Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006 |
Resumo: | O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior. |
id |
RCAP_8cd586fb6c9b5dda563b7fb6224e79d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312006000100006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervençãoAconselhamento psicológiconecessidades dos estudantesapoio entre paresformaçãobem-estarO insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.ISPA-Instituto Universitário2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006Análise Psicológica v.24 n.1 2006reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006Pereira,Anabela M. S.Motta,Elisa DecqVaz,António LuzioPinto,CarolinaBernardino,OlgaMelo,Ana Carvalhal deFerreira,JoanaRodrigues,Maria JoãoMedeiros,AugustoLopes,Pedro Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:20:08ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
spellingShingle |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção Pereira,Anabela M. S. Aconselhamento psicológico necessidades dos estudantes apoio entre pares formação bem-estar |
title_short |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_full |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_fullStr |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_full_unstemmed |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
title_sort |
Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção |
author |
Pereira,Anabela M. S. |
author_facet |
Pereira,Anabela M. S. Motta,Elisa Decq Vaz,António Luzio Pinto,Carolina Bernardino,Olga Melo,Ana Carvalhal de Ferreira,Joana Rodrigues,Maria João Medeiros,Augusto Lopes,Pedro Nuno |
author_role |
author |
author2 |
Motta,Elisa Decq Vaz,António Luzio Pinto,Carolina Bernardino,Olga Melo,Ana Carvalhal de Ferreira,Joana Rodrigues,Maria João Medeiros,Augusto Lopes,Pedro Nuno |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira,Anabela M. S. Motta,Elisa Decq Vaz,António Luzio Pinto,Carolina Bernardino,Olga Melo,Ana Carvalhal de Ferreira,Joana Rodrigues,Maria João Medeiros,Augusto Lopes,Pedro Nuno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aconselhamento psicológico necessidades dos estudantes apoio entre pares formação bem-estar |
topic |
Aconselhamento psicológico necessidades dos estudantes apoio entre pares formação bem-estar |
description |
O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.24 n.1 2006 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777304384633307136 |