Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Maria José Rebelo Branco
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/10016
Resumo: Com este trabalho pretendeu-se conceber e implementar estratégias com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), bem como estratégias laboratoriais e práticas promotoras do questionamento dos alunos no estudo da fotossíntese. Pretendeu-se ainda (i) identificar as estratégias que conduzem à formulação de um maior número de perguntas de elevado nível cognitivo, e (ii) verificar se as abordagens à aprendizagem adotadas pelos alunos refletem o tipo de perguntas por estes colocadas. Assim, adoptou-se uma abordagem qualitativa, apesar de se utilizarem também algumas variáveis quantificáveis, tendo-se desenvolvido um estudo de caso. Foi aplicado um questionário para identificar e caracterizar as abordagens à aprendizagem dos alunos de uma turma de 10º ano da área das Ciências. Foram também concebidas e implementadas estratégias de cariz CTS, laboratoriais e práticas, com o intuito de promover o questionamento dos alunos. Estas estratégias centraram-se nos alunos e nas suas perguntas, tentando, assim, incentivar a formulação de perguntas de elevado nível cognitivo. Verificou-se a predominância da uma abordagem superficial à aprendizagem, não sendo no entanto lineares os resultados obtidos pela aplicação do questionário relativamente aos três parâmetros estudados (conceção de aprendizagem, abordagem ao estudo e métodos preferenciais de ensino) para cada aluno. Verificou-se que os alunos formularam, maioritariamente, perguntas de baixo nível cognitivo, o que vai ao encontro da caracterização da turma relativamente às abordagens à aprendizagem (predominância de uma abordagem superficial). É de salientar que se verifica que o maior número de perguntas colocadas ocorreu na implementação da estratégia CTS. No entanto, foi na atividade prática que se obteve um maior número de perguntas de nível cognitivo mais elevado.
id RCAP_96f588607b87dd1543d2d978120d9d97
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/10016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossínteseEnsino das ciênciasTécnicas da aula: Ensino secundárioTécnicas de interrogaçãoMotivação para a aprendizagemCom este trabalho pretendeu-se conceber e implementar estratégias com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), bem como estratégias laboratoriais e práticas promotoras do questionamento dos alunos no estudo da fotossíntese. Pretendeu-se ainda (i) identificar as estratégias que conduzem à formulação de um maior número de perguntas de elevado nível cognitivo, e (ii) verificar se as abordagens à aprendizagem adotadas pelos alunos refletem o tipo de perguntas por estes colocadas. Assim, adoptou-se uma abordagem qualitativa, apesar de se utilizarem também algumas variáveis quantificáveis, tendo-se desenvolvido um estudo de caso. Foi aplicado um questionário para identificar e caracterizar as abordagens à aprendizagem dos alunos de uma turma de 10º ano da área das Ciências. Foram também concebidas e implementadas estratégias de cariz CTS, laboratoriais e práticas, com o intuito de promover o questionamento dos alunos. Estas estratégias centraram-se nos alunos e nas suas perguntas, tentando, assim, incentivar a formulação de perguntas de elevado nível cognitivo. Verificou-se a predominância da uma abordagem superficial à aprendizagem, não sendo no entanto lineares os resultados obtidos pela aplicação do questionário relativamente aos três parâmetros estudados (conceção de aprendizagem, abordagem ao estudo e métodos preferenciais de ensino) para cada aluno. Verificou-se que os alunos formularam, maioritariamente, perguntas de baixo nível cognitivo, o que vai ao encontro da caracterização da turma relativamente às abordagens à aprendizagem (predominância de uma abordagem superficial). É de salientar que se verifica que o maior número de perguntas colocadas ocorreu na implementação da estratégia CTS. No entanto, foi na atividade prática que se obteve um maior número de perguntas de nível cognitivo mais elevado.The aim of this study was to design and implement strategies with a Science-Technology-Society (STS) approach, as well as laboratory and practical strategies aiming to promote student questioning in the study of photosynthesis. It also was intended to (i) identify the strategies that lead to the formulation of a higher number of high cognitive level questions, and (ii) investigate if the students’ learning approaches reflect the kind of questions they ask. Thus, a case study qualitative approach was adopted, although some quantifiable variables were also used. A questionnaire was applied to identify and characterize the learning approaches of a class of 10th grade science students. With the aim of promoting student higher level questioning, several strategies were conceived and implemented: STS, laboratory and practical strategies. The results show that the students adopt predominantly a superficial approach to learning. However, non linear results were obtained in relation to the three parameters studied (learning conception, approach to learning and preferred teaching methods) for each student. It was found that the students asked, mainly low-level cognitive questions, what meets the characterization of the class in respect of approaches to learning (predominance of a superficial approach). The results also show that the greatest number of questions was raised on the STS strategy. However, the practical activity originated the greatest number of higher cognitive level questions.Universidade de Aveiro2013-03-27T15:33:15Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10016porCardoso, Maria José Rebelo Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:21Zoai:ria.ua.pt:10773/10016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:41.688421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
title Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
spellingShingle Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
Cardoso, Maria José Rebelo Branco
Ensino das ciências
Técnicas da aula: Ensino secundário
Técnicas de interrogação
Motivação para a aprendizagem
title_short Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
title_full Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
title_fullStr Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
title_full_unstemmed Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
title_sort Estratégias promotoras do questionamento no estudo da fotossíntese
author Cardoso, Maria José Rebelo Branco
author_facet Cardoso, Maria José Rebelo Branco
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Maria José Rebelo Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Técnicas da aula: Ensino secundário
Técnicas de interrogação
Motivação para a aprendizagem
topic Ensino das ciências
Técnicas da aula: Ensino secundário
Técnicas de interrogação
Motivação para a aprendizagem
description Com este trabalho pretendeu-se conceber e implementar estratégias com uma abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), bem como estratégias laboratoriais e práticas promotoras do questionamento dos alunos no estudo da fotossíntese. Pretendeu-se ainda (i) identificar as estratégias que conduzem à formulação de um maior número de perguntas de elevado nível cognitivo, e (ii) verificar se as abordagens à aprendizagem adotadas pelos alunos refletem o tipo de perguntas por estes colocadas. Assim, adoptou-se uma abordagem qualitativa, apesar de se utilizarem também algumas variáveis quantificáveis, tendo-se desenvolvido um estudo de caso. Foi aplicado um questionário para identificar e caracterizar as abordagens à aprendizagem dos alunos de uma turma de 10º ano da área das Ciências. Foram também concebidas e implementadas estratégias de cariz CTS, laboratoriais e práticas, com o intuito de promover o questionamento dos alunos. Estas estratégias centraram-se nos alunos e nas suas perguntas, tentando, assim, incentivar a formulação de perguntas de elevado nível cognitivo. Verificou-se a predominância da uma abordagem superficial à aprendizagem, não sendo no entanto lineares os resultados obtidos pela aplicação do questionário relativamente aos três parâmetros estudados (conceção de aprendizagem, abordagem ao estudo e métodos preferenciais de ensino) para cada aluno. Verificou-se que os alunos formularam, maioritariamente, perguntas de baixo nível cognitivo, o que vai ao encontro da caracterização da turma relativamente às abordagens à aprendizagem (predominância de uma abordagem superficial). É de salientar que se verifica que o maior número de perguntas colocadas ocorreu na implementação da estratégia CTS. No entanto, foi na atividade prática que se obteve um maior número de perguntas de nível cognitivo mais elevado.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2013-03-27T15:33:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/10016
url http://hdl.handle.net/10773/10016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137518790115328