Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes

Bibliographic Details
Main Author: Marreiros, Ana Rita Soares
Publication Date: 2020
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10437/10209
Summary: O Estágio Pedagógico em Educação Física, que integra quatro áreas, foi realizado na E.S de Pedro Nunes, em Lisboa, 2018/2019, orientado pelo professor Mário Guimarães (universidade) e pelo professor Sérgio Miranda (Escola). Este estágio encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção. Na área da Lecionação, saliento o facto de, na Ginástica de Trampolins e na Dança, os alunos terem cumprido o Nível de Introdução no final do ano, o que nesse contexto, considero bastante positivo para uma turma de Secundário. Na área de Direção de Turma, o nosso projeto focou a indecisão dos alunos quanto ao curso a seguir, com apresentações de trabalhos e visitas de estudo. Desenvolvemos, também o projeto de Educação Sexual, que incluiu a elaboração e apresentação de um trabalho à turma. Além disso, o problema inicial de comportamento da turma, com diversas perturbações, foi tratado em reuniões semanais, resultando no controlo da situação e uma melhoria significativa. Na área do Desporto Escolar, intervim o núcleo de natação, em dois grupos, um de alunos com mais dificuldades e outro com alunos mais avançados. Participámos em três provas durante o ano e, além disso, organizei um encontro entre o nosso núcleo e o da E.S. Passos Manuel em que competiram os alunos que não estiveram nas provas. Nos Seminários, realizámos três projetos de avaliação (Protocolo de Avaliação Inicial, Aferição de Critérios e Programa de Conhecimentos). A minha principal responsabilidade foi o terceiro, em que criei documentos atualizados para o ensino básico com as matérias relativas aos temas estabelecidos pelo Ministério de Educação nas “Aprendizagens Essenciais”. O Estágio permitiu-me lidar com a diversidade na turma, que é um grande desafio pedagógico, em termos das individualidades dos alunos. Verifiquei que as experiências, atitudes e aptidões dos alunos em anos anteriores influenciam fortemente as aprendizagens no presente. Por último, constatei a necessidade de os professores se reunirem mais vezes, promovendo consensos através de partilha e trocas de experiências e ideias.
id RCAP_6c1de7cf65b7652360a50f0627c804c6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10209
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro NunesMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAESTÁGIOSDOCÊNCIADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMASPORTPHYSICAL EDUCATIONTRAINEESHIPSTEACHINGSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSO Estágio Pedagógico em Educação Física, que integra quatro áreas, foi realizado na E.S de Pedro Nunes, em Lisboa, 2018/2019, orientado pelo professor Mário Guimarães (universidade) e pelo professor Sérgio Miranda (Escola). Este estágio encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção. Na área da Lecionação, saliento o facto de, na Ginástica de Trampolins e na Dança, os alunos terem cumprido o Nível de Introdução no final do ano, o que nesse contexto, considero bastante positivo para uma turma de Secundário. Na área de Direção de Turma, o nosso projeto focou a indecisão dos alunos quanto ao curso a seguir, com apresentações de trabalhos e visitas de estudo. Desenvolvemos, também o projeto de Educação Sexual, que incluiu a elaboração e apresentação de um trabalho à turma. Além disso, o problema inicial de comportamento da turma, com diversas perturbações, foi tratado em reuniões semanais, resultando no controlo da situação e uma melhoria significativa. Na área do Desporto Escolar, intervim o núcleo de natação, em dois grupos, um de alunos com mais dificuldades e outro com alunos mais avançados. Participámos em três provas durante o ano e, além disso, organizei um encontro entre o nosso núcleo e o da E.S. Passos Manuel em que competiram os alunos que não estiveram nas provas. Nos Seminários, realizámos três projetos de avaliação (Protocolo de Avaliação Inicial, Aferição de Critérios e Programa de Conhecimentos). A minha principal responsabilidade foi o terceiro, em que criei documentos atualizados para o ensino básico com as matérias relativas aos temas estabelecidos pelo Ministério de Educação nas “Aprendizagens Essenciais”. O Estágio permitiu-me lidar com a diversidade na turma, que é um grande desafio pedagógico, em termos das individualidades dos alunos. Verifiquei que as experiências, atitudes e aptidões dos alunos em anos anteriores influenciam fortemente as aprendizagens no presente. Por último, constatei a necessidade de os professores se reunirem mais vezes, promovendo consensos através de partilha e trocas de experiências e ideias.The pedagogical training at Physical Educational, which englobes four major areas, was carried out at 2018/2019 on E.S Pedro Nunes, Lisbon. It was supervised by Professor Mário Guimarães (university) and teacher Sérgio Miranda (E.S Pedro Nunes). The internship is divided in four areas as following In teaching, I want to point out that at trampoline gymnastic and dance, the students fulfilled the Introductory level, which I think that i tis a very positive accomplishment for a high School class. At class head teacher, our project focused on the student’s indecision