Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loura, David
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bernardes, Rafael, Baixinho, Cristina Lavareda, Rafael, Helga, Félix, Isa, Guerreiro, Mara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304
Resumo: Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem,  com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.
id RCAP_934fbcd1fa316eec332e6811f3346688
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/165
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literaturaLearning in research projects during nursing undergraduate degree: Integrative literature reviewStudents; Nursing; Research; Learning.Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem.Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem,  com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.Introduction: The development of research and the evidence-based practice paradigm pose a challenge for the education of future health professionals, who are required to have search skills, and be able to appraise and correctly use research results in clinical practice. Objectives: To identify what nursing students learn from being involved in research projects during their undergraduate degree. Methods: This integrative literature review was carried out according to a protocol, defining the eligibility criteria for primary studies, obtained from EBSCO, JBI and Scopus search engines. Results: Students can be involved in all phases of the research process, contributing to their satisfaction with learning, with positive impact on motivation, reflection and integration of knowledge, development of communication skills, scientific writing, time management and critical judgment. Involving these students also benefits the research process. Conclusions: Students’ involvement in research projects contributes to a range of learning opportunities. Our results suggest that classroom education on research should be associated with other strategies for the development of research knowledge, skills and attitudes.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 293-304New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 293-304New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 293-3042184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165/163Loura, DavidBernardes, RafaelBaixinho, Cristina LavaredaRafael, HelgaFélix, IsaGuerreiro, Marainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:29Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/165Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:48:00.482594Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
Learning in research projects during nursing undergraduate degree: Integrative literature review
title Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
spellingShingle Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
Loura, David
Students; Nursing; Research; Learning.
Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem.
title_short Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
title_full Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
title_fullStr Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
title_sort Aprender em projetos de investigação durante a licenciatura em enfermagem: Revisão integrativa da literatura
author Loura, David
author_facet Loura, David
Bernardes, Rafael
Baixinho, Cristina Lavareda
Rafael, Helga
Félix, Isa
Guerreiro, Mara
author_role author
author2 Bernardes, Rafael
Baixinho, Cristina Lavareda
Rafael, Helga
Félix, Isa
Guerreiro, Mara
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loura, David
Bernardes, Rafael
Baixinho, Cristina Lavareda
Rafael, Helga
Félix, Isa
Guerreiro, Mara
dc.subject.por.fl_str_mv Students; Nursing; Research; Learning.
Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem.
topic Students; Nursing; Research; Learning.
Estudantes; Enfermagem; Pesquisa; Aprendizagem.
description Introdução: O desenvolvimento da investigação e a emergência de uma prática baseada na evidência são um desafio claro para a educação dos futuros profissionais de saúde, aos quais são requeridas competências de pesquisa, leitura e utilização correta dos resultados da investigação na prática clínica. Objetivos: Identificar o que aprendem os estudantes de enfermagem com o envolvimento em projetos de investigação, durante a licenciatura. Métodos: A revisão integrativa de literatura foi efetuada segundo um protocolo, com definição dos critérios de elegibilidade dos estudos primários, obtidos nas bases de dados dos motores de busca EBSCO, JBI e Scopus. Resultados: Os estudantes podem ser envolvidos em todas as fases do processo de pesquisa, contribuindo para a sua satisfação na aprendizagem,  com impacto positivo na motivação, reflexão e integração do conhecimento, desenvolvimento de competências de comunicação, escrita científica, gestão do tempo e juízo critico. O envolvimento dos estudantes contribui para o desenvolvimento dos projetos de investigação. Conclusões: O envolvimento dos estudantes em projetos de investigação contribui para diferentes aprendizagens. Os nossos resultados sugerem que a formação teórica sobre investigação deve ser associada a outras estratégias para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304
url https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.293-304
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/165/163
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 293-304
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 293-304
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 293-304
2184-7770
10.36367/ntqr.3.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130347100700672