Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Amilcar Araujo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Marta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42630
https://doi.org/10.1590/2175-623661127
Resumo: Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação – tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.
id RCAP_94777d70d4c5614f5bc49c1f944ed960
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/42630
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivasRacismo e EurocentrismoEnsino da HistóriaPolíticas PúblicasBrasilPortugalRacism and EurocentrismHistory TeachingPublic PoliciesBrazilEste artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação – tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.This article proposes a dialogue between the political and academic debates on race, identity, and history in the Brazilian and Portuguese contexts. In order to do so, it examines the myth of racial democracy (as it was known in Brazil) and the idea of a national vocation for interculturality in Portugal to explore how they shape the contemporary debate on racism and Eurocentrism, as well its evasion, focusing on education - which is understood as an arena for important political struggles. By addressing crucial moments in these debates, this article seeks to contribute to wider discussions on race and power in the teaching of history, and to challenge the depoliticization of contemporary narratives that continue to take refuge in the tropes of the historical specificities of each of the national contexts.UFRGS2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/42630http://hdl.handle.net/10316/42630https://doi.org/10.1590/2175-623661127https://doi.org/10.1590/2175-623661127por0100-31432175-6236http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661127Pereira, Amilcar AraujoAraújo, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-06-29T10:03:35Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:50:32.528600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
title Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
spellingShingle Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
Pereira, Amilcar Araujo
Racismo e Eurocentrismo
Ensino da História
Políticas Públicas
Brasil
Portugal
Racism and Eurocentrism
History Teaching
Public Policies
Brazil
title_short Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
title_full Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
title_fullStr Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
title_full_unstemmed Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
title_sort Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas
author Pereira, Amilcar Araujo
author_facet Pereira, Amilcar Araujo
Araújo, Marta
author_role author
author2 Araújo, Marta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Amilcar Araujo
Araújo, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo e Eurocentrismo
Ensino da História
Políticas Públicas
Brasil
Portugal
Racism and Eurocentrism
History Teaching
Public Policies
Brazil
topic Racismo e Eurocentrismo
Ensino da História
Políticas Públicas
Brasil
Portugal
Racism and Eurocentrism
History Teaching
Public Policies
Brazil
description Este artigo propõe um diálogo entre os debates políticos e acadêmicos sobre raça, identidade e história nos contextos brasileiro e português. Para tal, examina a relação entre o mito da democracia racial (como ficou conhecido no Brasil) e a ideia de uma vocação nacional para a interculturalidade em Portugal e o debate contemporâneo sobre racismo e eurocentrismo, assim como a sua evasão, focando na educação – tomada como palco de importantes lutas políticas. Abordando momentos cruciais destes debates, o artigo procura aprofundar a discussão sobre raça e poder no ensino da História e contestar a despolitização das narrativas contemporâneas que continuam a escudar-se nas especificidades históricas de cada um dos contextos nacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/42630
http://hdl.handle.net/10316/42630
https://doi.org/10.1590/2175-623661127
https://doi.org/10.1590/2175-623661127
url http://hdl.handle.net/10316/42630
https://doi.org/10.1590/2175-623661127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0100-3143
2175-6236
http://dx.doi.org/10.1590/2175-623661127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS
publisher.none.fl_str_mv UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133786555809792