regarding their future academic choices. We organised several field trips and presentation to help guiding the students. We also developed the Sexual Education project which included na presentation to the class. Furthermore, in the early stages it was detected that the class had a behaviour disruption. This problem was discussed in weekly meetings which allowed us to come up with several strategies that lead to significant improvement on the class behaviour. At school sports, I worked closely with the swimming department. I identify that a very heterogenous group in terms of skill level. To integrate all the students, I decide to divide into two groups according which the level of each one. Along the year we participate in three competitions. Furthermore, I organized a meeting between our department and E.S Passos Manuel where the students who were not able to participate in the three previous competition had a chance to compete. At Seminary area we carried out three evaluation projects (Initial evaluation protocol, Assessment criteria and Program knowledge). My main responsibilities were on the third project, where I made updated documents for the basic education with the topic established by the Education minister which can be found at “Aprendizagens Essenciais”. The internship allow me to get in touch with an heterogenous class which represents a great challenge in terms of teaching since we have to consider the individual aspects of each student. I realized that the previous experiences and behaviours of each student had a strong impact n the actual learning process. Finally, I realize that there is a strong necessity of meetings between the teachers in order to discuss and promote the Exchange of ideas and experience leading a better education system.2020-06-04T14:30:26Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10209TID:202460657porMarreiros, Ana Rita Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-24T01:31:56Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10209Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:29.727048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
title Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
Marreiros, Ana Rita Soares
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TRAINEESHIPS
TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
title_short Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
title_full Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
title_sort Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária Pedro Nunes
author Marreiros, Ana Rita Soares
author_facet Marreiros, Ana Rita Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marreiros, Ana Rita Soares
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TRAINEESHIPS
TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS
DOCÊNCIA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TRAINEESHIPS
TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
description O Estágio Pedagógico em Educação Física, que integra quatro áreas, foi realizado na E.S de Pedro Nunes, em Lisboa, 2018/2019, orientado pelo professor Mário Guimarães (universidade) e pelo professor Sérgio Miranda (Escola). Este estágio encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção. Na área da Lecionação, saliento o facto de, na Ginástica de Trampolins e na Dança, os alunos terem cumprido o Nível de Introdução no final do ano, o que nesse contexto, considero bastante positivo para uma turma de Secundário. Na área de Direção de Turma, o nosso projeto focou a indecisão dos alunos quanto ao curso a seguir, com apresentações de trabalhos e visitas de estudo. Desenvolvemos, também o projeto de Educação Sexual, que incluiu a elaboração e apresentação de um trabalho à turma. Além disso, o problema inicial de comportamento da turma, com diversas perturbações, foi tratado em reuniões semanais, resultando no controlo da situação e uma melhoria significativa. Na área do Desporto Escolar, intervim o núcleo de natação, em dois grupos, um de alunos com mais dificuldades e outro com alunos mais avançados. Participámos em três provas durante o ano e, além disso, organizei um encontro entre o nosso núcleo e o da E.S. Passos Manuel em que competiram os alunos que não estiveram nas provas. Nos Seminários, realizámos três projetos de avaliação (Protocolo de Avaliação Inicial, Aferição de Critérios e Programa de Conhecimentos). A minha principal responsabilidade foi o terceiro, em que criei documentos atualizados para o ensino básico com as matérias relativas aos temas estabelecidos pelo Ministério de Educação nas “Aprendizagens Essenciais”. O Estágio permitiu-me lidar com a diversidade na turma, que é um grande desafio pedagógico, em termos das individualidades dos alunos. Verifiquei que as experiências, atitudes e aptidões dos alunos em anos anteriores influenciam fortemente as aprendizagens no presente. Por último, constatei a necessidade de os professores se reunirem mais vezes, promovendo consensos através de partilha e trocas de experiências e ideias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04T14:30:26Z
2020-01-01T00:00:00Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/10209
TID:202460657
url http://hdl.handle.net/10437/10209
identifier_str_mv TID:202460657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131231626985472