudantes estrangeiros realizando o bloco de pediatria na Clínica Universitária do Hospital Dona Estefânia em Lisboa, Portugal. Métodos: O estudo baseou-se em dados obtidos de 28 estudantes de 7 diferentes países europeus durante 5 anos lectivos (2002-2007) principalmente através de: questionários distribuídos para todos os alunos do curso; discussões de grupo semi-estruturadas; e entrevistas individuais sob a orientação do catedrático da disciplina (JMVA); foram também colhidos dados do relatório de estágio e da base de dados do Departamento de Relações públicas da FCM/UNL. Resultados: A maioria dos respondentes considerou o modelo de estágio integrando alunos nacionais e estrangeiros relevante, sendo que a totalidade gostaria que o estágio hospitalar tivesse maior duração. Foram identificados dois pontos fracos no período de treino clínico: dificuldade de comunicação com português fluente e notas mais baixas dos estudantes ERASMUS no exame final em relação aos seus  pares portugueses. Este último achado poderá sugerir que os estudantes portugueses têm melhor preparação teórica do que os primeiros. Conclusão: Apesar de os dados obtidos serem qualitativos e susceptíveis de originarem interpretação envolvendo certa subjectividade, a experiência descrita sugere a necessidade de aperfeiçoamento organizativo em certas áreas tais como critérios de recrutamento e treino do português falado tendo em vista a motivação para uma melhor preparação dos candidatos.
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