Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira,Anabela M. S.
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Motta,Elisa Decq, Vaz,António Luzio, Pinto,Carolina, Bernardino,Olga, Melo,Ana Carvalhal de, Ferreira,Joana, Rodrigues,Maria João, Medeiros,Augusto, Lopes,Pedro Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006
Resumo: O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.
id RCAP_8cd586fb6c9b5dda563b7fb6224e79d2
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312006000100006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervençãoAconselhamento psicológiconecessidades dos estudantesapoio entre paresformaçãobem-estarO insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.ISPA-Instituto Universitário2006-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006Análise Psicológica v.24 n.1 2006reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006Pereira,Anabela M. S.Motta,Elisa DecqVaz,António LuzioPinto,CarolinaBernardino,OlgaMelo,Ana Carvalhal deFerreira,JoanaRodrigues,Maria JoãoMedeiros,AugustoLopes,Pedro Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:20:08ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
spellingShingle Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
Pereira,Anabela M. S.
Aconselhamento psicológico
necessidades dos estudantes
apoio entre pares
formação
bem-estar
title_short Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_full Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_fullStr Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_full_unstemmed Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_sort Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
author Pereira,Anabela M. S.
author_facet Pereira,Anabela M. S.
Motta,Elisa Decq
Vaz,António Luzio
Pinto,Carolina
Bernardino,Olga
Melo,Ana Carvalhal de
Ferreira,Joana
Rodrigues,Maria João
Medeiros,Augusto
Lopes,Pedro Nuno
author_role author
author2 Motta,Elisa Decq
Vaz,António Luzio
Pinto,Carolina
Bernardino,Olga
Melo,Ana Carvalhal de
Ferreira,Joana
Rodrigues,Maria João
Medeiros,Augusto
Lopes,Pedro Nuno
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira,Anabela M. S.
Motta,Elisa Decq
Vaz,António Luzio
Pinto,Carolina
Bernardino,Olga
Melo,Ana Carvalhal de
Ferreira,Joana
Rodrigues,Maria João
Medeiros,Augusto
Lopes,Pedro Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Aconselhamento psicológico
necessidades dos estudantes
apoio entre pares
formação
bem-estar
topic Aconselhamento psicológico
necessidades dos estudantes
apoio entre pares
formação
bem-estar
description O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.24 n.1 2006
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777304384633307136