Perguntas dos alunos do ensino secundário: promoção de uma aprendizagem ativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria João Gracias Vieira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10021
Resumo: O estudo apresentado teve como objetivo articular estratégias de ensino das Ciências com a promoção de uma aprendizagem ativa e centrada no aluno. A metodologia adotada procurou desenvolver e implementar diversas estratégias de ensino que promovessem o questionamento dos alunos. Tratou-se de um estudo de investigação–ação, envolvendo uma turma do décimo ano de escolaridade, na disciplina de Física e Química A, no ano letivo 2011-2012. Os dados foram recolhidos através da observação de aulas, da análise de produções dos alunos (perguntas escritas e explicações para a colocação das mesmas) e de entrevista a seis alunos participantes do estudo. As perguntas formuladas pelos alunos foram analisadas em três dimensões, consideradas indicadores da sua qualidade: nível cognitivo, caráter da pergunta e orientação da pergunta. A análise dos resultados permite concluir que os alunos se envolveram de forma positiva nas aulas de implementação do estudo, o que foi suportado pelo número de perguntas colocadas e pela qualidade das mesmas. Sublinhe-se que 96% dos alunos colocaram pelo menos uma pergunta de elevado nível cognitivo e que, das perguntas formuladas, 66% estavam orientadas para a explicação do problema e 91% apresentavam um caráter predominantemente académico. O estudo sugere, ainda, a existência de relações entre o questionamento dos alunos e a aprendizagem ativa, pois as estratégias implementadas permitiram aos alunos desenvolver a sua capacidade de questionamento, isto é, aumentaram a formulação de perguntas de elevado nível cognitivo, um importante indicador de aprendizagem ativa.
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