Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Anabela M. S.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Motta, Elisa Decq, Vaz, António Luzio, Pinto, Carolina, Bernardino, Olga, de Melo, Ana Carvalhal, Ferreira, Joana, Rodrigues, Maria João, Medeiros, Augusto, Lopes, Pedro Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.152
Resumo: O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.
id RCAP_b8f5b1601e07e1d5e7bc47d07ad59a53
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervençãoAconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estarO insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.ISPA - Instituto Universitário2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.152https://doi.org/10.14417/ap.152Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-59Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-591646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152/pdfPereira, Anabela M. S.Motta, Elisa DecqVaz, António LuzioPinto, CarolinaBernardino, Olgade Melo, Ana CarvalhalFerreira, JoanaRodrigues, Maria JoãoMedeiros, AugustoLopes, Pedro Nunoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:29ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
spellingShingle Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
Pereira, Anabela M. S.
Aconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estar
title_short Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_full Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_fullStr Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_full_unstemmed Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
title_sort Sucesso e desenvolvimento psicológico no Ensino Superior: Estratégias de intervenção
author Pereira, Anabela M. S.
author_facet Pereira, Anabela M. S.
Motta, Elisa Decq
Vaz, António Luzio
Pinto, Carolina
Bernardino, Olga
de Melo, Ana Carvalhal
Ferreira, Joana
Rodrigues, Maria João
Medeiros, Augusto
Lopes, Pedro Nuno
author_role author
author2 Motta, Elisa Decq
Vaz, António Luzio
Pinto, Carolina
Bernardino, Olga
de Melo, Ana Carvalhal
Ferreira, Joana
Rodrigues, Maria João
Medeiros, Augusto
Lopes, Pedro Nuno
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Anabela M. S.
Motta, Elisa Decq
Vaz, António Luzio
Pinto, Carolina
Bernardino, Olga
de Melo, Ana Carvalhal
Ferreira, Joana
Rodrigues, Maria João
Medeiros, Augusto
Lopes, Pedro Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Aconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estar
topic Aconselhamento psicológico; necessidades dos estudantes; apoio entre pares; formação; bem-estar
description O insucesso escolar destaca-se, actualmente, como uma das grandes preocupações em todas as reflexões sobre o Ensino Superior, situação que tem conduzido ao desenvolvimento de estratégias para intervir ao nível do combate a este fenómeno. O presente trabalho tem como objectivo apresentar um programa de intervenção interdisciplinar ao nível da promoção do sucesso académico, aliando apoio psicológico, suporte social e promoção de estilos de vida saudável, concretizado no desenvolvimento do modelo do GAP-SASUC. Tendo por base as quatro áreas de intervenção que suportam o modelo (Consultas de Psicologia, Apoio de Alunos por Alunos, Serviço Social e Investigação), são apresentados os resultados referentes à identificação das necessidades e problemas dos estudantes do Ensino Superior, às estratégias de intervenção utilizadas e à avaliação das mesmas. Os resultados, quer em termos do aumento de participação, quer em termos de avaliação positiva realizada pelos alunos envolvidos, revelam a mais-valia que este modelo de interacção trouxe ao desenvolvimento psicológico do estudante universitário. São, ainda, referidas algumas implicações do desenvolvimento e aplicação do modelo, com incidência para o bem-estar do aluno e promoção do sucesso no Ensino Superior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14417/ap.152
https://doi.org/10.14417/ap.152
url https://doi.org/10.14417/ap.152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/152/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-59
Análise Psicológica; Vol 24, No 1 (2006); 51-59
1646-6020
0870-8231
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302461605740544